O impulso continua a crescer para serviços de várias nuvens. Especialistas dizem que isso criou uma grande oportunidade de mercado para os parceiros de canal se concentrarem.
De acordo com uma pesquisa recente da Syntax, um provedor de nuvem gerenciada com sede em Montreal, 82% das organizações estavam usando um modelo de várias nuvens antes da pandemia COVID-19.
Com as empresas continuando a usar a nuvem em seus esforços para se adaptar ao ambiente de negócios atual, a nuvem múltipla deve se tornar ainda mais prevalente. Os benefícios de várias nuvens incluem economia de custos e a capacidade de otimizar o desempenho e evitar a dependência do fornecedor.
Alguns parceiros de nuvem agora acreditam que a nuvem múltipla é o futuro. Se o canal deseja permanecer relevante para seus clientes, ele deve oferecer serviços de várias nuvens e suporte para o modelo.
Se você deseja acessar 100% dos requisitos de seus clientes, é preciso estar em várias nuvens
A ascensão da nuvem múltipla é uma coisa boa para os parceiros de canal que podem fornecer habilidades e experiência para ajudar as organizações a adotar uma estratégia de nuvem múltipla.
As estratégias de nuvem múltipla podem oferecer benefícios significativos para uma organização de usuário final, mas muitas vezes também resultam em uma escassez de habilidades em algumas áreas.
Manter uma base de habilidades profunda em várias tecnologias de nuvem pode ser tão caro e complexo que pode eliminar qualquer benefício derivado da estratégia de várias nuvens.
Consequentemente, as organizações estão cada vez mais procurando provedores externos para algumas ou todas as habilidades necessárias. Para os parceiros de canal com uma base de habilidades forte e ampla e o conhecimento e as ferramentas para gerenciar com eficácia várias nuvens, a oportunidade é enorme.
Os parceiros também podem educar as organizações sobre como podem se beneficiar do uso de uma abordagem de várias nuvens. De fato, muitas empresas podem ver qualquer migração para a nuvem mais como uma maratona do que uma corrida. É preciso muita educação e adesão ao plano durante as migrações da nuvem e persistência.
O planejamento e a educação de todas as partes envolvidas são fundamentais, e é aí que os parceiros – especialmente aqueles com experiência em migrações de várias nuvens – podem ajudar.
Oportunidades de serviços multi-nuvem para parceiros
Como a complexidade do gerenciamento de várias nuvens está criando demanda por suporte, diferentes tipos de parceiros de canal podem se beneficiar do fornecimento de serviços de várias nuvens.
Por exemplo, uma organização do cliente pode ter habilidades internas para gerenciar AWS, mas não o Azure, o que cria uma abertura para os parceiros de canal com a experiência certa do Azure.
Os parceiros que mais se beneficiarão são aqueles que podem definitivamente oferecer suporte aos clientes em várias nuvens. Muitas revendas criaram um modelo de negócios que depende da receita derivada da infraestrutura subjacente que suportam.
Em muitos casos, isso significa que seus conselhos e orientações podem ser influenciados por onde eles percebem que está sua fonte de receita mais lucrativa. No entanto, a oportunidade de várias nuvens é maior para parceiros que construíram seu modelo de negócios com base em serviços de suporte em vez de tecnologia.
Os canais que podem fornecer um serviço independentemente da plataforma serão os mais beneficiados. Isso porque os modelos de negócios desses parceiros não dependem do lucro de um único fornecedor e, como resultado, podem dar conselhos honestos e abertos a seus clientes sobre o melhor local de execução para aplicativos e serviços.
Muitas empresas já estão usando várias nuvens, muitas vezes sem perceber
Modelos de nuvem híbrida que combinam nuvens privadas e públicas são comuns, mas a maioria das organizações tem uma mistura de privada, pública e SaaS.
Além disso, muitas organizações estão agora se afastando de uma crença anteriormente mantida de que era melhor e mais fácil selecionar uma nuvem pública em direção a uma abordagem mais diferenciada, em que selecionaram uma oferta com base em seu valor para elas, em vez da nuvem na qual ela se baseia.
Para aproveitar a oportunidade de várias nuvens, os parceiros de canal precisam de flexibilidade suficiente para lidar com as opções que os clientes procuram, especialmente na nuvem pública. Por exemplo, se um MSP se concentra nos serviços do Google Cloud e um cliente deseja migrar para a AWS, ele pode se ver em desvantagem.
De fato, nem todo parceiro terá a amplitude e a profundidade de experiência, portanto, cobrir as bases principais é um ponto-chave e, então, eles podem resolver quaisquer lacunas.
Para fechar essas lacunas de habilidades, um parceiro pode optar por fazer parceria com um colega. No entanto, se os clientes expressarem cada vez mais interesse pela AWS em vez do Google ou Azure, os parceiros podem decidir que é estratégico adquirir conhecimento interno da AWS.
Os canais que se concentram em apenas uma nuvem estarão claramente em desvantagem se os clientes quiserem adotar uma abordagem de várias nuvens. Qualquer parceiro que apostou seu futuro em um fornecedor, provavelmente sofrerá, especialmente se eles também incorporarem as ferramentas de gerenciamento do fornecedor em seus serviços.
Essa sempre será a maior barreira para a maioria dos parceiros de canal, e uma grande oportunidade para os que estiverem preparados.
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