A computação em nuvem pode simplificar os ambientes de TI, sendo esse é um dos seus objetivos. Mas o que acontece quando o próprio ambiente de nuvem de uma empresa se torna terrivelmente complexo?
À medida que as empresas em todos os setores aumentaram seus gastos com a computação em nuvem e tornam ela parte integrante de suas operações, várias ineficiências podem surgir.
As fontes dessas complicações variam de um design ruim à falta de governança, e essas ineficiências podem levar a resultados negativos que incluem alto custo, falta de visibilidade do ambiente e vulnerabilidades de segurança.
Uma estratégia de gerenciamento de nuvem eficaz pode ajudar as empresas a gerenciar seus ambientes com mais eficiência. Essa estratégia deve incluir planos para controlar os custos e otimizar o desempenho do aplicativo, bem como detalhar quem é responsável por quais aspectos da segurança da nuvem.
Um ambiente de nuvens cada vez mais complexo
A adoção da nuvem explodiu na última década. Enquanto a nuvem evoluiu, as empresas foram além das simples implantações de software como serviço (SaaS) e passaram encontrar valor também na infraestrutura e plataformas da nuvem.
De acordo com o IDG, 89 por cento das empresas usam SaaS em algum lugar de seus ambientes, enquanto 73 por cento utilizam infraestrutura como serviço (IaaS) e 61 por cento usam Platform as a Service (PaaS).
Além disso, abordagens de nuvem híbrida, em que as organizações colocam alguns cargas de trabalho em ambientes de nuvem privada e outros de nuvem pública, também se tornaram cada vez mais populares.
De fato, a grande maioria dos usuários de nuvem já adotou um modelo híbrido. E muitos já mudaram para um modelo multicloud, incorporando recursos de vários fornecedores de nuvem pública, ou estão planejando fazê-lo em um futuro próximo.
À medida que seus ambientes de nuvem ficam maiores e mais complexos, as equipes de TI devem ser responsáveis por uma ampla variedade de interdependências. As áreas de preocupação típicas incluem rede, segurança e interações entre aplicativos.
De acordo com um Pesquisa 2019 da Deloitte, quase metade das empresas entrevistadas dizem que a nuvem é mais complexa do que eles esperavam.
No entanto, as organizações estão divididas na causas desta complexidade.
- Vinte por cento dos entrevistados apontam para a falta de pessoal e treinamento.
- Dezenove por cento identificam a falta de compreensão por parte da liderança
- Treze por cento culpam o planejamento inadequado.
A necessidade de otimização na nuvem
Mesmo se uma organização estiver usando todos os recursos pelos quais paga, é extremamente importante que as implantações em nuvem sejam projetadas de forma que as cargas de trabalho sejam combinadas com a infraestrutura em nuvem.
O armazenamento é um excelente exemplo de uma área onde as coisas podem dar errado, já que as organizações muitas vezes não conseguem distinguir entre dados “quentes” e “frios” – que precisam de diferentes níveis de disponibilidade (e que, por sua vez, podem ser obtidos de forma muito diferentes).
Por exemplo, um hospital pode ser obrigado a manter certos tipos de registros por um período de 18 a 25anos, mas pode nunca (ou apenas raramente) acessar esses dados. Colocando os dados em um ambiente de armazenamento frio que é otimizado para custo ao invés de desempenho, uma organização pode substancialmente reduzir seus custos mensais de armazenamento em nuvem.
Finalmente, muitas ineficiências são introduzidas no ambiente de nuvem devido a uma simples falta de boa governança. Também frequentemente, as políticas e procedimentos que vão gerenciar o crescimento do ambiente de nuvem de uma organização é uma reflexão tardia.
Esta, por sua vez, significa que os líderes de TI e de negócios estão constantemente em uma posição reativa. Em vez de ser capaz de monitorar proativamente o crescimento de seu ambiente operacional e evitar problemas, eles são forçados a apagar um incêndio após o outro, com pouca habilidade para prever quais novos problemas podem surgir em seu caminho.
O excesso de custos são talvez o resultado mais óbvio de um ambiente de nuvem ineficiente, mas eles estão longe de apenas ser um resultado negativo. A falta de governança, por exemplo, pode criar vulnerabilidades de segurança, problemas de conformidade e falta de eficiência no uso de aplicativos operacionais.
Para evitar esses problemas, as empresas devem desenvolver uma estratégia de gerenciamento de nuvem eficaz e implementar a combinação certa de ferramentas, políticas e parcerias para alcançar resultados reais de sucesso.
Uma estratégia eficaz de gerenciamento de nuvem
Embora quase todas as empresas lutem com algum nível de complexidade conforme seus ambientes de nuvem pública ficam maiores e mais diversificados, uma estratégia eficaz de gerenciamento de nuvem pode ajudar a simplificar os investimentos em nuvem sempre que possível – e ajudam a minimizar problemas quando algum nível de complexidade é inevitável.
Sem essa estratégia em vigor, as empresas vão descobrir que eles perdem muitos dos benefícios que atraíram eles para a nuvem em primeiro lugar. Uma estratégia de nuvem bem-sucedida permitirá o gerenciamento de recursos e cargas de trabalho para otimizar custos e desempenho.
Esta estratégia deve ter várias considerações em conta:
- Controles de custos
- Segurança
- Conformidade
- Controles de carga de trabalho e desempenho
Quando um gerenciamento de nuvem estratégica se torna eficiente, as equipes muitas vezes são capazes de resolver complicados processos de tomada de decisão em questão de horas ou mesmo minutos.
Em vez de reagir, levando a decisões equivocadas e prejuízos, as equipes podem levar uma abordagem prática e orientada à estratégia para a solução de problemas.
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando novas oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.