Embora a infraestrutura física de uma escola desempenhe um papel muito importante em fornecer um ambiente propício à jornada acadêmica de um aluno, outra faceta importante é a infraestrutura digital, um diferencial importante entre as escolas que realmente transformam a entrega de conteúdo educacional nas escolas e garante a proteção e privacidade de alunos, professores e funcionários.
Se em todo o mundo, a educação online está ganhando popularidade, o mesmo acontece com a ideia de aprendizado habilitado para TI nas escolas. Nos últimos anos, as salas de aula digitais ganharam destaque.
Essas salas de aula habilitadas para tecnologia promovem oportunidades de ensino e aprendizagem integrando a tecnologia de aprendizagem, como computadores, software especializado, tecnologia de resposta do público, dispositivos de escuta, rede e recursos audiovisuais são considerados um grande sucesso.
O uso da tecnologia digital na educação está transformando constantemente todo o conceito de entrega de educação, tornando o próprio conceito de ‘Mostre-me e eu entendo’ uma realidade.
E a tendência deve ganhar ainda mais força nos tempos que virão. Porém, é preciso se preocupar com a segurança, a proteção e a privacidade de dados.
A segurança dos dados nas escolas: o aprendizado remoto aumenta as ameaças à segurança
Quando a aprendizagem passou da sala de aula para a “sala de jantar”, as escolas se esforçaram para garantir que os alunos tivessem as ferramentas de que precisavam.
Um estudo conduzido pela FutureSource Consulting descobriu que o número de dispositivos de computação enviados para instituições de ensino em 2020 deve ser 27% maior do que no ano anterior, com 18 milhões de dispositivos enviados, em comparação com 14 milhões em 2018 e 2019.
Com esse cenário, as instituições de ensino precisam ser mais vigilantes sobre ameaças de segurança digital para escolas.
Salas de aula remotas e escolas híbridas destacaram a necessidade de melhorar as conexões de internet. E embora as escolas possam ter os computadores mais recentes, sua infraestrutura de TI pode estar velha e com defeito. Isso pode levar a ameaças à segurança de escolas, alunos e funcionários.
Tipos de riscos para computadores escolares
Para qualquer grupo, os dados são seu ativo mais importante. As escolas não são diferentes. Na verdade, o valor dos dados nas escolas pode ser até mais alto, uma vez que as informações pessoais dos jovens não são monitoradas tão de perto quanto as dos adultos.
A educação também é uma das indústrias mais atingidas por ataques de malware, de acordo com a EdTech, site especializado em tecnologia e educação, 61% dos quase 7,7 milhões de ataques de malware corporativos relatados em um mês são vindos de escolas.
A ameaça de ataques de ransomware também é grande nas escolas. Um distrito escolar nos Estados Unidos, por exemplo, foi forçado a adiar seu primeiro dia de aula devido a um ataque de ransomware que paralisou todo o sistema do distrito. Essa não foi a única escola a ser afetada dessa forma.
Os especialistas dizem que as ameaças à segurança digital para as escolas também aumentarão nas férias, quando todos estão de folga e não estão usando as redes escolares.
O panorama é importante para as ameaças à segurança nas escolas
Orçamentos rígidos podem limitar o que as escolas podem fazer. Os tomadores de decisão têm necessidades que podem não incluir segurança. Muitas escolas solicitaram investimentos especiais para adquirir o número de dispositivos de que precisam, ainda mais durante esse período incomum.
Os tomadores de decisão da escola, que não têm experiência em tecnologia e segurança, podem pensar que, como a escola já tem uma infraestrutura de TI e os dispositivos são novos, tudo está bem.
O que eles não percebem é que, por não melhorar a infraestrutura, a escola corre o risco de uma violação de dados ou outro incidente cibernético. Isso poderia custar milhões em multas e reparos.
Algumas áreas onde as escolas falham em segurança incluem:
- Ninguém é responsável por cuidar de ameaças à segurança digital nas escolas. Muitas instituições já estão fazendo cortes de pessoal por falta de orçamento, portanto, um diretor de segurança da informação pode parecer um luxo.
