A crise do COVID-19 impactou diretamente a educação durante o período de distanciamento social e aulas online. Educadores e legisladores enfrentaram grandes desafios para garantir que os alunos recebessem educação de qualidade em um ambiente educacional sem precedentes.
Na prática, as instituições de ensino enfrentaram decisões sobre como continuar ensinando enquanto mantiveram seus professores, funcionários e alunos protegidos de uma emergência de saúde pública que se move rapidamente e que não foi bem compreendida.
Muitas instituições optaram por cancelar todas as aulas presenciais, incluindo laboratórios e outras experiências de aprendizagem, exigindo que os professores movessem seus conteúdos para o online, ajudando a prevenir a disseminação do vírus causador da COVID-19.
Mudar a instrução para o online, para permitir a flexibilidade de ensino e aprendizagem em qualquer lugar ou hora, já era algo acontecendo na educação superior, mas a velocidade com que ocorreu foi sem precedentes e impressionante. Quanto ao ensino básico e fundamental, a possibilidade de educação à distância nem era cogitada em tempo normais. O desafio foi grande para todos.
A adaptação do ensino tradicional para uma nova realidade não foi fácil, mas isso não significa que não houve casos de sucesso, em especial do setor público.
Mato Grosso
Durante a pandemia, o Governo de Mato Grosso estabeleceu cooperação técnica com o Google para utilização da plataforma Google for Education, (na época ainda chamado G Suite for Education).
O Google for Education possibilitou aumentar a interação entre professores e estudantes, com facilidade de acesso. O material didático ficou salvo automaticamente na nuvem, permitindo que estudantes e professores pudessem ter acesso a livros, tarefas, trabalhos, documentos, e-mails e agendas a qualquer hora do dia, por meio de dispositivo conectado à internet.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) realizou uma série de ações para viabilizar o ensino à distância. Houve investimento na compra de 50 mil Chromebooks, junto com um programa de internet patrocinada, que, em parceria com a Assembleia Legislativa, viabilizou o acesso para alunos e professores para uso exclusivo nas ferramentas relacionadas às aulas.
Além disso, a parceria com o Google possibilitou a qualificação de professores para atuação nas aulas remotas, junto com a adesão das plataformas de leitura e transmissão de aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela TVE.
O Rio Grande do Sul foi o estado que registrou maior índice de acesso à plataforma Google for Education, permitindo que 82,86% dos alunos da rede pública tivessem acesso aos produtos da plataforma Google for Education, ficando na frente dos demais Estados brasileiros e do Distrito Federal.
Brasília
O Google proporcionou, através da plataforma Google for Education e laptops Chromebooks, o suporte necessário para aulas e dúvidas dos estudantes enquanto durasse a suspensão das aulas presenciais, além da formação dos professores e a customização da plataforma, para que o aplicativo se adaptasse bem à imagem e às particularidades da rede pública de ensino.
Bahia
Na Bahia, o Google firmou uma parceria com o governo estadual, introduzindo as soluções Google for Education em 500 escolas da rede pública em junho de 2020, num esforço conjunto visando transformar a experiência de ensino de aproximadamente 400 mil alunos do Estado. Foram beneficiados na primeira etapa do projeto cerca de 20 mil alunos, principalmente do ensino médio, em Salvador e Itabuna.
Paraná
Durante a quarentena imposta à sociedade pelo Covid-19, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) do estado do Paraná passou a dar continuidade às aulas de modo não presencial, através da TV aberta, YouTube e, também, pela solução Google Classroom, aplicação que faz parte da plataforma Google for Education.
