À medida que as empresas virtualizam seus dados críticos de negócios, a continuidade das operações e a recuperação de desastres se tornam uma preocupação crescente.
De fato, com o processamento e análise de dados ocorrendo em tempo real e decisões de negócios just-in-time tornando-se os principais criadores de valor para os negócios orientados por insights, o investimento em tecnologia aplicada mudou de um entendimento de “se” para um “quando” devemos investir em tecnologia.
Mas, quando confrontados com cargas de trabalho de dados em escala de terabytes, novas considerações devem ser abordadas
Em termos de recuperação de desastres, isso se traduz em um objetivo de ponto de recuperação (RPO) e objetivo de tempo de recuperação extremamente curto (RTO).
Desafios financeiros e tecnológicos que colocam as operações de negócio em risco
Tradicionalmente, o objetivo de alcançar RTO e RPO de missão crítica tem sido implementado por meio de altos níveis de redundância (vários data centers e réplicas de banco de dados). Mas, a dura realidade para a maioria das empresas é que o custo do tempo de inatividade (ou perda de horas de dados) é menor que o custo de manutenção de outro data center.
Em última análise, isso transformou a recuperação de desastres em um cálculo financeiro: em que ponto o custo da perda de dados e do tempo de inatividade excede o custo de uma estratégia de restauração rápida de dados para impedir a interrupção da continuidade dos negócios?
Por que a proteção de dados precisa ser unificada, simples e flexível na era da expansão dos dados?
O rápido aumento no custo do tempo de inatividade e perda de dados significa que as empresas estão procurando opções de recuperação mais rápidas e flexíveis. As empresas precisam ser capazes de restaurar seus dados de forma eficaz, eficiente e em um prazo muito rápido.
Apesar disso, para muitas empresas, a recuperação de dados e a continuidade dos negócios ainda são uma reflexão tardia. Não é incomum, por exemplo, que diferentes tipos de negócios não tenham um plano adequado de recuperação de desastres (DR) para lidar com interrupções inesperadas nos negócios. Mesmo onde as empresas têm um plano de DR, na maioria das vezes, elas não têm uma política para testá-lo.
A importância de ter um plano de recuperação de dados sólido e de testá-lo regularmente é para que as empresas saibam que, quando realmente precisarem, podem se recuperar 100% e manter seus negócios funcionando.
Flexibilidade e escalabilidade para atender a diferentes necessidades
Uma solução de recuperação deve ser flexível o suficiente para atender às necessidades específicas da sua organização em termos de funcionalidade e desempenho.
· Rápido e simples de usar
Assim como o Acronis, as soluções de recuperação precisam ser fáceis de usar, para que você possa restaurar seus dados rapidamente e sem problemas. A tecnologia moderna permitiu que as soluções de recuperação se tornassem mais simples, mas ainda assim é importante considerar a facilidade de uso ao escolher uma solução para sua organização.
· Suporte técnico dedicado
Uma boa solução de recuperação também oferece um bom suporte técnico, para que você possa ter certeza de que poderá contar com ajuda se precisar restaurar seus dados.
· Preço
Por último, mas não menos importante, é preciso considerar o preço da solução de recuperação. Os fornecedores oferecem diferentes planos e preços, então você deve comparar as opções para encontrar a melhor relação custo-benefício para sua organização.
No final, é importante escolher uma solução de recuperação que seja flexível, escalável, fácil de usar e ofereça um bom suporte técnico. Ter uma solução de recuperação confiável pode fazer a diferença entre manter seus negócios funcionando ou paralisar suas operações.
Modernize a sua segurança cibernética e o seu backup com proteção cibernética integrada, entre em contato com a SND para mais informações.