Quando o mundo fechou para desacelerar a disseminação do COVID-19, muitas organizações se voltaram para a computação em nuvem para manter seus negócios funcionando. Com seus funcionários trabalhando em casa, as empresas aproveitaram a escalabilidade da nuvem para gerenciar o aumento do uso de aplicativos e outras ferramentas.
Agora, à medida que algumas restrições de distanciamento social são relaxadas e surge um formato de trabalho híbrido, as empresas podem começar a se preparar para a próxima fase de reorganização de suas operações.
Esta fase inclui a avaliação de quanto mais organizações devem adotar a nuvem, especialmente se optarem por manter um nível mais alto de capacidade de trabalho remoto.
Quando você pensa sobre como as indústrias tiveram que mudar em decorrência da atual crise global, nos leva a ter a certeza de que não voltaremos ao que era antes, mas em vez de aguardarmos a confirmação dessa tendência, podemos tomar medidas em direção ao que se tornará a nova normalidade.
Seja no varejo, saúde, restaurantes – qualquer que seja o setor – as empresas terão que reter alguns dos ativos digitais que estão sendo usados agora, e a tecnologia baseada em nuvem irá ajudar isso.
Essa dinâmica pode estar preparando o terreno para novas oportunidades de nuvem, para negócios de parceiros de canal. Se algumas organizações de clientes ainda tinham algum tipo de restrição em relação à nuvem antes da pandemia, o trabalho remoto em massa sem dúvida as pressionou a mergulhar de cabeça para essa nova realidade.
Os pontos fortes da nuvem diante do novo “normal”
Na verdade, o desligamento global ilustrou o valor de ser centrado na nuvem. Do conforto de suas casas, a grande maioria dos trabalhadores acessaram aplicativos baseados em nuvem para marketing, vendas, finanças, recursos humanos e muitas outras funções de negócios, enquanto os desenvolvedores construíram e implantaram aplicativos usando contêineres baseados em nuvem.
As empresas que operam na nuvem foram capazes de se expandir para a demanda em um curto espaço de tempo. Vendo a elasticidade da nuvem e a maneira como ela deve se flexibilizar com a demanda, as empresas que foram pioneiras se beneficiam por ter mais aplicativos de missão crítica na nuvem.
Por sua vez, algumas empresas com uma pequena pegada na nuvem têm dificuldade em conduzir negócios remotamente. A equipe de TI, que gerencia data centers locais, em particular, tem se esforçado para fazer seu trabalho, já que muitos são limitados pela condição de seu trabalho ser considerado essencial pelos funcionários da organização.
De fato, se a TI tem uma missão de trabalhar em casa, é muito difícil para eles visualizarem o data center da forma que estão acostumados. A dificuldade do acesso leva a problemas de segurança. Além disso, por causa das interrupções na cadeia de abastecimento, as empresas tiveram que tolerar longos atrasos para aquisição de hardware no local.
Os resistentes à nuvem estão mudando de ideia? Uma oportunidade para os parceiros de canal
As organizações que tiveram que limitar as operações devido à dependência da infraestrutura física agora estão ansiosas para adotar a nuvem, mesmo que os funcionários possam eventualmente retornar ao escritório.
Por um lado, os usuários da nuvem podem respirar mais facilmente com relação à segurança, porque eles não terão que contar com VPNs para fornecer acesso à rede. A segurança da VPN pode ser difícil de supervisionar quando quase todos os funcionários a estão usando, enquanto a segurança dos aplicativos em nuvem é mais gerenciável.
A nuvem também pode permitir que os líderes de negócios e de TI repensem a natureza do trabalho em si. De fato, os gestores de empresas já visualizam os benefícios do trabalho remoto. Isso pode mudar a forma como você recruta e contrata. Você não terá mais restrições geográficas. Você pode contratar em qualquer lugar do mundo.
Oportunidades de nuvem se abrem para o canal
Os parceiros de canal estão em uma posição forte para ajudar as empresas a transferir mais cargas de trabalho para a nuvem, bem como gerenciar as estratégias de segurança e infraestrutura dos clientes. Os parceiros só precisam estar atentos ao que os clientes esperam deles.
A primeira coisa é que eles devem estar atentos sobre as oportunidades de nuvem para o cliente. Seja responsivo não apenas a picos e demandas, mas também ajudando com novos conjuntos de casos de uso para serviços em nuvem.
Por exemplo, se as empresas do varejo ainda precisam continuar limitando o número de clientes em uma loja para seguir as diretrizes de distanciamento social, elas vão querer contar com os serviços em nuvem para distribuir rapidamente os dados que darão suporte a tais operações online.
O canal é realmente o intermediário confiável para o fornecedor de tecnologia e os usuários. Muitas empresas terão que contar com parceiros para aconselhamento e integração de soluções em nuvem de vários fornecedores.
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