Como você ganha dinheiro com um produto grátis?
Esse é o enigma enfrentado pelos parceiros de canal que adotam o Google Apps for Education, o pacote de produtividade gratuito baseado em nuvem para escolas de ensino fundamental e médio, universidades e faculdades.
Sem dúvida, o Google for Education tem um grande impulso. A plataforma possui 60 milhões de usuários. Entre eles, 10 milhões de usuários utilizam o Google Classroom, uma ferramenta de fluxo de trabalho do Google for Education que permite aos professores criar e organizar tarefas, compartilhar feedback e se comunicar com as turmas.
O Google Classroom realmente se tornou o foco de atenção. Ele tem sido extremamente popular e com grande aceitação. E tem recebido ótimos comentários em termos de recursos que os usuários gostariam de ver. Com essa realidade em mente, o Google está se concentrando fortemente nas melhorias contínuas do Google for Education.
O que é considerado uma grande oportunidade para professores e donos de instituição de ensino, tem sido um desafio para os parceiros. Porém, os parceiros do Google for Education podem dar um salto relativamente fácil para o mundo educacional se tiverem experiência no mercado vertical e o relacionamento certo com educadores.
Por outro lado, o Google for Education é gratuito. Portanto, à primeira vista, os lucros não beneficiam os parceiros. Mas não é bem assim a realidade.
Google for Education: oportunidades para parceiros
Antes de tirar suas conclusões, dê uma olhada mais de perto.
O Google for Education é um conjunto de produtos digitais do Google. As ferramentas são projetadas para serem usadas para hospedar e distribuir documentos digitais, comunicação e colaboração por meio de tecnologia baseada em nuvem e podem ajudar professores, alunos, pesquisadores e organizações – em todos os níveis.
Os produtos do Google for Education incluem a plataforma de colaboração G Suite for Education, o serviço Classroom, os dispositivos Chromebook e o Google Cloud Platform – uma ferramenta para armazenamento, aprendizado de máquina e gerenciamento de big data.
Além disso, o Google Classroom não é um LMS padrão no sentido de que é uma solução total para administrar cursos e alunos online. Ele integra vários produtos do Google em uma solução geral, criando assim um LMS leve.
Esta ferramenta foi desenvolvida pelo Google em estreita colaboração com professores e tem o objetivo de tornar o ensino mais produtivo, colaborativo e significativo. O Google Classroom é simples de configurar e pode ser integrado ao G Suite for Education, o que abre ainda mais as opções de serviços para os parceiros.
De fato, os parceiros estão criando práticas de negócios bem-sucedidas no Google for Education ao construir um conjunto de soluções em nuvem, móveis e ISV (fornecedores de software independentes).
Os esforços geralmente incluem Google Chromebooks – os notebooks centrados na Web que o Google lançou por volta de 2011. Em 2012, algumas ofertas comerciais de Chromebook chegaram. Em 2013, os dispositivos atingiram um grande ritmo de vendas e “tiveram problemas a partir daquele momento”. A prova disso reflete em números: existem agora mais de 10 milhões de Chromebooks no mercado.
Durante os primeiros dias dos Chromebooks, as escolas normalmente descobriram os aplicativos primeiro e depois perguntavam sobre os dispositivos. Agora, um número crescente de escolas descobrem os dispositivos primeiro e depois perguntam sobre os aplicativos. De fato, há uma grande sinergia.
Alguns parceiros cobram serviços de consultoria e implantação para configurar e ativar Chromebooks vinculados à nuvem do Google. Mas os parceiros mais bem-sucedidos têm alguma experiência em integração de API e software.
Um ponto de partida envolve a Classroom API, que permite aos desenvolvedores integrar seus aplicativos ao Classroom. Outros parceiros estão integrando o pacote com os Sistemas de Informação do Aluno, Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem e muito mais.
Além disso, o Chrome Education Upgrade aproveita toda a capacidade dos Chromebooks e do Chrome OS para responder ao aumento das cargas de trabalho dos professores, disponibilizar recursos de TI e dar aos educadores mais tempo para se concentrarem nos resultados de aprendizagem, sem comprometer a segurança. O que reforça ainda mais a necessidade de ajuda de parceiros para realizar o suporte às atualizações e as capacitações necessárias.
Parceiros que vão cada vez mais longe
É possível ir muito além dos serviços básicos do Google for Education. Existem exemplos de parceiros que oferecem vários consoles de gerenciamento, complementos de segurança e serviços de configuração para escolas que executam Chromebooks com Google for Education.
Enquanto isso, outras empresas apostam todo o seu negócio na estratégia de aplicativos do Google – apresentando soluções centradas na educação e serviços profissionais ao longo do caminho.
Obviamente, o Google enfrenta muita concorrência no mercado de educação, novas soluções têm sido lançadas no mercado e crescido com o grande impulso dos serviços em nuvem.
Ainda assim, temos muitas oportunidades pela frente. O Google tem acelerado seu esforço educacional fora dos Estados Unidos – em direção à Europa, Ásia, América do Sul e muitas outras regiões. Além disso, temos os avanços contínuos no Google Classroom, o que agrega cada vez mais valor à plataforma e aos parceiros de negócio.
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando novas oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.
Quer saber mais? fale com nossos especialistas