A pandemia COVID-19 reduziu os gastos com TI em 2020, mas executivos do setor acreditam que há espaço para projetos inovadores em 2021 em meio à crise econômica geral.
A inovação, no entanto, está sendo redefinida. Os projetos lançados durante o estágio inicial da resposta à pandemia concentraram-se nas necessidades imediatas de manter as empresas funcionando durante o bloqueio.
Mas, à medida que a economia começa a se reabrir, uma onda subsequente de projetos abordará novas formas de conduzir os negócios que levem em consideração as políticas de distanciamento social e um público “nervoso” com a nova realidade. Outros projetos terão como objetivo atender aos requisitos de resiliência de negócios influenciados pela pandemia.
E embora algumas empresas já tenham embarcado em projetos de transformação digital há vários anos, as novas iniciativas provavelmente serão menores em escopo e terão tempos de resposta mais rápidos. As tecnologias que sustentam esses projetos emergentes incluirão uma grande dose de computação em nuvem, análise de dados, IA e automação.
A primeira onda da nuvem: estabilizando o núcleo
A primeira onda de projetos se concentrou nos fundamentos da segurança dos funcionários e no fornecimento de ferramentas para trabalho remoto – sistemas de comunicação e colaboração baseados em nuvem, por exemplo.
Esses projetos para manter as luzes acesas tiveram como objetivo garantir que as empresas pudessem continuar a desempenhar as funções básicas necessárias para apoiar os funcionários, administrar os negócios e entregar produtos e serviços aos clientes.
Basicamente podemos definir como a tarefa de manter os processos de negócios em torno dos serviços essenciais para estabilizar o núcleo da empresa, usando a tecnologia da nuvem para fazer a transição rápida da grande maioria dos funcionários para trabalhar em casa e remotamente atender os clientes.
Tornar os processos de negócio resistentes o suficiente para durar foi o passo seguinte dado pelas empresas. No curto prazo, o restante de 2020 tratou da construção de resiliência.
Podemos com a nuvem continuar entregando e operando “os motores” da empresa e mantendo as partes do negócio funcionando quando todos estão trabalhando remotamente? Esse foi o grande desafio.
Nuvem como infraestrutura para uma nova definição de transformação digital
A computação em nuvem se tornou um dos pilares dos primeiros esforços de TI orientados para o coronavírus e para uma nova definição de transformação digital.
Além das ferramentas de colaboração baseadas na nuvem, os clientes estão recorrendo à nuvem para obter uma infraestrutura essencial em um momento em que o gerenciamento de recursos locais se tornou insustentável. O antigo ponto de venda agora também oferece um novo conceito em tempos de incerteza com a elasticidade da nuvem.
Na prática, a infraestrutura, em geral, e a nuvem, em particular, estimularam os gastos dos clientes. A capacidade de aumentar e diminuir tornou-se vital.
A próxima onda: Projetos de transformação digital para o novo normal
A próxima onda de projetos acontece durante os próximos seis a 18 meses. As bases para essas iniciativas já começaram em alguns casos, principalmente entre empresas que começam a reabrir.
A ênfase entre essas organizações será encontrar novas maneiras de interagir com clientes, compradores e parceiros.
Depois dessa rápida explosão de medidas reativas, algumas empresas estão voltando à tona para pensar sobre como podem aproveitar novas oportunidades, inovando seus serviços, infraestrutura e rota para o mercado para superar a incerteza e emergir mais forte.
Para prosperar neste ambiente, as empresas devem ser capazes de criar, adaptar e antecipar à medida que o foco muda da reação para a recuperação. A tarefa exige que as empresas reúnam pessoas e tecnologia para fortalecer as experiências humanas e as necessidades sociais como seu objetivo abrangente.
Essa onda de transformação catalisada pelo COVID envolverá otimizar o que foi movido no início da crise e identificar novas cargas de trabalho para migrar para a nuvem.
As empresas buscarão essas cargas de trabalho adicionais, tendo aprendido que a nuvem oferece maior segurança e, quando implantada corretamente, pode ajudar as organizações a se tornarem mais econômicas e gerar mais receita, ocorrendo dessa forma uma verdadeira transformação digital.
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.