Um dos maiores e mais importantes setores da economia global, a indústria da educação, está passando por uma revolução digital.
Novas tecnologias estão definindo as normas da nova educação à medida que surgem formas mais eficientes e envolventes de canais de distribuição educacional. Neste segmento, o uso de inovações tecnológicas, a exemplo da Inteligência artificial e automação de processos, fazem atualmente parte das pautas ligadas à educação.
Apesar do seu impacto negativo, o que nos levou a uma triste realidade global, a Covid-19 impulsionou a tecnologia educacional, removendo os principais gargalos da transformação digital nas instituições de ensino.
Como consequência da atual crise global, tivemos reduzido praticamente toda a resistência dos professores em experimentar novas ferramentas digitais e mudando a percepção dos alunos e pais quanto a educação online, mostrando ser possível adotá-la e gerar resultados positivos e abrindo grandes oportunidades para revendas de produtos educacionais, possibilitando o aumento considerável de suas receitas.
A Covid-19 foi um forte catalisador para o setor de educação, beneficiando revendas de TI
Antes da pandemia e da mudança repentina para o trabalho remoto, o aprendizado online estava operando à margem dos produtos e serviços oferecidos pelas revendas.
Na maioria dos casos, a educação à distância complementava o processo de aprendizagem tradicional ou substituía tutores presenciais onde não havia outra forma de acessá-los.
Durante a crise, não havia alternativas e, de repente, o online tornou-se a norma. A adoção e o uso aumentaram e a demanda por soluções de educação, a exemplo do Google for Education, cresceu em um ritmo extraordinário, acelerando a digitalização da educação em cinco a dez anos.
Com os recursos extras e uma vasta população de educadores e alunos que estão agora muito mais abertos ao aprendizado digital, é possível transformar a educação como a conhecemos, mesmo depois do retorno às salas de aula ao fim da pandemia.
O bloqueio impulsionado pela pandemia, proporcionou um grande estímulo à indústria já em crescimento, com escolas migrando para a Internet e a cultura de trabalho à distância prestes a se tornar um novo padrão aceito.
Os principais fatores que levam à adoção da tecnologia na educação, beneficiando as revendas de tecnologia a aumentar as suas receitas, foram a considerável penetração da Internet em todo o país e o aumento massivo do acesso a dispositivos móveis, como smartphones, tablets e laptops, mesmo em áreas rurais, onde é possível ver tendências encorajadoras de consumo de conteúdo online tomando forma em toda a demografia.
Além disso, temos uma população jovem empregável ávida por treinamentos, certificações e uma demanda crescente por requalificação em um mundo em fluxo constante, mostrando que o aprendizado remoto é uma tendência que veio para ficar mesmo depois que a economia voltar ao seu fluxo normal.
Oportunidade para as revendas
A tecnologia tem o poder de transformar a educação.
Embora a pandemia tenha sido algo que impactou uma sociedade global, o cenário atual da educação abriu portas para novos negócios, estimulando revendas a investirem no segmento com a certeza de grandes retornos e sabendo que continuará a se desenvolver com novos produtos, com foco em fornecer uma experiência de aprendizagem mais personalizada para professores e alunos.
Com essas grandes mudanças trazendo um novo futuro para o setor de educação, este é o momento para que as revendas possam aproveitar se quiserem integrar lucro com propósito.
A seguir, vamos analisar três dicas importantes que aceleram as vendas de produtos de tecnologia educacional.
- Conhecendo o seu mercado
É essencial fazer estudos e pesquisas de mercado antes de desenvolver e vender seu produto. Você deve saber quem são os compradores potenciais, pois o mercado estará repleto de diferentes tipos de clientes.
No caso de instituições de ensino, poderão existir escolas, faculdades, centros de treinamento e universidades. Se você selecionar apenas o mercado escolar, também pode encontrar escolas em categorias diferentes, por exemplo, governamental e privada.
Portanto, as revendas precisam entender o mercado disponível e a nova realidade da educação.
- Conheça o seu produto e solução
Para as revendas, é igualmente importante conhecer profundamente seus produtos e serviços antes de começar a vender. Compreenda os recursos e a funcionalidade da solução para preparar brochuras e argumentos de venda.
Converse com alguns clientes em potencial para entender a adequação inicial do produto ao mercado e use as informações para melhorar sua embalagem e seu argumento.
Você deve comparar o produto e a solução com outros fornecedores do mercado. Isso o ajudará a definir um preço competitivo frente aos concorrentes.
- Compreenda a persona do comprador e o processo de decisão
Você terá que analisar os diferentes tipos de usuários na escola e descobrir quem adquire sua solução. Existem professores, administradores, diretores, gestores, proprietários de escolas, entre outros, que estão envolvidos na decisão de compra do software.
Para alguns produtos e soluções, você pode ignorar algumas dessas partes interessadas. Mas para qualquer venda com bom preço, você terá que navegar por todos eles. Compreenda as diferentes partes interessadas e os processos de decisão na compra de sua solução pelo cliente.
Vender produtos educacionais pode ser um desafio
No entanto, desenvolver uma visão e conhecimento sobre esse setor pode ajudar a evitar erros ao longo do caminho.
As revendas que estão entrando no mercado pela primeira vez ou mesmo voltando com um novo produto ou programa precisam entender ou lembrar dos elementos-chave do mercado de educação, que não podem ser alterados, evitados ou mesmo ignorados.
Felizmente, existem recursos úteis disponíveis para empresas parceiras projetados para expandir suas vendas com base em produtos bem-sucedidos.
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