Paraíba
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Conde (Semec), cidade localizada no estado da Paraíba, assinou contrato com a Google para implantação efetiva do ensino híbrido em todas as escolas da rede municipal, do ensino infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Com a parceria, foram disponibilizados gratuitamente os serviços Google Classroom (sala de aula virtual), Google Meet (para reuniões e aulas interativas), e emails personalizados para professores e alunos receberem comunicados referente ao cotidiano da aprendizagem
Ceará
Para auxiliar professores e alunos durante a suspensão das atividades educacionais presenciais, a Secretaria da Educação do governo do Ceará firmou parceria com o Google para a disponibilização do Google for Education e uma série de ferramentas, a exemplo de Google Sala de Aula, Drive, Gmail, Hangout e Agenda, auxiliando professores a disponibilizar atividades pedagógicas de suas disciplinas e a interação com os estudantes, com o objetivo de dar suporte aos estudos realizados em casa de forma segura.
Nos Estados Unidos, também tivemos casos de sucesso no ensino público com o uso do Google for Education e Chomebooks
Universidade de Delaware
A University of Delaware é um excelente exemplo do que pode acontecer quando os administradores escolares implementam protocolos de ensino à distância de forma rápida e eficaz.
Vários membros da administração e do corpo docente e diretores de departamentos escolares colaboraram e coordenaram para colocar on-line todas as seções do curso.
Entre eles estava o departamento de Tecnologias da Informação e o Centro de Ensino e Avaliação da Aprendizagem. Seus esforços combinados permitiram que 6.422 seções do curso fossem transferidas para o formato em apenas duas semanas.
Embora alguns alunos e instrutores tenham enfrentado alguns desafios pessoais com a migração dos cursos para plataformas online, a resposta geral foi positiva.
Fullerton California School District
Distritos escolares em toda a América do Norte estiveram lutando para atender às necessidades de professores e alunos durante a pandemia COVID-19. Um distrito escolar na Califórnia surgiu como um modelo no qual outras comunidades podem buscar inspiração.
Várias escolas no distrito escolar de ensino médio, Fullerton Joint Union, em Orange County, nos Estados Unidos, foram capazes de fazer uma transição tranquila para aulas virtuais. Muito do seu sucesso derivou da adoção precoce de pontos de acesso Wi-Fi para alunos sem acesso à Internet em casa.
Inicialmente, o distrito planejou ter aulas virtuais ao vivo durante cada período de aula, mas decidiu alterar esse plano após ouvir as preocupações dos alunos sobre sua viabilidade. Eles decidiram dar aos professores mais flexibilidade com prazos e modos de instrução, como incorporar uma mistura de instruções em vídeo ao vivo, aulas pré-gravadas e projetos práticos apropriados para o ensino à distância de muitos professores.
Este protocolo foi extremamente útil para alunos de baixa renda que não tinham acesso à Internet durante as aulas ao vivo.
Carnegie Math Pathways / State University of New York (SUNY)
Instrutores de matemática da Universidade Estadual de Nova York (SUNY) usam o sistema Carnegie Math Pathways para ensinar conceitos matemáticos aos alunos. O Carnegie Math Pathways empregou uma abordagem holística para o ensino de matemática e seu uso na SUNY provou ser útil para o ensino à distância durante a pandemia do coronavírus.
Os instrutores trabalhavam com uma plataforma de aprendizagem adaptativa, que ajustava o conteúdo da aula às necessidades e ao progresso de cada aluno. Esses instrutores também podem agendar pesquisas regulares de verificação dos alunos para permitir que o corpo docente monitore os alunos quanto ao conhecimento, confiança e autoeficácia do conteúdo.
Os resultados iniciais da mudança do programa foram promissores. O teste piloto dos cursos online mostrou resultados ligeiramente melhores do que os cursos presenciais do Pathway.
Na prática, o Google proporciona suporte educacional para estudantes, além da formação dos professores e a customização da plataforma, para que o aplicativo se adapte bem à imagem e às particularidades da rede pública de ensino.
A educação a distância não precisa ameaçar o aprendizado e o progresso do aluno. Com as ferramentas e os processos corretos implementados, os alunos e as instruções ainda podem cumprir seus objetivos, mesmo na ausência de uma sala de aula física.
Entre em contato com nossos especialistas para saber mais!
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 35 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo a nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.