A tecnologia das empresas está passando por uma evolução rápida. Conforme observado pelo Gartner, mais da metade dos CIOs esperam “mudanças significativas no modelo de negócios” graças aos esforços de transformação digital.
Liderando essa transição tecnológica está a nuvem, com a adoção continuando a crescer, mesmo enquanto as empresas procuram maneiras de preencher a lacuna de habilidades necessárias.
A entrega das vantagens da nuvem não é mais uma surpresa, benefícios orçamentários, segurança aprimorada de dados e acesso sob demanda fazem parte da promessa da computação em nuvem.
Mas com amplos benefícios vêm os desafios da nuvem no campus. A maior armadilha potencial? Generalização. Já se foi o tempo da “nuvem” como um ponto-chave para qualquer serviço gerenciado fora das pilhas locais.
Hoje, a diversificação de provedores e estratégias de implantação significa maior complexidade de mercado: uma nuvem pública em grande escala é a melhor aposta para serviços de TI ou as empresas deveriam optar por ofertas de nuvem privada interna? E os modelos multicloud ou híbridos?
Soluções e serviços também são específicos de função: não se trata simplesmente de software como serviço, mas de recuperação de desastres como serviço ou outros aplicativos de armazenamento em nuvem que podem ser integrados e modificados sob demanda.
Não se trata apenas de infraestrutura como serviço, mas de suporte para tudo, desde implantações de planejamento de recursos empresariais em escolas até sistemas financeiros e portais de registro.
A nuvem é um novo conjunto de habilidades, relacionado à TI existente. Muitos dos benefícios não funcionam se você usar o mesmo conjunto de habilidades.
É uma curva de aprendizado íngreme – mas com a abordagem certa é possível reorientar a equipe, redirecionar os esforços de TI e resolver os três principais desafios da nuvem nas empresas.
Desafio de nuvem nº 1: Solução para SaaS
Software as a Service representa a linha de frente da computação em nuvem. É familiar, fácil de entender e amplamente adotado por empresas, mesmo que elas não tenham procurado implementações SaaS propositalmente.
De e-mail a sites e sistemas de negócios baseados em nuvem, transferir recursos de aplicativos de racks locais é a primeira etapa para obter os benefícios da nuvem.
Para a TI das empresas, isso representa um desafio.
Para alavancar o valor do SaaS em escala, as equipes de TI devem se afastar das tarefas manuais de iteração, teste e implantação de aplicativos em servidores locais.
Em vez disso, eles devem se concentrar nos aspectos gerenciais dos acordos de nível de serviço e nos requisitos de suporte para garantir que as soluções SaaS atendam ao tempo de atividade e aos benchmarks de desempenho necessários.
Desafio de nuvem nº 2: Implementando IaaS
Embora as empresas estejam atualmente “em um bom lugar” quando se trata de computação em nuvem, a jornada não foi fácil.
Hoje, muitas organizações já transferiram finanças, administração, pesquisa e até infraestrutura operacional para a nuvem, mas grande parte deles cometeram a maioria dos erros que você pode cometer ao longo do caminho.
Quando se trata de fazer a transição da infraestrutura local, destaca-se a sensação de segurança que vem com a capacidade de localizar fisicamente e consertar servidores locais. Se algo der errado, a equipe estará à disposição para solucionar o problema rapidamente.
Na prática, as empresas precisam se mover para a nuvem de uma forma muito estratégica. Em vez de implantar uma nova infraestrutura de imediato, recomenda-se primeiro reservar um tempo para o desenvolvimento profissional da equipe de tecnologia para obter as habilidades necessárias para a migração IaaS.
O próximo passo é quebrar os silos de TI. Você precisa das pessoas certas para participar da “conversa”. A empresa precisa do administrador de sistema, rede, segurança. Se você deixar grupos de fora, acabará com grandes lacunas e problemas em que um grupo não apoia.
Desafio da nuvem nº 3: garantindo o suporte para as partes estratégicas da empresa
Uma das 10 principais prioridades de tecnologia em 2020 para as empresas é o desenvolvimento de integrações digitais, sistemas que são interoperáveis, escaláveis e extensíveis sob demanda.
A computação em nuvem oferece esses benefícios, mas mesmo com abordagens SaaS e IaaS, as empresas não reconhecerão a inovação da nuvem sem o suporte das partes estratégicas da empresa em todos os níveis organizacionais.
Isso requer “trazer todas as partes interessadas no início do projeto para criar algum tipo de governança e estrutura de comitê, ao invés de pensar nisso após a migração consumada para a nuvem.
Esta é uma mudança significativa em relação às implantações locais, porque a implementação de novos aplicativos internamente ou a expansão do data center não exigem o mesmo tipo de supervisão e suporte.
O modelo de computação em nuvem pago para as empresas significa que os administradores de sistemas agora precisam se preocupar com os custos, além da tecnologia operacional isoladamente.
Tratar de forma separada ao mundo de TI não é mais suficiente para impulsionar o valor na linha de negócios. Em vez disso, o time de TI precisa apresentar a outros grupos porque eles deveriam dedicar seu tempo e estar nas reuniões de planejamento.
As equipes de tecnologia precisam articular os benefícios da nuvem para estimular as partes interessadas e criar a estrutura necessária para oferecer suporte a novas implantações em escala e velocidade.
A diversificação e a especificação mudaram a paisagem das empresas em diferentes segmentos e tamanhos. Serviço, estratégia e suporte são agora os mandatos operacionais necessários para que as equipes de TI aproveitem o valor da computação em nuvem das empresas.
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