Ao analisar a infraestrutura de TI de diferentes instituições de ensino no mundo nos últimos quatro anos, a Jisc, empresa sem fins lucrativos do Reino Unido, cujo papel é apoiar instituições de ensino superior e pesquisa, descobriu que a maioria das organizações tem uma escassez de habilidades de TI entre a equipe de tecnologia, com times de TI não recebendo treinamento especializado recente em alguns casos.
A escassez de habilidades geralmente se reduz ao fato das equipes de TI serem menores, com a proporção média de usuário para equipe de suporte de TI em faculdades de educação superior em torno de 814: 1.
De fato, as equipes de suporte de TI diminuíram de tamanho nos últimos anos, de acordo com a Jisc, que também descobriu que as faculdades geralmente têm um desempenho mais alto quando as equipes de suporte de TI têm o tamanho adequado.
Embora algumas faculdades possam se safar com equipes de suporte menores, geralmente é nos casos em que a instituição de ensino investiu em ferramentas de automação ou gerenciamento de sistemas para trabalhar com menos funcionários de suporte.
As equipes de TI podem ficar em apuros se até mesmo um membro da equipe de longa data deixar a organização e levar suas habilidades com eles
Apesar da adoção de tecnologia no sistema educacional esteja aumentando, a falta de financiamento, infraestrutura adequada e conhecimento de tecnologia podem impedir que os provedores de educação utilizem a tecnologia de maneira adequada, o que abre grandes oportunidades para revendas especializadas, a exemplo daquelas que oferecem suporte ao Google for Education e Chrome Education Upgrade.
Uma vez que as instituições de ensino passam a ter acesso a notebooks especiais do Google (Chromebooks) para utilização da plataforma Google for Education nas instituições de ensino, é muito comum que os gestores e educadores necessitem de maior capacidade de gerenciamento das atividades.
Apesar de ser desenvolvido para ter seu uso compartilhado entre diversos estudantes ao longo dos períodos letivos, é preciso que a instituição adquira um número maior de unidades para atender toda a demanda. Neste sentido, cada equipamento tem uma licença específica que precisa ser gerenciada.
Para isso, temos o Chrome Education Upgrade, uma licença de Gestão e Segurança para ambientes educacionais remotos. A solução completa consiste em um console de gerenciamento em nuvem para contribuir na otimização de práticas e processos de gestão da uma instituição de ensino.
Dentro da plataforma, existem mais de 250 políticas de acesso, controle e segurança, de modo que os computadores ficam protegidos por diversas camadas e atualizações automáticas de segurança.
Isso garante que não haja preocupação por parte de alunos, familiares ou professores quanto à exposição de dados ou qualquer coisa neste sentido, uma vez que as práticas de segurança são altamente reforçadas.
Chrome Education Upgrade: uma oportunidade para revendas
Através do Chrome Education Upgrade, as revendas têm a possibilidade de organizar a estrutura interna das instituições de ensino dentro das licenças de Chromebooks para restringir e liberar acesso às pessoas conforme as diretrizes da escola e de forma totalmente remota.
Isso torna o dia a dia mais prático e seguro, proporcionando para a instituição um maior controle das atividades e dos acessos aos equipamentos. Além disso, através da gestão do Chrome Education Upgrade pelas revendas autorizadas com uso do console da instituição, é possível que sejam controlados mais de 10 mil equipamentos em um único lugar.
Essa funcionalidade agrega agilidade ao processo, sem precisar entrar em unidade por unidade para aplicar as configurações, permitindo que isso seja feito de uma única vez. Essa praticidade também está presente quando falamos na instalação e gerenciamento de aplicativos e extensões à plataforma do Google for Education.
O console único que permite acesso a todas as unidades também proporciona a realização destes processos de forma geral, sem precisar instalar em cada máquina.
Resumindo, são principais serviços do Chrome Education Upgrade que podem ser oferecidos pelas revendas consistem em:
- Acesso gerenciado;
- Implementação simplificada;
- Segurança avançada;
- Suporte administrativo de TI 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Por último, o recurso do Chrome Education Upgrade permite que sejam aplicadas provas e testes em escala para todos os alunos de uma turma, por exemplo, através dos Chromebooks que estão utilizando. Isso porque, com a licença gerenciada pelas revendas, é possível configurar remotamente todos os dispositivos para essa função.
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.