A pandemia COVID-19 já demonstra impactos devastadores que provavelmente terão consequências sociais e econômicas de longo prazo. A crise agravou as desigualdades educacionais já generalizadas devido a fatores relacionados a gênero, deficiência, imigração, língua materna, dificuldades de aprendizagem ou outras fontes de desvantagem socioeconômica.
Na verdade, de acordo com a UNESCO, 40% dos países mais pobres do mundo não conseguiram apoiar seus alunos desfavorecidos nos últimos meses, e as muitas consequências adversas do fechamento de escolas foram particularmente graves para crianças desfavorecidas e suas famílias, bem como para todos os alunos com dificuldades de aprendizagem e necessidades especiais.
A pandemia destacou fortemente a fragilidade de nossos processos de aprendizagem, mesmo aqueles considerados relativamente estáveis. Portanto, é crucial que a inovação e a criatividade estimuladas por esta crise sejam alavancadas para tornar os sistemas educacionais mais justos, inclusivos e resilientes.
O desafio do processo de aprendizagem em tempos de crise global e distanciamento social
O fechamento prolongado de escolas devido à crise do COVID-19 transformou o processo de aprendizagem em um grande desafio.
Embora alguns alunos tenham continuado seus estudos, muitos foram privados de oportunidades adequadas para fazê-lo porque muitas vezes não tinham serviços e ferramentas essenciais, como equipamentos tecnológicos ou serviços de apoio à aprendizagem.
Portanto, tornou-se necessário estabelecer prioridades específicas e enfatizar algumas disciplinas mais do que outras nos currículos escolares.
Na ausência de diretrizes operacionais claras e de um plano de contingência relativo às prioridades do currículo, os atores do sistema educacional propuseram uma variedade de abordagens sugeridas para manter a continuidade educacional.
Isso sugere que iniciativas claras precisam ser estabelecidas para preparar as escolas para outras emergências potenciais envolvendo fechamentos prolongados e períodos de distanciamento social.
No entanto, é importante ter em mente que muitos sistemas educacionais já haviam reformulado seus currículos após constatar que os alunos raramente eram capazes de transferir adequadamente os conhecimentos e as habilidades adquiridas na escola para as situações cotidianas.
De fato, o aprendizado adquirido na escola raramente foi colocado no contexto de situações de crises globais, o que alimentou a ideia de que a escola não está preparada. Muitas organizações internacionais, a exemplo da OCDE, pediram um esforço para tornar a educação mais “significativa” por meio de processos de aprendizagem renovados adequados aos cenários que envolvam situações que obriguem o distanciamento global de professores e alunos.
Google for Education: um caminho para novas oportunidades na aprendizagem digital
O ambiente online disponível na plataforma Google for Education é um bom exemplo de oportunidades sem precedentes para pessoas que de outra forma teriam acesso limitado à educação em decorrência da crise sanitária atual, bem como um novo paradigma para educadores em que cursos dinâmicos de mais alta qualidade podem ser desenvolvidos.
Aqui está uma lista de algumas das principais oportunidades oferecidas pela plataforma Google for Education para o aprendizado digital, neste período atual de crise e pós Covid-19.
● Em qualquer lugar
A principal vantagem do aprendizado online disponível com ajuda da plataforma Google for Education é que ele permite que os alunos participem de situações de aprendizado de alta qualidade quando a distância e o horário tornam o aprendizado presencial difícil ou impossível.
Os alunos podem participar das aulas em qualquer lugar do mundo, desde que tenham computador e conexão à Internet. Além disso, o formato online permite que alunos com deficiência física (e professores) tenham mais liberdade para participar das aulas.
Os participantes acessam a sala de aula virtual do Google por meio de seus dispositivos, em vez de ter que “ir para a aula” fisicamente.
● Sinergia
O formato online da plataforma Google for Education permite uma interação dinâmica entre o professor e os alunos e entre os próprios alunos. Recursos e ideias são compartilhados e uma sinergia contínua será gerada por meio do processo de aprendizagem.
