A grande questão na educação hoje em dia é “Como será o ensino no pós-pandemia?”
Algumas instituições de ensino planejam mitigar os riscos do COVID-19 com calendários encurtados e limites para o tamanho das turmas, enquanto outras disseram que iriam entregar a maior parte das aulas online, como de fato está acontecendo em grande parte dos estabelecimentos de ensino.
Qualquer que tenha sido o caminho que as instituições de ensino tenham tomado no período crítico da pandemia, a educação está se preparando para acelerar o ritmo de adoção da nuvem, tanto para dar suporte a atividades de curto prazo quanto para aumentar a agilidade para enfrentar desafios futuros.
Esse novo cenário se consolida com uso de novas metodologias de ensino, atualização dos profissionais de ensino e com a adoção de plataformas de educação, a exemplo da Google for Education. De fato, a pandemia fez em um período de semanas e meses o que levaria anos e décadas, em termos de adoção de tecnologias e inovação.
Instruções e operações remotas destacam os benefícios da nuvem
As instituições educacionais que estavam mais adiantadas em sua jornada para a nuvem tiveram uma transição muito mais fácil para o aprendizado remoto, mas mesmo esses estabelecimentos de ensino expandiram seu uso nos últimos meses.
Mesmo aquelas organizações que tivessem acesso a recursos a exemplo da plataforma Google for Education, não estavam necessariamente aproveitando as vantagens dessas soluções de colaboração completas, online e baseadas em nuvem. E essa mudança aconteceu extremamente rápida por causa do COVID-19.
Mas os estabelecimentos de ensino que ainda não fizeram a transição para a nuvem podem estar avaliando sua capacidade de sobreviver a outro semestre remoto sem ela. Eles podem estar se perguntando: “Vamos esticar mais um semestre online porque estaremos de volta ao local em janeiro, ou adotamos em definitivo a dinamicamente da educação por meio da nuvem?”.
Para cortar custos, as faculdades avaliam a implantação da nuvem
Para mitigar o impacto financeiro da pandemia, as instituições estão revisando as soluções em nuvem, especialmente na forma de Software as a Service (SaaS), para eliminar custos excessivos. Por exemplo, uma opção é migrar de uma solução de armazenamento paga para uma que seja gratuita ou disponível sob um contrato existente de melhor custo-benefício.
Ao mesmo tempo, os gestores educacionais vão pesar quantas mudanças desejam instituir aos funcionários e professores que já estão enfrentando uma transformação digital radical. Se os usuários se dedicam ao uso de uma solução específica, os líderes podem optar por mantê-la.
Isso é especialmente verdadeiro para ferramentas baseadas em nuvem relacionadas ao ensino.
A instrução totalmente remota levanta novas questões e preocupações
Em uma pesquisa do Conselho Americano de Educação realizada em abril deste ano, 60 por cento dos diretores das instituições de ensino entrevistadas “concordaram um pouco” que o corpo docente estava pronto para o ensino remoto, com apenas 14 por cento dizendo que “concordaram fortemente”.
Ensinar de forma eficaz online tem menos a ver com a tecnologia do que com uma mudança na pedagogia. Consequentemente, conforme os estabelecimento de ensino aumentam a confiança no aprendizado baseado em nuvem, elas podem precisar expandir o suporte ao design instrucional.
No back-end, as instituições de ensino estão se certificando de que os provedores de nuvem serão capazes de atender à demanda se o uso aumentar – por exemplo, se uma grande instituição começar o semestre no campus e, em seguida, tiver que migrar para o online.
Ajudando as instituições de ensino a migrar para a nuvem
Com a incerteza sobre como as unidades de ensino serão reabertos nos próximos meses, o corpo docente e a equipe gerencial precisam ser ágeis o suficiente para evoluir conforme a situação muda. A nuvem apresenta várias maneiras de ajudá-los a mudar e continuar as operações da escola.
A nuvem oferece às instituições de ensino a capacidade de responder aos tempos imprevisíveis em que nos encontramos e a oportunidade de reduzir significativamente ou expandir a pegada da nuvem rapidamente.
Além disso, a computação em nuvem permite que as equipes de TI executem certas tarefas sem estar no data center. As implantações baseadas em nuvem podem ser feitas de uma API remotamente, por exemplo.
Migrar para a nuvem agora pode parecer contra-intuitivo, mas resolverá uma série de desafios significativos, permitindo que sua organização reduza o risco e encontre maneiras inovadoras de seguir em frente.
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando novas oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.