Com o impacto da crise global, ficou claro que as escolas não estavam preparadas para gerenciar centenas, senão milhares de Chromebooks. Grande parte das instituições de ensino não tinham a real noção sobre a importância do gerenciamento dos seus dispositivos, seus benefícios para as escolas e como realizar a gestão adequadamente.
A primeira prática recomendada para o gerenciamento do Chromebook é rastrear quem está usando cada dispositivo. Assim como quando você empresta um livro da biblioteca, você precisa saber quem é o responsável por cada equipamento.
Isso é ainda mais importante quando cada aluno tem seu próprio dispositivo e pode levar o laptop para casa. Mas vale destacar que não estamos nos referindo a rastrear a localização dos dispositivos, estamos monitorando as informações do Chromebook.
Essas informações ajudam você a tomar decisões informadas diariamente. No entanto, se isso não for motivo suficiente para rastrear seus Chromebooks, aqui estão quatro outros motivos para rastreá-los.
4 motivos para realizar o monitoramento de dispositivos Chromebooks
Como administrador de TI de uma universidade ou escola, você pode gerenciar Chromebooks e outros dispositivos Chrome OS, no Google Admin Console. Além de monitorar cada equipamento, é possível aplicar políticas de proteção, configurar recursos do Chrome para usuários, fornecer acesso às VPNs e redes Wi-Fi internas, forçar a instalação de aplicativos e extensões, e muito mais.
- Reduza o número de roubos e danos
Ao associar um Chromebook a um aluno, você pode responsabilizá-lo pelo uso do dispositivo. Essa atitude pode reduzir o número de roubos e os danos. Considerando que o orçamento de uma escola é muito limitado, a prevenção é fundamental.
- Melhore os serviços de TI
O segundo benefício de rastrear o uso dos Chromebooks é que você melhora os serviços de TI oferecido aos alunos, professores e funcionários.
Por exemplo, digamos que um aluno ligue e afirme que tem um problema de hardware. Normalmente, você pediria o número de identificação de seus Chromebooks. No entanto, na maioria dos casos, a localização do identificador pode não ser algo simples para determinados usuários. Mas, se você já estiver rastreando o equipamento, bastaria apenas saber o nome deles.
Você consultaria uma planilha ou sistema interno de controle e obteria o ID do Chromebook de lá. A partir daí, você verificaria as garantias, problemas anteriores de hardware ou o que você precisa analisar para corrigir o problema.
Em uma solução de controle para Chromebooks, as garantias, o seguro, tudo isso viria de uma só vez. Com isso, você estaria começando a simplificar o processo de ajudar os alunos.
- Tenha a possibilidade de criar salas de aula híbridas
Muitas escolas estão escolhendo programas 1:1, quando há um dispositivo para cada aluno. Voltando a que cada aluno tenha seus próprios dispositivos, isso é particularmente importante, agora que algumas instituições de ensino estão adotando uma abordagem híbrida para o aprendizado.
Alguns alunos estão na sala de aula e outros em casa. Em um nível de TI, isso é um caos. Os dispositivos pelos quais você é responsável estão espalhados pela vizinhança. Com base nessas circunstâncias, rastreando cada dispositivo, você tem o esforço mínimo necessário para o gerenciamento do Chromebook.
- Gerencie efetivamente as devoluções
A última razão pela qual você deseja rastrear quem está usando o quê é se suas escolas têm devoluções. Quando um Chromebook quebra, você precisa saber qual aluno é o responsável. Dessa forma, você sabe quais pais informar e tomar outras providências para a reposição do equipamento ao aluno e seu conserto.
Saiba onde seus Chromebooks estão o tempo todo
Quando você opta por acompanhar o uso de cada Chromebook, é possível visualizar uma lista de responsabilidade de cada dispositivo na escola sob demanda.
Você saberá qual aluno ou sala de aula tem quais equipamentos e, se eles estiverem equipados com a tecnologia certa, poderá até ver a última vez que essas máquinas foram usadas. Isso também fornece informações valiosas sobre seu inventário, o que ajuda bastante a proteger os ativos de sua escola e evitar perdas como um todo.
No final, você economiza tempo e dinheiro, essenciais para manter sua escola no ciclo tecnológico.
Entre em contato com nossos especialistas para saber mais!
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 35 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo a nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos a colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.