À medida que as instituições de ensino passam a usar Chromebooks como uma importante ferramenta de ensino e aprendizagem, é fundamental que elas também assumam a responsabilidade de garantir que esses dispositivos sejam usados de maneira eficiente e segura.
Neste artigo, vamos abordar algumas das tarefas que as escolas devem realizar anualmente para gerenciar e proteger seus Chromebooks.
A importância de gerenciar Chromebooks em um ambiente educacional
De fato, Chromebooks são uma ótima opção para instituições de ensino, pois oferecem um custo-benefício muito interessante, além de vários recursos educacionais que auxiliam na educação de crianças e adultos.
No entanto, é importante que escolas e universidades saibam como gerenciar esses dispositivos para garantir a segurança dos alunos e dos professores durante o decorrer do ano letivo.
Uma das principais tarefas de gestão é a atualização do software. É importante que as escolas mantenham os Chromebooks sempre atualizados, pois essas atualizações geralmente incluem correções de bugs e melhorias de segurança.
Mas a gestão de Chromebooks vai além e deve ser revisado todo ano, de preferência antes do início de novo ano letivo.
Gerenciamento de Chromebooks: tarefas de gestão aplicadas aos dispositivos
1. Revisar ou definir as políticas do dispositivo do Chromebook
Se a instituição de ensino normalmente implanta políticas de gerenciamento e segurança ao nível de dispositivo, ela deve começar revisando ou configurando-as para novos dispositivos.
Isso abrangerá as configurações aplicadas aos dispositivos Chromebook, independentemente de quem os use, mesmo que alguém faça login como convidado ou use uma conta pessoal.
As instituições de ensino também podem implantar sessões de visitante gerenciadas pelo Chromebook para áreas comuns, como bibliotecas escolares, lobbies, salas de TI etc.
2. Migrar dispositivos Chromebook ao nível de usuário
Para ser mais específicos ao nível de usuário, podemos perceber que à medida que os alunos passam de um ano para outro ou de uma série para outra, talvez seja necessário migrar seus dispositivos para novas unidades de ensino ou salas de aula, de preferência antes do início das aulas ou períodos definidos pela gestão de TI.
Isso determina quais configurações se aplicam a diferentes grupos de usuários quando eles fazem login na conta do Google gerenciada em qualquer dispositivo Chromebook.
3. Implementar o rastreamento de geolocalização do Chromebook
Rastrear e gerenciar a localização de seus Chromebooks é fundamental.
Essas ações preparam as instituições de ensino para qualquer incidente de perda e/ou roubo de dispositivos Chromebook e permite que escolas e universidades desativem remotamente equipamentos comprometidos para proteger melhor seus alunos e o domínio configurado.
4. Gerenciar ativos e inventário dos Chromebooks
Esta é uma daquelas tarefas que deve poupar muito tempo e esforço ao longo do ano.
Os objetivos consistem:
- Rastrear os responsáveis pelo uso do dispositivo Chromebook;
- Manter um registro de todos os acessórios distribuídos junto com os dispositivos (capas, carregadores, mouse etc.);
- Acompanhar os Chromebooks emprestados e distribuídos temporariamente enquanto outros dispositivos estão em reparos.
5. Acompanhar a manutenção do dispositivo do Chromebook
Falando em reparos, que todos sabemos serem super comuns durante um ano letivo, as instituições de ensino devem ter certeza de que estão rastreando:
- Custo de manutenção para Chromebooks quebrados;
- Detalhes do seguro para sua frota de dispositivos;
- Licenças do Chromebook compradas e exibidas no painel de administração do Google Workspace.
Recursos de segurança dos Chromebooks que as escolas também devem gerenciar
Além da gestão de dispositivos, as instituições de ensino devem revisar importantes configurações de segurança de forma a garantir a proteção de dados de professores e alunos.
As escolas e universidades devem considerar os seguintes recursos de segurança para proteger Chromebooks:
- Definição de senhas fortes para a conta do Google utilizada nas instituições de ensino. Isso protegerá seus dados e configurações se alguém obtiver acesso ao seu Chromebook;
- Uso da configuração de não rastreamento no Chrome para impedir que sites rastreiem atividades de navegação;
- Instalação da extensão Google Safe Browsing para notificar sobre sites perigosos que podem infectar seu Chromebook com malware;
- Ativação do relatório de sites suspeitos no Chrome para ajudar o Google a identificar sites perigosos;
- Ativação do recurso de verificação de integridade do Chromebook, para checar a integridade dos arquivos de sistema dos dispositivos, alertando se algum arquivo foi adulterado;
- Uso de VPN (rede privada virtual) para criptografar o tráfego de internet e proteger a privacidade ao usar redes Wi-Fi públicas;
- Manter o software do seu Chromebook atualizado com as atualizações de segurança mais recentes;
- Realizar backup de dados regularmente caso o Chromebook seja perdido ou roubado;
- Revisar as políticas de uso da instituição de ensino para garantir que alunos e professores entendam as regras de uso de Chromebooks e outros recursos de tecnologia na escola.
Os Chromebooks oferecem vários benefícios, incluindo fácil gerenciamento, baixo custo e portabilidade, mas é preciso a gestão correta
Para aproveitar ao máximo os benefícios e garantir que a implantação do Chromebook na instituição de ensino seja bem-sucedida, é importante realizar tarefas essenciais de gerenciamento todos os anos.
Será através dessa gestão eficiente que escolas e universidades poderão garantir o uso seguro e eficiente dos dispositivos em sala de aula, garantindo assim a proteção de toda a instituição de ensino e o retorno do investimento realizado por escolas e universidades a cada ano.
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