Quando se trata de tomar decisões sobre infraestrutura de tecnologia, é preciso ter certeza de que estamos fazendo a melhor escolha possível. Às vezes, isso significa reservar um tempo para pesar todas as opções e considerar todos os resultados possíveis. Outras vezes, significa confiar em nossos instintos e seguir o que parece certo.
No caso da arquitetura de TI, muitas empresas ficam presas entre duas opções principais. Por um lado, elas sabem que precisam fazer uma mudança e migrar suas operações para a nuvem para se manterem competitivas. Por outro, não têm certeza se podem confiar na nuvem para atender todos os seus requisitos de negócios, com dados e informações valiosas, e preferem ambientes on-premises.
O que a maioria das empresas não percebe é que escolher o melhor ambiente tecnológico não precisa ser um desafio ou uma decisão arriscada. Na verdade, quando feito corretamente, migrar a empresa do seu cliente para a nuvem ou manter uma infraestrutura on-premises pode ser uma das ações mais seguras.
Basta avaliar os critérios e considerar qual a tecnologia correta para realizar a melhor escolha.
On-premises VS Cloud
On-premises versus cloud é um debate recorrente que se alastra no setor de tecnologia há muitos anos.
As soluções on-premises são, basicamente, aquelas instaladas e executadas nos próprios servidores de uma empresa, enquanto as soluções baseadas em nuvem são hospedadas por um provedor terceirizado.
Cada opção tem suas próprias vantagens e desafios.
O ambiente on-premises tende a ser um investimento mais alto, mas oferece maior controle e atende a requisitos de segurança mais rígidos. As soluções baseadas em nuvem, por outro lado, geralmente demandam um investimento menor e são mais flexíveis.
A decisão de usar uma solução on-premises ou baseada em nuvem pública depende das necessidades específicas de cada negócio. Por isso, a importância de entender as características de cada uma. Esse é o primeiro passo para uma escolha acertada.
Os benefícios do on-premises
Uma arquitetura local, característico como um ambiente on-premises, têm várias vantagens em relação às soluções baseadas em nuvem pública.
Em primeiro lugar, as soluções locais oferecem maior controle do time de TI das empresas. As organizações podem personalizar a infraestrutura tecnológica para atender às suas necessidades específicas e não estão sujeitas às atualizações e alterações feitas pelo fornecedor.
Em segundo lugar, as soluções on-premises são geralmente mais restritas em relação aos dados do que as soluções baseadas em nuvem pública. Os dados são armazenados localmente, em vez de um servidor compartilhado.
Como resultado, as organizações têm mais controle sobre quem tem acesso aos seus dados. Por esses motivos, as soluções locais ainda continuam sendo uma escolha popular para muitas organizações.
Os benefícios de migrar para a nuvem
Um dos principais benefícios com a migração para a nuvem é a significativa redução de custos. A manutenção da infraestrutura local é cara, e as empresas geralmente precisam investir em hardware e software adicionais à medida que suas necessidades mudam e seus negócios crescem.
Por outro lado, os serviços baseados em nuvem são muito mais flexíveis e podem ser ampliados ou reduzidos conforme necessário. Como resultado, as empresas podem evitar muitos dos custos iniciais associados à infraestrutura local.
Além disso, a nuvem oferece maior confiabilidade e tempo de atividade do que os sistemas locais.
Ao aproveitar as mais recentes tecnologias baseadas em nuvem, as empresas podem obter uma vantagem significativa sobre seus concorrentes.
À proporção que os benefícios da nuvem se tornam cada vez mais claros, fica evidente que migrar para a nuvem é uma decisão de negócios inteligente.
Tomando a decisão para o seu negócio
Escolher a opção tecnológica certa para o seu cliente é uma das decisões mais importantes que você tomará ao lançar um novo negócio ou expandir um já existente.
Então, qual é a opção certa para seu cliente?
Tudo isso depende de necessidades específicas e do orçamento. Se ele tiver os recursos para investir em uma solução local e precisar de um alto grau de controle sobre seus dados, uma solução local pode ser a melhor escolha.
No entanto, se você estiver trabalhando com um orçamento limitado ou precisar de uma solução que possa aumentar ou diminuir rapidamente para atender às necessidades de negócios em constante mudança, uma solução baseada em nuvem pode ser a melhor escolha.
Em última análise, a decisão se resume ao que é mais estratégico para o cliente: custo, flexibilidade ou controle.
Microsoft Azure é a escolha certa para sua infraestrutura de TI
Como vimos, as soluções on-premises para infraestrutura de TI podem ser caras e inflexíveis, vinculando sua empresa a uma arquitetura local, limitando sua capacidade de dimensionamento e custando caro com manutenções e atualizações.
Soluções baseadas em nuvem, como o Microsoft Azure, oferecem uma alternativa mais flexível e econômica. Com o Azure, seu cliente pode provisionar e liberar recursos rapidamente conforme necessário, sem o investimento inicial de soluções locais.
E como o Azure é uma plataforma baseada em nuvem, é possível acessar dados e aplicativos de qualquer lugar, oferecendo a flexibilidade de trabalhar em qualquer lugar.
Além disso, o Azure oferece vários recursos que as soluções locais não podem igualar, como a capacidade de dimensionar automaticamente para atender a demandas em transformação e recursos internos de recuperação de desastres.
Em relação à segurança e proteção de dados, Microsoft Azure oferece controles de segurança robustos e diversificados para ajudar a proteger seus dados.
Como resultado, o Azure é uma das plataformas de nuvem mais confiáveis, escalonáveis e seguras disponíveis. Tudo o que as empresas precisam hoje para transformar a infraestrutura de TI em um ativo estratégico para o negócio do seu cliente.
A SND pode te ajudar a oferecer o melhor para os seus clientes. Fale com nossos especialistas e saiba como oferecer todos os benefícios e recursos dessa solução inteligente e confiável, o Microsoft Azure.