- Sistemas legados. Os novos tablets e notebooks dados aos alunos podem ter os sistemas operacionais mais recentes, mas e os outros computadores usados na escola? Computadores mais antigos geralmente têm sistemas operacionais antigos que suas marcas não oferecem mais suporte. Além disso, muitas escolas usam pacotes de software educacional desatualizados. Você pode pensar que, como já pagou pela licença e o software ainda funciona, é fácil continuar usando-o. Mas, novamente, eles não podem ser corrigidos e, portanto, podem abrir redes para ameaças de segurança às escolas.
- A própria internet. Edifícios antigos criam pontos mortos para wi-fi. A escola pode ter muitos dispositivos de Internet das coisas (IoT), como câmeras que diminuem a velocidade. Alguns sistemas consomem recursos e nem todas as suas funções podem ser necessárias.
- Traga seu próprio aparelho. Os alunos e funcionários estão usando seus próprios dispositivos e sua própria Internet para se conectar à rede da escola. Se a instituição de ensino não tem uma política de segurança, não há supervisão para garantir que esses dispositivos e conexões sejam seguros.
Como reduzir os riscos de ataques cibernéticos
Conscientização é a melhor defesa contra ameaças à segurança digital nas escolas. Não é apenas o treinamento de conscientização de segurança que explica a necessidade de práticas recomendadas, como autenticação multifator e dar aos roteadores um nome e uma senha exclusivos.
A liderança também deve aprender a importância de uma infraestrutura atualizada, por que os sistemas legados devem ser substituídos e como lidar com todo o tráfego da Internet de forma eficaz.
Desenvolvida pelo Google para potencializar a experiência dos usuários de Chromebooks, garantindo a segurança e o gerenciamento de todos dentro da comunidade escolar, a solução Chrome Education Upgrade (CEU), por meio de um painel de gerenciamento, faz com que a instituição de ensino visualiza alunos, professores, equipe administrativa e dispositivos, com monitoramento total do que acontece na vida digital de todas as pessoas registradas no domínio da escola ou universidade.
Conheça as principais caraterísticas desta licença.
Moderação: estudantes mais seguros na internet
- Os administradores da instituição podem permitir o acesso aos Chromebooks exclusivamente com as contas educacionais e bloquear a navegação em modo visitante.
- Com o acesso exclusivo às contas educacionais, é possível garantir que as configurações de segurança como o SafeSearch e o modo restrito do YouTube estejam sempre ativas.
- Bloqueio de urls inadequadas impedindo abusos ou violações de políticas educacionais.
Segurança: segurança e manutenção dos Chromebooks
- Se o Chromebook for extraviado, mesmo com sua formatação, o dispositivo só poderá ser utilizado com uma conta da instituição.
- A instituição de ensino consegue verificar quais foram os últimos alunos logados em cada Chromebook.
- Personalização do papel de parede do dispositivo com a identidade visual da instituição.
- Padronização de configurações como idioma, teclado, rede etc. que de outra forma teriam de ser feitas manualmente.
- Faz o monitoramento para verificar falhas de sistema ou armazenamento de memória, entre outros.
- É possível controlar se o Chromebook deve entrar em modo de hibernação, por inutilização, economizando energia e aumentando a segurança.
Monitoramento: aplicativos, extensões e sessão pública
- Pré-instalação e bloqueio de aplicativos e extensões, facilitando o uso dos equipamentos para fins educacionais.
- É possível controlar o Chromebook, para que permaneça em um único conteúdo. Recomendado na aplicação de provas, tarefas específicas ou uso com estudantes em idade de educação infantil.
Gerenciamento: utilização dos Chromebooks em rede
- Configuração prévia das redes de wi-fi que podem ser acessadas por cada equipamento, sem necessidade de compartilhar senha do wi-fi.
É possível controlar as atualizações mantendo os Chromebooks seguros e operando em alto desempenho. As atualizações dos Chromebooks podem ser programadas impedindo que a rede de internet seja sobrecarregada.
O Google leva a segurança a sério, com salvaguardas e políticas de privacidade líderes no setor, que colocam você no controle dos dados das escolas.
O compromisso do Google é garantir a segurança e a privacidade dos seus dados e proteger você e sua escola contra tentativas de ataque. Os sistemas do Google estão entre os mais seguros do setor, resistindo bravamente a qualquer tentativa ilegal de acesso aos dados das instituições de ensino, dos profissionais e alunos.
Entre em contato com nossos especialistas para saber mais!
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando novas oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.