Os provedores e fornecedores de serviços de TI estão reformulando os relacionamentos do canal em meio ao crescimento contínuo do armazenamento em nuvem.
As empresas que inicialmente adotaram o armazenamento em nuvem para backup e recuperação de desastres foram além dessas atividades. As organizações agora adquirem armazenamento em nuvem para ambientes de produção e casos de uso de big data, como armazenamento de dados.
A pandemia de COVID-19 acelerou a adoção da nuvem, visto que muitas organizações aproveitaram a nuvem para lançar negócios digitais.
Provedores de serviço e empresas de consultoria podem fornecer aos clientes uma variedade de ofertas de armazenamento em nuvem. Além disso, os fornecedores tradicionais de armazenamento local agora incluem opções baseadas em nuvem em seus portfólios de produtos.
Alguns provedores de serviços, empresas que oferecem serviços de colocation, por exemplo, ainda compram equipamentos locais para vender como um serviço aos clientes finais.
Mas a disseminação das ofertas de nuvem permite que os parceiros de canal mudem a maneira como trabalham com os fornecedores e conduzem negócios no mercado de armazenamento, o que amplia ainda mais as ofertas para as revendas, incluindo opções baseadas em nuvem em seus portfólios de produtos.
Quem está comprando armazenamento na nuvem?
Outra mudança de mercado vem do lado do cliente, à medida que as empresas de nuvem engolem tecnologia de armazenamento para atender à demanda. Na verdade, os provedores de nuvem pública, empresas de colocation e outros tipos de provedores de serviços são os maiores consumidores de armazenamento.
A infraestrutura de nuvem pública tornou-se o principal contribuinte para o crescimento dos gastos com hardware e software do data center, de acordo com a avaliação do Synergy Research Group dos dados do terceiro trimestre de 2020.
A empresa de pesquisa de mercado relatou um aumento de 21% ano a ano nos gastos com infraestrutura de nuvem pública, uma categoria que inclui armazenamento.
De fato, os provedores de nuvem continuam a investir pesadamente em seus data centers para atender à demanda cada vez maior por seus serviços, observou o Synergy Research Group.
Ao mesmo tempo, o investimento empresarial em infraestrutura de data center caiu 8% no ano no terceiro trimestre – o terceiro trimestre consecutivo apresentando um “declínio substancial”, informou a empresa.
O IDC, também examinando dados do terceiro trimestre de 2020, descobriu que a receita de armazenamento OEM (original equipment manufacturer) externo de empresas globais diminuiu 1,4% no ano, enquanto a receita gerada por fabricantes de design original que vendem diretamente para data centers em nuvem cresceu 8,7%.
De acordo com Omdia, uma empresa de pesquisa com sede em Londres, os gastos entre os provedores de serviços de armazenamento em nuvem continuarão subindo. Omdia espera que o Capex do data center dos provedores de nuvem e colocation, que inclui armazenamento, chegue a US$ 180 bilhões em 2024, expandindo a uma taxa de crescimento anual composta de 15,7%.
A mudança nos gastos está transformando algumas empresas parceiras de canal em um potencial segmento para novos clientes para fornecedores de armazenamento, que, no passado, as viam principalmente como um caminho para o cliente final.
A nuvem prepara as empresas clientes das revendas para crescimento futuro, oferecendo mais do que benefícios de custo
Com a escalabilidade e o provisionamento baseado em demanda que uma infraestrutura de armazenamento em nuvem suporta, o cliente também será capaz de implantar recursos rapidamente para facilitar as tecnologias que eles podem adotar no futuro, como aprendizado de máquina e sistemas autônomos.
As empresas não terão que investir em novas habilidades e recursos para sua infraestrutura de armazenamento, pois a nuvem é uma plataforma pronta para o futuro.
Ela também fornece uma solução econômica para lidar com o tamanho, escala e complexidade da arquitetura exigida por novas tecnologias, capacitando os clientes com a agilidade, flexibilidade e escalabilidade de que precisam para adotar essas tecnologias futuras.
Para garantir o sucesso de sua migração para a nuvem, as empresas não devem escolher o provedor de serviços mais barato, pois isso pode acabar limitando suas opções.
Uma melhor abordagem será selecionar um provedor de armazenamento de nuvem com uma infraestrutura e recursos associados com suporte de um ecossistema de parceiros abrangente, para que eles possam se mover facilmente entre sua estrutura de datacenter local e as plataformas de nuvem, garantindo a portabilidade dos dados e o funcionamento de aplicativos operacionais.
Além disso, as empresas não devem implantar o armazenamento na nuvem simplesmente para resolver os requisitos de conformidade, mas também visando explorar todos os benefícios da adoção de uma estratégia de nuvem.
Isso inclui a capacidade de implementar tecnologias nativas em nuvem, recursos baseados em demanda e gerenciamento de carga de trabalho mais fácil para garantir um tempo mais rápido de lançamento no mercado nessas condições dinâmicas de mercado e possibilitar novos modelos de negócios no futuro.
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.