Software não genuíno é qualquer software que não seja legalmente fabricado por um fornecedor de software licenciado. É também comumente referido como software não licenciado, software falsificado, software distribuído ilegalmente, ou software pirata.
O software não licenciado pode vir acompanhado de ameaças digitais, tais como vírus – e necessita de medidas de segurança para detectá-los. Sem saber seus clientes podem estar abrindo os negócios a ameaças sérias, tais como:
- Malwares: É um software destinado a danificar ou desativar um computador;
- Spyware: Software destinado a coletar secretamente informações sobre uma pessoa ou organização;
- Roubo de identidade: É o uso da identidade de outra pessoa para obter benefícios financeiros ou outros;
- Problemas de segurança: Um software não genuíno pode não permitir patches de segurança, fazendo um computador suscetível a problemas de segurança imediatamente ou após uma ativação programada.
Mas como você revendedor pode ajudar seus clientes na hora de identificar um software não genuíno? Veja algumas maneiras:
- O preço de compra oferecido é muito menor do que o preço do software no site oficial do fabricante ou distribuidores oficiais;
- Um computador ou outro dispositivo com um sistema operacional Windows instalado não correspondem às descrições e imagens retratadas no site da Microsoft;
- Seu cliente está baixando software de aplicativos de compartilhamento de arquivos; peer-to-peer (P2P) redes; ou via e-mail, redes sociais, ou sites não verificados;
- As chaves de produto são vendidas separadamente do software licenciado que eles estão destinados a ativar;
- As chaves dos produtos são oferecidas em pacotes;
- Em caso de FPP ou OEM, a embalagem foi aberta, ou o software intransferível foi usado anteriormente;
- O software possui uma chave de produto ou código de instalação que não funciona;
- O software não pode ser ativado;
- Em caso de software FPP ou OEM, o software vem em uma embalagem não padronizada ou não profissional;
- O software pede que seu cliente faça o download dos arquivos para completar a ativação;
- O computador ou outro dispositivo já tem o software ativado.
Como seus clientes podem evitar um software não genuíno?
Seus clientes precisam estar atentos aos preços muito tentadores e realizar compras apenas através de um revendedor/distribuidor que conheça e seja confiável – um parceiro que irá apoiar o software quando necessário. Se manter vigilantes ao comprar ou fazer download do software online. Saber o que está sendo comprado e estar atento aos preços que são bons demais para serem verdadeiros – porque eles normalmente não são reais e por fim, procurar sinais de software genuíno, como um Genuine Microsoft Label (GML).
O preço do software não-genuíno é tentador, mas os benefícios de adquirir um software genuíno é muito maior no longo prazo e para a segurança das informações dos seus clientes
O software genuíno protege contra malware e cibercrimes, possui segurança profunda e multinível que ajuda na defesa contra vírus, spyware, malware e muito mais. O software genuíno ajuda seus clientes a trabalharem sem interrupção com as últimas atualizações de segurança e de produtos, instalados automaticamente. Testes rigorosos garantem estabilidade e compatibilidade com seus outros sistemas, além disso a experiência completa da Microsoft proporciona um desempenho mais rápido e mais confiável.
Seus clientes terão o apoio total, significa que receberão ajuda quando precisar. Um melhor desempenho da categoria significa que seu cliente precisa de menos aplicativos de terceiros e sistemas complicados para uma experiência ótima.
A SND é um dos distribuidores oficiais da Microsoft no Brasil, nosso time de produtos e vendas está preparado para ajudar revendedores de informática a ofertar as melhores soluções de produtividade e colaboração da Microsoft.