Quando nos distanciarmos o suficiente da crise do COVID-19 para avaliar totalmente nosso desempenho, teremos muito a aprender com as escolhas feitas por diferentes instituições de ensino.
Ao final da crise já teremos superado vários obstáculos, desde o desenvolvimento do corpo docente e a infraestrutura de tecnologia, até mudanças de mentalidade completas. A maneira como foram resolvidas ajudará a determinar as mudanças que os estabelecimentos de ensino farão depois que saírem de seus bloqueios.
Porém, ainda durante a crise, os líderes de TI estão buscando cada vez mais ideias para ajudar suas instituições a navegar por mudanças rápidas em um tempo sem precedentes.
A próxima etapa para o desenvolvimento organizacional é ver como a TI pode trabalhar estrategicamente com a liderança das organizações para oferecer os recursos e suporte que são essenciais para a experiência do aluno, tanto em tempos normais quanto em qualquer crise futura.
Muitas faculdades e universidades, por exemplo, agora reconhecem que as necessidades dos alunos vão muito além do acesso a aulas remotas.
Numerosas atividades e programas dentro e fora do campus são cruciais para o sucesso do aluno, incluindo aconselhamento, saúde física e mental, serviços de carreira, estágios, serviços financeiros, ajuda de emergência, habitação e até serviços de alimentação.
Entenda as necessidades mais críticas de seus alunos
Antes do COVID-19, alguns desses serviços, como aconselhamento em saúde mental, podem não ter sido considerados essenciais para o aprendizado. Ainda assim, esses serviços promovem o sucesso do aluno e isso os torna essenciais.
O bem-estar do aluno é a chave para a persistência e o sucesso. Ao compreender melhor o aluno como um todo, dentro e fora da sala de aula, as instituições podem avaliar como e quando usam os serviços e estar mais bem preparadas no futuro.
As instituições que já faziam isso antes da crise do COVID-19 agora estão em uma posição melhor para replicar serviços importantes em formatos online.
Mudar para um ambiente totalmente remoto durante o ano de 2020 revelou a necessidade crítica de garantir que os alunos, especialmente aqueles de grupos mais vulneráveis, possam acessar serviços de alimentação, abrigo e conectividade com a Internet. Mas outras necessidades urgentes são menos óbvias.
Por exemplo, 66% das instituições entrevistadas na pesquisa EDUCAUSE de abril de 2020 relataram que os alunos têm dificuldade de acessar remotamente estágios e práticas fora do campus. Embora essas colocações possam não ser os primeiros serviços que consideramos essenciais para o sucesso do aluno, elas são reconhecidas como de alto impacto e têm efeitos de curto e longo prazo.
Como um todo, os serviços estudantis promovem um sentimento de pertencimento que pesquisas consideráveis provaram ser um fator positivo crucial. Mesmo com as flutuações de classe para classe, ano a ano, esse sentimento de pertencimento é fundamental para a igualdade do aluno.
Sentir-se respeitado, bem-vindo e valorizado, afinal, relacionado a resultados como melhores notas, retenção e engajamento, com orientação de colegas e apoio da equipe torna-se um relacionamento direto e positivo.
Mas como as instituições de ensino podem replicar esse sentimento de pertencimento e fornecer suporte por meio de uma tela de computador?
A resposta pode começar com uma maior compreensão institucional da jornada do aluno dentro e fora das organizações.
Na última década, as instituições reconheceram a importância de oferecer alertas e anúncios através das plataformas educacionais, planejamento dos cursos, aconselhamento e outros serviços online para ajudar os alunos a atingirem seus objetivos acadêmicos de maneira econômica e eficiente.
Uma ampla gama de novos aplicativos e tecnologias que apoiam o sucesso do aluno, a exemplo do Google for Education, agora estão disponíveis para ajudar os alunos a se adaptarem ao aprendizado totalmente remoto.
Ao usar dados comportamentais para desenvolver modelos da experiência do aluno, as instituições também podem identificar os serviços de que podem precisar em uma crise. Mas, não apenas precisamos de mais dados, também precisamos de mergulhos mais profundos nos dados para entender os desafios e oportunidades para subconjuntos específicos de alunos.
Por mais tentadoras que sejam as eficiências percebidas dos modelos preditivos, eles podem estar repletos de problemas. Precisamos de uma combinação de modelos de dados e dados qualitativos sobre a experiência vivida de cada aluno para compreender totalmente que tipo de recursos podem melhor apoiá-los.
Saber como é o dia normal de um aluno, por exemplo, é a chave para saber de quais serviços eles precisam ao enfrentar uma rotina interrompida.
Como um exemplo desse tipo de percepção, o Estado de Sacramento na Califórnia está implementando um programa piloto para entender melhor quais serviços do campus os alunos mais usam.
Os alunos devem optar por serem incluídos, com essas informações, a universidade pode identificar serviços de suporte críticos e garantir que eles permaneçam disponíveis em uma crise.
Embora ainda tenhamos muito a aprender e realizar, devemos também aproveitar esta oportunidade para crescer se quisermos sair fortalecidos desta crise. Dentro de nossas instituições, essas oportunidades incluem o uso de nossos recursos de TI e nossos recursos humanos com maior eficiência e criatividade.
Isso, por sua vez, nos ajudará a encontrar soluções que nos permitam atender melhor nossos alunos.
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