Os desafios que a crise global apresentou para a educação, levou empresas e as instituições de ensino a reexaminar o conceito de sucesso do aluno e o que significa atender às suas expectativas.
Como a espera por um retorno a nossa rotina tradicional se transformou em aceitação de um novo normal, a tendência é que o aprendizado permaneça virtual no futuro próximo.
Em um esforço para abordar os grandes desafios do ensino em período de crise global, o estudo de referência global feito pela Hanover Research, “The State of Student Success and Engagement”, perguntou a 7.070 educadores e alunos em 13 países como eles definem o sucesso do aluno e o que eles consideram ser fatores impulsionadores do engajamento.
De todos os resultados, as estatísticas a seguir deixaram claro que a pandemia COVID-19 apresentou aos líderes institucionais um catalisador para a mudança:
- 85 por cento dos alunos disseram que COVID-19 teve o maior efeito em sua capacidade de sucesso.
- 71 por cento dos entrevistados disseram que a pandemia afetou o progresso acadêmico dos alunos.
- 70 por cento dos professores disseram que mais alunos estão ficando para trás em seus estudos do que antes.
Dada a expectativa de que os cursos permanecerão pelo menos parcialmente online indefinidamente, é fundamental que as instituições de ensino superior entendam o que os alunos acreditam que precisam para ter sucesso e se envolver.
Aqui estão três maneiras pelas quais as instituições estão se adaptando para focar em uma abordagem mais holística para o desenvolvimento do aluno.
- Alinhando os objetivos do curso universitário às carreiras futuras
Além das interrupções na educação, a força de trabalho também passou por muitas mudanças e os alunos querem saber que o que estão aprendendo em seus cursos os está preparando diretamente para as próximas etapas.
Uma descoberta importante do estudo apoia essa noção, citando a prontidão para a carreira como a prioridade número 1 para os alunos.
A mudança de paradigma apresentou às instituições o desafio de transferir experiências de aprendizado prático para um formato online que seja colaborativo e rigoroso o suficiente para preparar os alunos para aplicações do mundo real.
Em resposta a isso, muitas instituições estão usando este desafio como uma oportunidade para se conectar com organizações locais e parceiros da comunidade para fornecer oportunidades educacionais alinhadas com os empregos.
- Liderando com empatia no design de cursos online
À medida que os alunos se esforçam para acompanhar seus cursos, é importante lembrar que, como muitos de nós, eles estão equilibrando vários papéis em suas vidas e, ao mesmo tempo, abordando o impacto do COVID-19.
Agora, mais do que nunca, os educadores precisam pensar além da aula e fornece flexibilidade, permitindo que os alunos demonstrem domínio das habilidades de muitas maneiras diferentes.
Muitos educadores aproveitam a tecnologia, a exemplo do uso da Google for Education, para criar uma experiência mais envolvente que permite aos alunos discutir e colaborar virtualmente, em vez de assistir a uma aula em vídeo unilateral.
Também vemos instituições de ensino usando ferramentas de áudio e vídeo para fornecer feedback personalizado e direcionado a alunos individuais, transformando o processo de avaliação tradicional em outra oportunidade de conexão.
- Criando de oportunidades para o envolvimento professor e aluno
Em meio ao uso crescente da tecnologia hoje, alunos e professores continuam a valorizar o aprendizado prático e a colaboração que a tecnologia simplesmente não pode substituir.
Quando questionados sobre quais fatores eles consideram os principais impulsionadores do sucesso dos alunos, os entrevistados mencionaram a qualidade do corpo docente (88 por cento), a disponibilidade de tecnologia (86 por cento) e a instrução prática (86 por cento), reforçando que a tecnologia é mais bem usada quando combinada com conteúdo interativo e oportunidades de conexão além dos dispositivos.
Está ficando claro que a evolução acelerada que foi imposta à educação resultará em mudanças de longo prazo na oferta educacional. Conectar educadores e alunos com tecnologia e ajudar esses alunos a se conectar com carreiras está se tornando a chave, não apenas para o sucesso dos alunos, mas também para o sucesso das instituições.
Educadores, tecnólogos, designers instrucionais, líderes acadêmicos e estudantes continuarão a se unir para construir um caminho para o futuro, celebrando e apoiando uns aos outros ao longo do caminho.
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando novas oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.