Um dos problemas mais críticos ao migrar para a nuvem é a proliferação descontrolada de instâncias, serviços ou provedores de nuvem de uma organização. A expansão da nuvem normalmente ocorre quando uma organização não tem visibilidade ou controle sobre seus recursos de computação em nuvem.
Semelhante à expansão do servidor ou da máquina virtual, a expansão descontrolada da nuvem geralmente começa quando uma organização não consegue monitorar e gerenciar adequadamente as instâncias individuais da nuvem.
Por exemplo, um desenvolvedor de software pode lançar uma nova carga de trabalho em determinado provedor ou implantar uma nuvem privada para testar uma nova versão de software ou banco de dados, mas ele esquece de desligar ou excluir a carga de trabalho quando ela não for mais necessária.
Como as empresas pagam por recursos de computação em nuvem pública todos os meses, a proliferação de instâncias de nuvem desnecessárias pode custar caro para uma empresa.
A expansão descontrolada da nuvem também pode se referir à proliferação de instâncias utilizadas no modelo de Software as a Service (SaaS)
A exemplo do Microsoft Office 365 ou qualquer outro serviço online para o qual uma organização cria e paga por novas contas de usuário, mas, na prática, não usa efetivamente seus serviços.
Em alguns casos, diferentes departamentos da mesma organização podem usar serviços semelhantes de diferentes provedores de SaaS para realizar as mesmas tarefas. Isso pode resultar em dados inconsistentes, o que pode causar problemas de comunicação entre departamentos de negócios.
A expansão descontrolada da nuvem também elimina o potencial para descontos de SaaS em massa, que os provedores geralmente oferecem a organizações com um grande número de contas de usuário, custando mais para a empresa.
A expansão da nuvem também pode se referir à proliferação descontrolada de provedores de nuvem, que são usados por diferentes departamentos de uma organização.
Por exemplo, os desenvolvedores de software podem usar determinado provedor para instâncias de computação e armazenamento, enquanto um grupo de pesquisa e desenvolvimento pode usar os recursos da nuvem de um segundo provedor para projetos de big data.
Os provedores de nuvem ainda não são totalmente compatíveis entre eles, portanto, uma empresa que usa diferentes provedores de nuvem pode enfrentar APIs incompatíveis e desafios de consistência de dados.
A melhor maneira de mitigar a expansão da nuvem é gerenciar o uso da nuvem, as organizações devem começar estabelecendo políticas de usuário claras e garantindo a comunicação contínua entre os departamentos de negócios.
Além disso, as organizações devem monitorar e aplicar suas políticas de computação em nuvem usando ferramentas de gerenciamento de nuvem.
Audite todos os seus serviços em nuvem periodicamente
É muito importante realizar verificações de saúde e contabilidade da nuvem regularmente. Essas auditorias internas devem cobrir todos os aspectos essenciais dos serviços de nuvem, incluindo as instâncias de nuvem, aplicativos, dados, infraestrutura e muito mais.
As auditorias regulares não apenas permitirão a manutenção constante dos serviços, mas também fornecerão transparência nos processos e sistemas corporativos relacionados à nuvem, juntamente com a facilidade de uso.
Além disso, tenha um painel de controle único que permitirá que os administradores e a gestão de uma organização monitorem e controlem facilmente as ações que acontecem em toda a empresa.
Ter um painel de controle único também ajudará os desenvolvedores a testar seu código e implantações em um ambiente de várias camadas, onde as alterações feitas serão primeiro movidas para ambientes de teste e depois para ambientes de produção.
Tudo isso pode ser facilmente controlado por meio de um único painel de controle. Várias empresas oferecem as chamadas soluções de software de gerenciamento, onde você pode gerenciar não apenas todos os seus serviços em nuvem, mas também seus servidores locais.
Supere a expansão descontrolada das nuvens
Embora a expansão descontrolada da nuvem seja uma situação da qual quase todas as empresas e empresas de TI estão se conscientizando, flexibilidade, preços baixos e facilidade de uso podem atrair as empresas a usar cada vez mais serviços em nuvem.
Para superar a expansão descontrolada da nuvem e suas implicações no funcionamento e nas operações de uma empresa ou organização sem sacrificar os benefícios da própria nuvem, a TI precisa de maneiras mais abrangentes, fáceis de usar e eficientes de organizar, gerenciar e proteger todas as nuvens Serviços.
Por fim, as empresas precisam ter uma visão geral detalhada de seus objetivos de negócios e processos operacionais antes de optar por serviços em nuvem.
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando novas oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.