Os clientes começaram a adotar estratégias em nuvem para aproveitar os serviços e recursos que os provedores de nuvem podem oferecer. No entanto, muitos clientes acham difícil manter os custos e serviços sob controle, o que abriu uma oportunidade para as revendas oferecerem serviços de gerenciamento e otimização para o uso eficiente da nuvem.
Segundo o Gartner, metade do mercado total de nuvem pública será dominada pelos 10 maiores provedores de nuvem pública até pelo menos 2023, entre eles está por exemplo a Microsoft através da plataforma Azure.
Pode parecer clichê, mas de fato, a jornada das empresas para a nuvem está em no início. Uma grande oportunidade para as revendas
Atualmente no espaço corporativo, existem diferentes níveis de entendimento em torno da nuvem. Antes de implantar aplicativos e cargas de trabalho na nuvem, as equipes de TI corporativas devem entender os benefícios e as vantagens e desvantagens de executar sua migração de forma metódica e com todos os riscos em mente. O que abre grandes oportunidade para os parceiros.
Quando a revenda se une a um cliente para ajudar na otimização de sistemas com nuvens, geralmente descobre que as empresas não são totalmente otimizadas porque não possuem conhecimento, controles e visibilidade para a nova arquitetura de tecnologia, por mais esforços que sejam realizados pelas equipes internas de TI.
É bem comum, por exemplo, que as empresas tenham uma visão mais holística da nuvem, podendo as revendas começar a analisar sua otimização de uma perspectiva mais madura, com mais controles para gerenciar os gastos, por exemplo.
De fato, os clientes raramente usam os serviços por um design de arquitetura bem planejado. As organizações tendem a usar a nuvem como resultado de fusões e aquisições ou grupos separados de desenvolvedores que adotam plataformas diferentes para atender às diversas necessidades de TI de uma organização.
Isso resulta em diferentes maneiras de governança e gerenciamento.
Desafios de gerenciamento de custos na nuvem que os parceiros de revenda ajudam a vencer
Os desenvolvedores geralmente são as pessoas que impulsionam o consumo de nuvem em uma organização. Normalmente, seu foco tem sido disponibilizar novos recursos o mais rápido possível, não gerenciando os custos de infraestrutura.
Como a nuvem é consumida em um modelo de pagamento por uso, os custos podem ficar rapidamente fora de controle uma vez que alguns setores estratégicos da operação de negócio não têm consciência do aumento do consumo que estão gerando.
Além disso, é possível fazer um paralelo entre o consumo de nuvem da empresa à construção de uma casa sem uma planta ou qualquer tipo de controle de gastos. Diferentes equipes estão construindo partes da casa sem adotar um equilíbrio quanto o consumo e despesas, o que leva a um imóvel de alto custo.
Sem o devido planejamento e controle de gastos, as empresas não serão capazes de otimizar efetivamente seu investimento na nuvem, nem alcançar seus objetivos de otimização da infraestrutura, eficiência e redução de custos.
Além dos desafios internos, as empresas podem ser sobrecarregadas pelos fornecedores de serviços que pressionam para maximizar sua própria receita. Por isso, ser um canal bem preparado e capaz de oferecer serviços eficazes e transparentes é essencial.
Um erro comum em que as organizações podem se deparar é adicionar diferentes serviços em nuvem sem conectá-los à infraestrutura local. Isso cria ambientes isolados, o que resulta em desperdício na nuvem sem que os clientes percebam.
O papel da revenda neste cenário é ajudar a evitar o aumento dos custos da nuvem
Um dos primeiros objetivos da revenda deve ser a disponibilidade de um corpo técnico especializado para oferecer o melhor suporte aos clientes, buscando entender os desafios do negócio e visando oferecer o melhor caminho no avanço da infraestrutura de tecnologia.
Isso também se aplica à redução ou correção de custos da nuvem, especialmente quando os especialistas da revenda analisam o quanto um cliente está gastando de forma excessiva, gerando altos custos, versus o quanto ele deveria estar gastando de forma eficiente.
Por fim, à medida que a nuvem se tornar mais difundida e adotada, os usuários terão oportunidades de se concentrar na otimização dos custos, à proporção que adotam padrões de uso, correção de preços e novas ofertas no mercado.
Os provedores de serviços na nuvem também continuarão a inovar, e as revendas devem fornecer agilidade, eficiência e uma plataforma para inovação de forma aumentar a flexibilidade e permitindo às empresas mais oportunidades de crescimento.
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