Cada indivíduo pode contribuir para as discussões do curso e comentários sobre o trabalho dos outros. A sinergia que existe na sala de aula virtual centrada no aluno é uma das características mais exclusivas e vitais que o formato de aprendizagem online possui.
● Diálogo de alta qualidade
Em uma estrutura de discussão assíncrona online, o aluno pode refletir sobre os comentários de outras pessoas antes de responder ou passar para o próximo item.
Esta estrutura permite que os alunos tenham tempo para articular as respostas com muito mais profundidade e previsão do que em uma situação de discussão face a face tradicional, onde o participante deve analisar o comentário de outro no local e formular uma resposta ou então perder a chance de contribuir para a discussão.
● Centrado no Aluno
Em uma discussão online, o aluno responde individualmente ao material de aula (palestras e livros do curso, por exemplo) e aos comentários de outros alunos. Os alunos geralmente respondem aos tópicos da conversa mais ampla que falam mais claramente de suas preocupações individuais.
Essas situações resultam em outras conversas ocorrendo simultaneamente dentro do grupo. Embora os alunos devam ler todas as contribuições de seus colegas de classe, eles se envolvem ativamente apenas nas partes do diálogo mais relevantes para seus próprios interesses.
Dessa forma, os alunos controlam sua própria experiência de aprendizagem e adaptam as discussões da classe para atender às suas necessidades específicas. O ideal é que os alunos façam suas próprias contribuições individuais para o curso e, ao mesmo tempo, retirem uma combinação única de informações relevantes.
● Acesso a Recursos
É fácil incluir especialistas, convidados ilustres ou alunos de outras instituições em uma aula online. Além disso, os alunos de hoje têm acesso a recursos e materiais que podem estar fisicamente ou digitalmente localizados em qualquer lugar do mundo.
Um professor pode compilar uma seção de recursos online com links para artigos acadêmicos, instituições e outros materiais relevantes ao tópico do curso para os alunos acessarem para pesquisa, extensão ou análise aprofundada do conteúdo do curso.
Ensino criativo em benefício de um novo processo de aprendizagem
Mesmo em tempos de distanciamento social, o uso do ambientes online com uso da plataforma Google for Education apoia o processo de aprendizagem interativo para a autodireção e o pensamento crítico.
Alguns educadores fizeram grandes avanços na aplicação desses conceitos ao seu ensino prático. No entanto, ainda existem muitas aulas baseadas em palestras e na memorização mecânica do material. A natureza do mundo semi-autônomo e autodirigido da sala de aula virtual torna as abordagens inovadoras e criativas de ensino ainda mais importantes.
No ambiente online, o facilitador e o aluno colaboram para criar uma experiência de aprendizagem dinâmica.
A percepção de uma mudança na tecnologia cria a esperança de que aqueles que migrarem para a nova tecnologia também deixem para trás antigos hábitos ao adotar esse novo paradigma de ensino.
À medida que os educadores transformam seus cursos para aproveitar ao máximo o formato online, eles devem refletir sobre os objetivos do curso e os estilos de ensino. Muitas das qualidades que tornam um facilitador online de sucesso também são extremamente eficazes na sala de aula tradicional.
Entre em contato com nossos especialistas para saber mais!
Sobre a SND Soluções em Tecnologia
A SND é uma empresa que visa oferecer soluções de tecnologia para clientes de todo o Brasil. São mais de 33 anos trazendo soluções completas para o setor da tecnologia com honestidade e assertividade, sempre usando a inovação e pioneirismo ao nosso favor.
Preocupada com o constante movimento tecnológico, a SND inova e se adapta às necessidades e tendências do mercado mundial. Além de investir em produtos e infraestrutura, contamos também com profissionais qualificados e dispostos para colaborar com o crescimento de nossos clientes.
Mais que intermediar negócios fornecemos soluções agregadas, complementando o serviço e criando novas oportunidades através de uma relação estreita e de respeito mútuo.