Multi-nuvem é o novo normal para as empresas – uma realidade que apresenta uma série de desafios para as equipes de TI que tentam controlar seus recursos de nuvem díspares.
Em 2021, mais de 90% das empresas contarão com várias nuvens para atender às necessidades de TI em evolução, de acordo com o IDC. Essa mudança é impulsionada pela evolução do data center local e pela sofisticação cada vez maior da computação em nuvem e de ponta.
A adoção de várias nuvens também está sendo impulsionada por desenvolvedores e analistas de dados em equipes de linha de negócios que migram para a nuvem para funcionalidade de serviço, recursos de análise, distribuição geográfica e muito mais.
O termo ” multi-nuvem ” existe há anos, mas ainda carece de uma definição única. O instituto de pesquisas IDC tem uma visão ampla do termo, incluindo qualquer combinação de IaaS, PaaS, SaaS, nuvem privada ou hardware dedicado local com atributos de nuvem como uma implantação de várias nuvens. Mas essas peças raramente são interconectadas, o que cria um problema para os administradores.
As empresas devem então decidir como gerenciar, padronizar, governar, otimizar e usar todas essas plataformas diferentes. Com tantas partes móveis, pode ser um grande desafio adotar uma arquitetura de várias nuvens, se a organização não estiver bem-preparada para a mudança. É neste momento que a participação da revenda é fundamental.
A próxima etapa das empresas na adoção de várias nuvens precisa da ajuda das revendas
As arquiteturas com várias nuvens adicionam complexidade. Cada plataforma tem seu próprio conjunto de regras para operações e gerenciamento, o que torna mais difícil o treinamento cruzado da equipe e dá aos times de TI uma visão holística da nuvem utilizada pela empresa e dos ativos locais.
De fato, a maioria das empresas tem certeza de que não quer grandes silos operando de forma independente e perpétua. Elas desejam otimizar esses diferentes ativos dentro de suas próprias restrições de segurança, custo e desempenho.
É por isso que o IDC prevê que 70% das empresas devem implantar VMs unificadas, Kubernetes e processos de gerenciamento de várias nuvens até 2022 para facilitar a governança padronizada e fornecer uma visão única dos ambientes.
Por esse motivo, é que quase todos os principais fornecedores de nuvem e canais de revenda precisam adotar uma estratégia que ofereça um plano de controle comum em ambientes de nuvem e locais.
A adoção de várias nuvens também está alimentando parcialmente a adoção de contêineres, que se tornarão a estrutura principal para muitos desses ambientes – permitindo que desenvolvedores, fornecedores e revendas padronizar e automatizar cadeias de ferramentas de integração contínua (CI) e entrega contínua (CD).
Papel importante dos canais: O sucesso em várias nuvens requer mudança cultural
A adoção de várias nuvens representa mudança, o que nem sempre é bem-vindo. O desafio com a adoção de várias nuvens é que as pessoas mudam lentamente, principalmente quando tratamos de assuntos relacionados a controle e tomada de decisões.
As organizações precisarão de tempo e planejamento para instituir padrões e políticas comuns, que terão impacto na TI. Só porque os desenvolvedores acham que a nuvem múltipla é a escolha certa, isso não significa que os tomadores de decisão em uma organização devem concordar imediatamente.
Portanto, embora a maior parte do investimento inicial em nuvem tenha sido isolada, cabe às revendas junto com as equipes de TI preencher essas lacunas e mostrar como isso beneficiará a empresa como um todo.
Reconhecemos que precisamos de portabilidade, escalabilidade, segurança consistente, conformidade, desempenho e controle de custos. Mas colocar todos na mesma página vai exigir algum trabalho e muito desse trabalho é cultural e organizacional. É neste momento que as revendas precisam estar prontas para executarem seus trabalhos.
Entre em contato com nossos especialistas para saber mais!
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.