A adoção regular de novas tecnologias é bastante normal para as instituições de ensino hoje. Muitas escolas adotaram avanços à medida que trabalhavam para construir uma estrutura de última geração.
Mas como a COVID-19 forçou as escolas a adotar o ensino totalmente remoto, rapidamente se tornou aparente que essas instalações físicas oferecem muito menos valor quando todos estão fora do local.
Embora as instituições de ensino como um todo devam ser elogiadas pela rapidez com que foram capazes de mudar as aulas presenciais para o online, a transição também resultou em uma série de desafios, além de apresentar uma nova realidade quanto ao uso da tecnologia no âmbito educacional.
Vale a pena explorar alguns problemas específicos de tecnologia que muitas escolas estão enfrentando para descobrir o que você, como uma revenda Google, pode fazer para minimizar os impactos negativos em sua instituição. Você pode até reconhecer alguns problemas potenciais antes que se tornem preocupantes.
Problemas de tecnologia enfrentados pelas escolas atualmente
Embora seja comum lidar com mais de um desses problemas, as revendas possuem soluções que podem ser úteis para diferentes tipos de instituições.
1. Alunos que não possuem o equipamento adequado
Ter acesso às ferramentas certas é tão importante quanto ser capaz de se conectar à Internet. Isso está se mostrando problemático para os alunos. Alguns simplesmente não possuem as ferramentas básicas de que precisam.
Mesmo os alunos que possuem o equipamento certo podem ter problemas se essas ferramentas estiverem desatualizadas ou não funcionando corretamente.
Lembre-se de que um laptop antigo pode não ser suficiente para todos os alunos, dependendo do tipo de trabalho que estão concluindo. Os alunos podem precisar, por exemplo, de dispositivos com recursos avançados de multimídia.
Com soluções, a exemplo do Google Chromebooks, as instituições de ensino podem ajudar seus alunos fornecendo equipamentos de última geração que atendam aos seus requisitos operacionais e disponibilizando atualizações e recursos de proteção.
2. Gerenciamento de ameaças à segurança
Embora os alunos possam não perceber, existem mais ameaças à segurança online quando todos estão trabalhando fora dos sistemas usuais de TI da escola. Na verdade, isso é mais verdadeiro durante uma crise global como a COVID-19, porque os cibercriminosos são capazes de tirar proveito de emoções intensas.
Isso significa que alunos, professores e funcionários estão mais propensos a cair em coisas como golpes de phishing.
Uma das maneiras mais eficazes de minimizar as ameaças de partes mal-intencionadas é estabelecer e solicitar que todos usem uma rede privada virtual (VPN), que conecta todos os dispositivos a um servidor seguro. Mas esta não é uma solução abrangente.
Existem outras táticas que as escolas devem aproveitar. As instituições também devem incentivar os departamentos de TI a fornecer educação sobre segurança da informação e proteção de dados e privacidade para minimizar o risco.
É possível, por exemplo, adotar a solução Chrome Education Upgrade (CEU), que por meio de um painel de gerenciamento, faz com que a instituição de ensino visualize alunos, professores, equipe administrativa e dispositivos, com monitoramento total do que acontece na vida digital de todas as pessoas registradas no domínio da escola ou universidade, além de garantir a implantação e atualização das políticas de segurança e proteção.
3. Restrições de licença de software
À medida que as aulas se moviam para o online, a tecnologia de videoconferência se tornou uma necessidade. Mas mesmo que as escolas já tivessem licenças para esses serviços, a maioria deles estava restrita a um determinado número de usuários.
Agora que potencialmente centenas de alunos estão se conectando a qualquer aula, a maioria desses contratos não é mais suficiente.
Considere também que muitos aplicativos instalados em dispositivos em todo o campus educacional são licenciados. Isso é um problema para os alunos que agora estão concluindo todos os trabalhos do curso em casa.
Nos bastidores, o Chrome Education Upgrade dá aos administradores o poder de gerenciar com eficácia as necessidades de computação em todo o ambiente educacional. Na prática, o CEU dá aos administradores controle total sobre esses dispositivos, os mantendo sempre atualizados e protegidos.
Com uma implementação simplificada, o Chrome Education Upgrade facilita a gestão dos dispositivos e otimiza o tempo do time de TI, oferecendo diversos benefícios operacionais.
4. Professores que não estão familiarizados com o ensino online
Muitos instrutores são tão novos na sala de aula online quanto os alunos. Embora todos estejam fazendo o possível para se ajustar ao ensino à distância, alguns se preocupam com a transição.
Com auxílio de revendas especializadas Google, algumas instituições de ensino tiveram a visão de oferecer a solução Google for Education como plataforma educacional complete, além de hospedar treinamentos de professores para garantir que os instrutores estivessem o mais preparados possível.
Mas lembre-se de que nunca é tarde para fornecer acesso a treinamento e outros recursos. Existem muitas táticas que os instrutores podem usar para promover uma sala de aula on-line interativa e educar os alunos de forma eficaz.
Comece a lidar com problemas de tecnologia
É seguro dizer que a transição para um ambiente totalmente remoto foi difícil para a maioria das faculdades. A boa notícia é que, junto as revendas, as escolas já estão encontrando maneiras de enfrentar desafios substanciais relacionados à tecnologia, e isso pode abrir caminho para que outras instituições identifiquem soluções que possam funcionar para elas.
Embora você possa resolver muitos problemas após o fato, é sempre preferível evitá-los em primeiro lugar. Uma das melhores medidas preventivas que as instituições de ensino podem tomar é construir um ecossistema de tecnologia sólido que atenda às necessidades dos alunos, professores e funcionários.
Entre em contato com nossos especialistas para saber mais!
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando novas oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.