Os CIOs de hoje estão interessados nos benefícios de escalabilidade, velocidade e flexibilidade que um ambiente de nuvem pode oferecer à sua empresa. No entanto, colher os benefícios de migrar para a nuvem envolve muito mais do que uma abordagem de levantamento e mudança.
Embora a mudança de um ambiente de infraestrutura legada para um ambiente de nuvem inclua a manutenção de alguns pontos comuns em torno de aplicativos e conformidade, as organizações devem abandonar uma mentalidade tradicional de TI e implementar novos processos e estruturas de pessoal durante a migração da nuvem que se alinham com um nativo da nuvem modele e gerencie o ambiente de TI de forma holística com tecnologia de nuvem em vez de unidades de TI isoladas.
5 dicas para garantir que sua migração para a nuvem seja bem-sucedida
- Garanta o gerenciamento da nuvem antes de migrar para a nuvem
Os CIOs enfrentam continuamente os desafios de gerenciar ambientes de infraestrutura de TI em constante mudança. Como a infraestrutura em nuvem acelera o ritmo dos negócios por meio de um rápido tempo de provisionamento para servidores e armazenamento, a prontidão proativa é essencial para uma migração de nuvem bem-sucedida.
Isso inclui a atualização de processos centrados em TI para lidar com solicitações de nuvem de maneira eficiente e estabelecer um modelo de responsabilidade compartilhada entre as equipes de segurança e tecnologia com ferramentas nativas da nuvem incorporadas.
Governança eficiente e padronização de políticas que utilizam processos em nuvem e têm modelos padronizados ou configurações de arquitetura para computação e rede também são essenciais.
Certifique-se de que haja um alto conhecimento das listas de processos e tarefas, especialmente para dependências entre equipes.
Embora esses elementos sejam certamente personalizáveis em um ambiente de nuvem estabelecido, é mais fácil oferecer suporte a operações contínuas e oferecer acesso universal a outros grupos de usuários organizacionais quando as configurações de arquitetura padronizadas estão em vigor.
- Forme uma equipe de nuvem com funções e conjuntos de habilidades claramente designados
Comece sua migração para a nuvem criando uma equipe de nuvem dedicada para todas as novas solicitações relacionadas à nuvem. A falta de habilidades e experiência em nuvem é uma deficiência comum em organizações em transição para um ambiente de nuvem e geralmente é uma das lacunas mais difíceis de preencher.
Várias das novas funções necessárias para uma migração de nuvem otimizada e escalonável podem ser originadas de funções e conjuntos de habilidades existentes, principalmente se a organização estiver preparada para fazer um investimento no treinamento de recursos existentes e capazes.
Por exemplo, uma organização de arquitetura corporativa sólida pode desenvolver seus conjuntos de habilidades com a ajuda de treinamento adicional em princípios de DevOps e práticas recomendadas de arquitetura em nuvem em seu setor.
- Padronize políticas de nuvem
Padronizar processos e modelos para solicitações de nuvem em todos os setores da empresa e unidades de negócios.
Para estabelecer políticas de nuvem adequadas, crie provisionamento automatizado para serviços de nuvem e desenvolva e otimize coletivamente estratégias que atendam às necessidades de uso, segurança e orçamento da organização.
Isso inclui a construção de recursos e serviços de automação repetíveis que são isolados para disponibilidade independente, escalabilidade elástica e ferramentas integradas para controles de segurança.
- Utilize a padronização de arquitetura
Certifique-se de atualizar e aprimorar os padrões atuais de arquitetura de TI para se alinhar com a nova estratégia de migração para a nuvem.
Além disso, reserve um tempo para desenvolver arquiteturas nativas da nuvem, em vez de aplicar uma abordagem de levantamento e mudança para os padrões existentes. Por último, priorize o desenvolvimento de um roteiro de arquitetura corporativa para todos os recursos de nuvem necessários.
- Crie uma equipe FinOps para impulsionar estratégias de redução de custos
Uma nova disciplina chamada FinOps (operações financeiras) surgiu dentro das equipes de nuvem corporativa, com o objetivo de monitorar e gerenciar despesas de nuvem de forma otimizada, pois a previsão da nuvem é muito diferente de prever uma infraestrutura legada gerenciada centralmente.
Monitorar cargas de trabalho individuais e a telemetria disponível para rastreá-los na nuvem pública também é fundamental.
Os CIOs devem designar especialistas em FinOps que são responsáveis por manter a visibilidade da utilização da nuvem e dos modelos de alocação de custos, bem como colaborar com o departamento financeiro para estabelecer a realização de valor, rastreamento e estruturas de responsabilidade para gerar economia de custos.
Esta equipe implementará as melhores práticas, incluindo análise de otimização, gerenciamento de instância reservada, modelagem de otimização em camadas, análise de faturamento em várias nuvens e análise de showback e chargeback.
As armadilhas da nuvem são abundantes
Mas a alocação de recursos suficientes durante a fase de planejamento de migração para a nuvem ajudará a mitigar potenciais desafios e insucessos, revela a economia da adoção da nuvem e ajuda a estabelecer a liderança, comunicação, pessoas, processos e tecnologia necessários para atingir tal economia.
Com os modelos, metodologias, estratégias e práticas recomendadas certas, os CIOs podem superar esses desafios com uma abordagem de governança de valor que permite que suas organizações implementem uma migração de nuvem sólida.
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando novas oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.