Segurança, automação de processos robóticos e serviços de nuvem gerenciados estão entre as forças que provavelmente devem impulsionar a demanda no mercado de serviços de TI influenciado pelo COVID-19.
Vários relatórios publicados no decorrer de 2020 demonstram um quadro favorável para os canais de revenda. Enquanto a desaceleração econômica decorrente da pandemia do coronavírus está afetando uma série de empresas.
As pesquisas sugerem que a demanda contínua em certos setores de tecnologia e até mesmo um aumento na confiança nas perspectivas de negócios futuros podem beneficiar as revendas especializadas.
Segurança lidera as preocupações do comprador
A segurança, um mercado crescente de serviços muito antes da crise do COVID-19, e continua a liderar as prioridades dos clientes. Além disso, é um mercado que o surto pode estar impulsionando.
O “2020 Global Managed Service Report” da NTT, um provedor global de serviços de tecnologia britânico, citou a redução do risco de segurança como o desafio mais urgente enfrentado pelas equipes de TI e a razão número 1 para considerar os provedores de serviços e revendas.
Cinquenta e cinco por cento dos 1.250 líderes de negócios e TI entrevistados no relatório disseram que contrataram provedores de serviços e revendas por sua capacidade de ajudar a diminuir os riscos de segurança. O relatório da NTT é baseado principalmente em pesquisas da consultoria IDG.
De fato, as organizações estão lutando para se defender contra um cenário de ameaças complexo e cada vez pior.
Investimento em automação deve aumentar
Um relatório da Forrester Research sobre o efeito do COVID-19 na automação empresarial destacou a automação de processos robóticos (RPA) como uma tecnologia a caminho de desempenhar um papel crescente em empresas que buscam melhorar sua resiliência.
À medida que emergem da crise, as empresas buscarão a automação como uma forma de mitigar os riscos que as crises futuras representam para o fornecimento e a produtividade dos trabalhadores humanos.
Elas vão investir mais em capacidades cognitivas e IA aplicada, robótica industrial, robôs de serviço e automação de processos robóticos.
RPA já é um campo importante para empresas de serviços de TI. Além de usar RPA internamente para aumentar a eficiência, os provedores de serviços e canais vendem serviços RPA para clientes externos que implantam a tecnologia.
Serviços de nuvem gerenciada têm papel crescente
Uma nova pesquisa da consultoria de mercado Enterprise Strategy Group (ESG), com sede em Milford, Massachusetts, apontou para a centralidade dos serviços de nuvem gerenciados como uma oferta através de provedores de serviços e canais de revenda.
O relatório ESG, “MSP Partner Landscape 2020,” foi baseado em 346 pesquisas qualificadas baseadas na web e entrevistas com parceiros.
De acordo com a ESG, 86% dos provedores de serviço de nuvem disseram acreditar que os serviços gerenciados baseados na nuvem representam uma mudança fundamental na forma como os clientes consomem TI.
A ESG também descobriu que os provedores de serviço esperam ter em 24 meses mais funcionários dedicados à entrega de serviços por meio da nuvem e menos funcionários dedicados à entrega de serviços gerenciados de TI no local e serviços profissionais em uma base de projeto.
Uma visão mais ampla do canal, através das lentes dos gerentes de programa de canal, revela um aumento na confiança dos empresários à medida que a pandemia continua a se desenvolver
Em um cenário global, o relatório da The 2112 Group, empresa de estratégia de negócios e pesquisa, mostrou um aumento de 9 pontos percentuais no número de profissionais de revenda que esperam um clima de negócios melhor até o final de 2021.
Em uma pesquisa feita no final de 2020, a porcentagem de entrevistados que antecipavam melhorias era de 10%, mas aumentou para 19%. O Grupo 2112 entrevistou 103 profissionais de canal.
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.