Embora os países estejam em pontos diferentes em suas taxas de infecção de COVID-19, em todo o mundo existem atualmente mais de 1,2 bilhão de crianças em 186 países afetados pelo fechamento de escolas devido à pandemia.
Na Dinamarca, por exemplo, crianças de até 11 anos estão voltando para creches e escolas após o fechamento inicial em 12 de março, mas na Coreia do Sul os alunos estão respondendo a chamadas de seus professores de forma online.
Com essa mudança repentina da sala de aula em muitas partes do globo, alguns estão se perguntando se a adoção do aprendizado online continuará a persistir após a pandemia, e como essa mudança impactará o mercado educacional mundial.
De fato, mesmo antes do COVID-19, já havia alto crescimento e adoção em tecnologia de educação, com investimentos globais em edtech atingindo US$ 18,66 bilhões em 2019 e o mercado geral de educação online projetado para chegar a US$ 350 bilhões em 2025.
Quer se trate de aplicativos de linguagem, tutoria virtual, ferramentas de videoconferência ou software de aprendizagem online, houve um aumento significativo no uso desde ao COVID-19.
Como o setor de educação está respondendo ao COVID-19?
A pandemia expôs a necessidade de equipar ainda mais as escolas com infraestrutura e tecnologias, e fornecer aos professores e alunos as habilidades necessárias para se adaptarem a um ambiente digital.
Além disso, o bloqueio para conter o surto de COVID-19 forçou a adaptação por necessidade, mas o processo foi mais tranquilo em cidades onde os avanços tecnológicos já estavam disponíveis e de fácil acesso. Porém, apenas uma minoria de escolas estava pronta para tal choque.
Na verdade, o que vimos foram mais mudanças em todo o sistema de ensino nas primeiras semanas de bloqueio do que nos 20 anos anteriores. A pandemia acelerou as tendências que já existiam com relação à transformação do mercado de trabalho, notadamente a transição para a economia digital.
As habilidades digitais são centrais, um novo tipo de habilidades básicas, profundamente entrelaçadas com o aprendizado digital que precisam ser aprendidas na escola e atualizadas com o tempo.
O que isso significa para o futuro do aprendizado?
Enquanto alguns acreditam que a mudança rápida e não planejada para o aprendizado online – sem treinamento, largura de banda insuficiente e pouca preparação – resultará em uma experiência de usuário desfavorável que não é conducente ao crescimento sustentado, outros acreditam que um novo modelo híbrido de educação surgirá, com benefícios significativos.
A integração da tecnologia da informação na educação será ainda mais acelerada e a educação online se tornará um componente integral da educação escolar.
A pandemia do COVID-19 mudou a maneira de ensinar, permitindo alcançar os alunos de maneira mais eficiente e eficaz por meio de grupos de bate-papo, videoconferências, votação e também compartilhamento de documentos, especialmente durante esta pandemia. O aprendizado tradicional off-line e o e-learning tem o potencial para andar de mãos dadas mesmo depois dessa fase difícil.
O aprendizado online é realmente tão eficaz?
Apesar dos avanços e da transformação gerada em consequência da pandemia, existem desafios a serem superados. Alguns alunos sem acesso confiável à Internet e / ou tecnologia lutam para participar do aprendizado digital.
Essa lacuna é observada entre os países e entre as faixas de renda dentro dos países. Por exemplo, enquanto 95% dos alunos na Suíça, Noruega e Áustria têm um computador para usar em seus trabalhos escolares, apenas 34% na Indonésia têm, de acordo com dados da OCDE.
Para aqueles que fazem acesso à tecnologia certa, há evidências de que a aprendizagem on-line pode ser mais eficaz em um número de maneiras. Algumas pesquisas mostram que, em média, os alunos retêm 25-60% mais material quando aprendem online, em comparação com apenas 8-10% em uma sala de aula.
Isso se deve principalmente ao fato de os alunos poderem aprender mais rápido online. O e-learning requer 40-60% menos tempo para aprender do que em um ambiente de sala de aula tradicional, porque os alunos podem aprender em seu próprio ritmo, voltando e relendo, pulando ou acelerando os conceitos conforme desejarem.
Para obter todos os benefícios do aprendizado online, é necessário um esforço concentrado para fornecer essa estrutura e ir além da replicação de uma aula física / palestra por meio de recursos de vídeo, em vez disso, usando uma gama de ferramentas de colaboração e métodos de engajamento que promovem inclusão, personalização e inteligência.
A importância da disseminação do conhecimento foi destacada através do COVID-19
O surto COVID-19 provou a necessidade de melhores habilidades sociais, emocionais e organizacionais que ajudem os alunos e, posteriormente, os trabalhadores a navegar pela ambiguidade, ser criativos e imaginativos e assumir responsabilidades em tempos de crise.
A crise foi um alerta para a organização do sistema educacional e mostrou o que pode ser feito com a tecnologia, mas também destacou o que apenas a interação face a face pode fazer.
A maior lição é que a educação precisa integrar melhor a tecnologia. No passado, a aprendizagem era um lugar e agora estamos percebendo que a aprendizagem é uma atividade, e que ela pode se estender da escola para o lar.
Por fim, essa transformação educacional, que já estava em vigor, foi acelerada pela pandemia, mas alertou para o impacto que mover o processo de aprendizagem fora das escolas pode ter em toda a sociedade.
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando novas oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.