As startups estão desempenhando um papel cada vez mais importante na economia nacional. O Brasil, por exemplo, tem 12.700 startups, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), crescimento de 27% em relação a 2018, quando eram 10 mil empresas. E 20 vezes mais do que em 2011, ano de fundação da Abstartups, que contabilizou 600 negócios à época.
No entanto, também foi relatado que 90% das startups falham, com custos em espiral geralmente o principal motivador.
De acordo com a CB Insights, plataforma de análise de negócios, 29% das startups citam a falta de dinheiro como motivo do insucesso, com 18% culpando questões de preços e custos e 8% afirmando que a falta de interesse do investidor ou do financiamento levou ao fim prematuro da empresa.
Dado que as startups geralmente não têm a influência financeira de seus concorrentes maiores, manter os custos baixos pode ser a diferença entre sucesso e fracasso.
Uma das maneiras pelas quais as startups mantêm seus orçamentos sob controle e ainda usam tecnologias digitais inovadoras é adotando a computação em nuvem através de CSPs (Cloud Solution Provider).
O Cloud Solution Provider é um programa que permite aos provedores de soluções controlar, licenciar e oferecer suporte a certas ofertas de licenciamento de soluções em nuvem.
Trata-se, portanto, de um veículo em que os provedores de soluções podem ir além de simplesmente vender o licenciamento, oferecendo mais valor e se envolvendo mais no negócio dos seus clientes.
Quais são os benefícios do licenciamento por meio do modelo CSP?
O licenciamento por meio do Cloud Solution Provider gera diversos benefícios para as startups que impactam diretamente no controle de orçamentos ao mesmo tempo que se investe em tecnologia e inovação.
- Flexibilidade
No cenário de TI atual, as empresas são obrigadas a estarem vinculadas com um contrato de licenciamento por tempo mínimo pré-determinado. Essa realidade não é interessante para as startups que estão em fase inicial. Afinal, o empreendedorismo está se movimentando para se tornar cada vez mais ágil e menos dependente de uma única solução.
Com o licenciamento feito por meio de CSPs, as startups têm flexibilidade para escolher os programas que desejam usar, de acordo com a demanda de trabalho. A ideia é que os recursos estejam disponibilizados em um serviço de armazenamento em nuvem, sem que seja necessário fazer assinaturas de todos os recursos tecnológicos utilizados para o suporte a infraestrutura da startup, por exemplo.
- Suporte
No que se refere ao suporte tecnológico, é preciso deixar claro que ele é gerenciado pela CSP. Nesse sentido, existem diretrizes que devem ser cumpridas para que essa responsabilidade seja totalmente assumida.
O provedor de serviços é o primeiro ponto de contato para solicitações de suporte. Porém, por se tratar de algo que é gerenciado por cada prestador, pode ser que alguns tenham mais recursos do que outros.
Existem alguns provedores que definem diferentes níveis de suporte, dependendo da estrutura da empresa atendida. Já outros, seguem um padrão de atendimento para todos os clientes. O importante aqui é destacar que muito desse custo é de responsabilidade do CSP, tirando o peso maior das costas da startup.
- Recursos adicionais
Historicamente, as empresas compram os licenciamentos de produtos de um revendedor. Em seguida, contratam um terceiro para fazer as migrações e instalações necessárias, caso não haja uma equipe de TI interna para a realização dessas atividades.
Porém, o mundo da TI está em constante evolução, e os provedores de soluções podem ajudar com serviços gerenciados. Assim, as startups podem contar com todas as tarefas sendo desenvolvidas por um único fornecedor com custo reduzido. É o que acontece ao contratar soluções de CSP.
Se você já é cliente de um provedor, essa empresa tem informações sobre a estrutura do seu negócio e é capaz de oferecer uma visão ampla sobre a implementação de projetos. Também consegue oferecer recursos adicionais, como o suporte técnico e a recomendação de produtos, para que você possa seguir com a startup em pleno funcionamento.
Desde a startup emergente até organizações bem estabelecidas, os negócios do mundo se baseiam na nuvem.
A parcerias com CSPs é uma das grandes tendências da tecnologia, mudando – ou transformando – quase todos os setores. Há uma razão pela qual mais startups constroem em plataformas de hospedagem em nuvem do que definem a infraestrutura de computação dentro da organização: as soluções de hospedagem em nuvem ajudam a ter sucesso, desde o início até o IPO.
Em vez de possuir sua própria infraestrutura de computação ou data centers, as startups podem alugar acesso a qualquer coisa, de aplicativos a armazenamento, de um CSP. Em vez disso, eles pagam pelo que usam quando o usam. Para pequenas empresas, principalmente, essas economias são essenciais para a sobrevivência e crescimento do negócio.
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando novas oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.