Há vários anos, o colunista do New York Times, Thomas Friedman, publicou um artigo de opinião inovador que introduziu o conceito de “economia do faça você mesmo”. Naquela época, Friedman previu que a tecnologia em nuvem acabaria por permitir aos empreendedores implementar modelos de negócios quase que instantaneamente.
Ele basicamente sugeriu que o acesso a serviços baseados em nuvem criou uma nova maneira de fazer negócios que permitiu a execução de ideias inovadoras imediatamente. Friedman estava certo.
A corrida pela inovação de startups está em andamento: cidades como Barcelona, Berlim, Londres, Paris e Brasil se transformaram em prósperos centros de startups, onde os empreendedores buscam novos e ousados conceitos de negócios.
Para ter sucesso, a maioria das startups visa desenvolver culturas abertas da empresa, onde a inovação acontece todos os dias e as pessoas podem colaborar em tempo real – em qualquer canal.
Como os serviços em nuvem são escaláveis por design, não requerem investimento inicial e fomentam a colaboração, eles ajudam as empresas jovens a crescer rapidamente e a se manterem ágeis.
3 razões pelas quais as startups buscam serviços na nuvem
- Nenhum investimento inicial
Com os serviços em nuvem, as empresas startups não precisam fazer investimentos iniciais caros. Os provedores de serviços em nuvem realizam investimentos iniciais, enquanto as empresas que usam os serviços pagam apenas uma taxa de assinatura mensal por usuário, que inclui serviço, manutenção e atualizações gratuitas.
Para quem administra sistemas de telefonia e comunicação no local, eles próprios suportam todos os custos operacionais e de investimento. E, em tempos de negócios lentos, as medidas de corte de custos às vezes podem levar à perda de manutenção oportuna e, nos piores casos, a sérios riscos comerciais, se os investimentos necessários forem reduzidos ou não forem realizados.
Serviços de telefone na nuvem, por exemplo, oferecem suporte à segurança e disponibilidade integradas, que uma única startup raramente pode implementar por conta própria.
Todos os custos associados aos serviços de nuvem estão incluídos na taxa de assinatura mensal e os contratos geralmente podem ser rescindidos mensalmente, oferecendo a máxima flexibilidade.
- Conexão rápida e pronta para uso
A melhor solução de comunicação é aquela que é simples de usar e, idealmente, foi posta à prova centenas de vezes.
As startups não têm tempo para experimentar sua própria infraestrutura tecnológica, elas simplesmente precisam funcionar prontas para uso. Embora a TI e as comunicações possam ser uma mercadoria valiosa, elas também podem representar um problema sério se demorarem muito para serem implantadas.
Os serviços em nuvem estão disponíveis para quase todos os requisitos. As startups podem se concentrar nos negócios desde o início e não gastar tempo configurando sua infraestrutura de TIC subjacente, ignorando o trabalho pesado de integração e os longos tempos de implantação e simplesmente esquecendo questões como a manutenção. Tudo o que você precisa é de uma conexão à Internet e ela simplesmente funciona desde o primeiro minuto.
- Serviço escalável
As empresas iniciantes podem disparar, ter fases de estagnação e, às vezes, até encolher. Independentemente do estágio em que sua startup está, os serviços em nuvem aumentam e diminuem com o desenvolvimento dos negócios.
Os serviços que não são em nuvem são tipicamente estáticos e nunca atendem aos requisitos de mudança das startups: em fases de crescimento, a adição de novos usuários geralmente leva muito tempo e, quando ocorre o downsizing, pode ser difícil reduzir custos.
Os serviços em nuvem são opostos, pois, graças às assinaturas flexíveis, os usuários podem ser adicionados ou removidos com o clique de um botão, literalmente.
Uma grande oportunidade para as revendas se dedicarem a venda de serviços de nuvem às startups
Seja uma empresa iniciante ou em crescimento, os serviços de nuvem se adaptam de maneira flexível aos requisitos de uma organização e aumentam ou diminuem os negócios, o que mostra todo o potencial pela qual as revendas se dedicarem a venda de serviços de nuvem às startups.
As soluções em nuvem são comprovadas e maduras, usadas por organizações desde startups até empresas consolidadas. Eles são fáceis de usar e evitam que as empresas tenham que embarcar em aventuras tecnológicas caras.
Além disso, a integração e a manutenção tediosas são coisa do passado, e a mais alta segurança e disponibilidade em nível de operadora são acessíveis mesmo para organizações menores, tudo a um custo geral mais baixo.
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando novas oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.