Embora equipes de operações de segurança munidas com bons recursos financeiros e amplamente organizadas geralmente tenham os mecanismos de detecção mais sofisticados, elas ainda precisam de especialistas que possam realizar investigações para localizar e interromper ameaças.
Isso porque os cibercriminosos sofisticados geralmente vivem fora da estrutura corporativa tradicional, aproveitando a funcionalidade normal do sistema que quase não deixa rastros identificáveis.
Ainda que os algoritmos de detecção, baseados em comportamento alimentados por aprendizado de máquina, e IA possam aprender e responder rapidamente, os especialistas humanos continuam sendo extremamente valiosos, especialmente se eles conhecem a rede e estão familiarizados com a forma como os ataques podem se desenrolar.
A caça a ameaças cibernéticas é uma atividade proativa de segurança cibernética que visa encontrar perigos ocultos em grandes quantidades de sinais de segurança e dados de alerta ou simplesmente não são sinalizadas por produtos de proteção.
Geralmente a busca por ameaças cibernéticas é um processo manual, embora as ótimas ferramentas possam tornar o processo muito menos tedioso e demorado.
Durante a caça a ameaças, os times de segurança da informação (SecOps) aplicam informações sobre os riscos, seja de sua própria pesquisa interna ou externa, e desenvolvem maneiras engenhosas de determinar a existência de uma ameaça que de outra forma não seria detectada.
Para fazer isso, eles precisam de acesso eficiente a dados abrangentes sobre eventos e entidades em sua rede, bem como uma compreensão boa e quantificável de estados normais ou linhas de base.
Na prática, a caça a ameaças permite que os analistas trabalhem com linhas de base estabelecidas e realcem comportamentos que podem oferecer risco para o negócio.
Porém, com as ferramentas certas, os analistas podem adaptar suas atividades de busca por riscos aos seus ambientes com maior facilidade e chance de acerto. Por exemplo, eles podem procurar um comportamento incomum, como conexões de rede inesperadas, que pode indicar que um aplicativo interno ou uma conta foi comprometida.
O processo de estabelecer as próprias linhas de base também pode fazer parte da caça a ameaças. Para fazer isso, os analistas precisam de ferramentas que possam olhar para múltiplas direções rapidamente, fornecendo dados suficientemente granulares para definir estados normais.
A proteção contra ameaças do Microsoft 365 é possível pelo poder da nuvem do Azure, com os insights do Intelligent Security Graph.
Grandes quantidades de inteligência de ameaças e dados de segurança de todo o portfólio da Microsoft são analisados e comparados com indicadores, regras humanas especializadas e algoritmos de aprendizado de máquina (ML) na IA da Microsoft.
Esse processo gera alertas significativos, identificando componentes de ameaças e atividades que os recursos de investigação e resposta automatizada corrigem.
Por exemplo, o Microsoft Threat Protection, recurso existente no Microsoft 365, distingue entre tentativas mal-intencionadas e normais de gravar no registro, examinando milhões de exemplos de gravações de registro e seus contextos: os arquivos ou processos envolvidos, tudo o que foi gravado nos logs, a hora em que as gravações foram executados, e assim por diante.
Com tantas informações de linha de base, a IA pode gerar alertas de segurança e começar a realizar atividades de correção, colocando rapidamente modificações de registro prejudiciais e arquivos associados em quarentena.
Embora a IA e outros sistemas automatizados sejam particularmente eficazes para localizar ameaças, a intuição humana e a flexibilidade ainda podem derrotá-los ao lidar com cenários altamente especializados ou incomuns.
Faça a busca por ameaças cibernéticas através dos recursos avançados do Microsoft 365
Os recursos avançados de caça no Microsoft Threat Protection permitem que você encontre ameaças em seus usuários, terminais, ferramentas de e-mail, produtividade e aplicativos.
Você pode integrar os dados das soluções de segurança MS ao Azure e, em seguida, expandir esse conjunto de dados, para incluir informações da Central de Segurança do Azure e produtos de proteção de terceiros, e encontrar ameaças que abrangem todo o seu ambiente.
Com a busca avançada no Microsoft Threat Protection, disponível no centro de segurança do Microsoft 365, você pode mergulhar e buscar dados de vários espaços de trabalho em seu ambiente Microsoft 365.
A caça avançada cobre inicialmente seus endpoints e seu e-mail do Office 365, expandindo sua abrangência para cobrir os recursos relacionados à identidade, e, ao aplicativo do Azure ATP e do Microsoft Cloud App Security.
A Microsoft incorporará continuamente mais informações ao seu esquema de segurança, ampliando as atividades sofisticadas de caça a ameaças que você pode realizar com a cobertura atual.
Entre em contato com nossos especialistas para saber mais!
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 35 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo a nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos a colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.