As últimas previsões feitas pelo Gartner mostram uma tendência para o mercado de PCs, devido à desaceleração econômica decorrente do bloqueio do coronavírus Covid-19. Os tomadores de decisão de TI devem começar a avaliar como oferecer suporte ao trabalho remoto à medida que isso se torna incorporado às práticas normais de trabalho.
Isso não significa o fim do PC, porém a previsão feita pelo Gartner mostra um quadro de queda para o mercado. Em sua última previsão, a empresa de análise previu a queda das vendas de PCs em 10% e smartphones 14,6%.
De fato, o mercado está sendo pressionado e puxado por diferentes forças, uma das quais é o bloqueio em muitos países, o que é uma vantagem para o mercado de computadores, em torno do trabalho em casa.
Com relação ao declínio nas remessas de smartphones, embora os usuários tenham aumentado o uso de seus telefones celulares para se comunicar com colegas, parceiros de trabalho, amigos e familiares durante os bloqueios, a renda disponível reduzida resultará em menos consumidores atualizando seus telefones. Como resultado, a vida útil do telefone se estenderá de 2,5 anos em 2018 para 2,7 anos em 2021.
Na prática, o bloqueio forçou empresas e escolas a permitir que milhões de pessoas trabalhem em casa e aumentar os gastos com novos notebooks, Chromebooks e tablets para esses trabalhadores. Os estabelecimentos de ensino e governo também aumentaram os gastos com esses dispositivos para facilitar a educação à distância.
A tendência de trabalhar em casa faz com que os departamentos de TI mudem para mais notebooks, tablets e dispositivos Chrome para o trabalho
Essa tendência, combinada com os negócios necessários para criar planos de continuidade de negócios flexíveis, fará com que os notebooks empresariais, a exemplo do Chromebook, substituam os PCs baseados em desktops até 2021 e 2022.
Também há um impulso para o e-learning, que fará toda a diferença no mercado, mas, o maior impacto no segundo semestre será a retração econômica devido ao bloqueio. As empresas não substituirão os PCs”, acrescentou ele, o que significa que as vendas de novos PCs podem cair ainda mais durante a crise.
Ao ter um aumento no trabalho em casa, as empresas precisarão pensar a respeito da TI necessária para dar cada vez mais suporte aos funcionários. Eles terão que ser totalmente imersos. O computador precisa ser reinventado para torná-lo mais propício para trabalhar em casa.
A demanda de Chromebooks cresceu mais de 4 vezes durante a pandemia COVID-19
Excelente notícia para revendas que trabalham com Chrome Education Upgrade e Google for Education. Como resultado direto da pandemia COVID-19, o mercado de Chromebooks em particular explodiu com um crescimento de mais de 4 vezes.
Conforme relatado pela Canalys, empresa especializada em análise de mercado em tecnologia global, o quarto trimestre de 2020 viu o mercado de Chromebooks em alta.
Especificamente, crescendo globalmente mais de 11 milhões de unidades no último trimestre, em comparação com cerca de 2,5 milhões no mesmo período em 2019. Ao longo de 2020, em virtude da pandemia de COVID-19, o mercado de Chromebooks como um todo viu mais de 30 milhões de unidades compradas.
A demanda por Chromebooks está em alta. Assim como acontece no Brasil, muitos países estão acelerando seus planos de educação digital após bloqueios visando conter os impactos da pandemia, escolas e universidades estão clamando por soluções fáceis de implantar e as ofertas digitais do Google for Education estão se mostrando bastante populares em relação às plataformas rivais.
Com os governos em muitos países correndo em direção a uma proporção muito necessária de dispositivos 1: 1 para alunos, espera-se que a demanda de Chromebooks para a educação permaneça forte em 2021, o que se torna uma grande oportunidade para revendas especializadas em Chrome Education Upgrade e Google for Education.
Fora da educação, também tem havido crescente interesse de consumidores e clientes comerciais tradicionais em procurar Chromebooks visando garantir a continuidade de negócios ou computação pessoal a preços acessíveis.
Com muitos alunos levando Chromebooks da escola para casa, o gerenciamento de dispositivos é cada vez mais importante e desafiador. As revendas têm a oportunidade de oferecer serviços relacionados ao Google for Education e Chrome Education Upgrade, além da oferta de serviços ligados à proteção e privacidade dos dados dos alunos, auxiliando no investimento em tecnologia das instituições de ensino.
Gerenciar os dispositivos Chromebooks e ajudar a garantir que os alunos tenham acesso adequado à educação à distância de onde quer que estejam tornou-se uma oportunidade para as revendas em meio a atual crise sanitária e econômica.
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.