SND
  • Home
  • Categorias

    Colaboração

    Componentes

    Cloud

    Software ESD

    Educacional

    Conectividade

    Locação

    Computadores

    Segurança

    ISV´s

  • Sobre nós
  • Sites SND

    B2B SND

    Universidade SND

    2bCloud

    Conecta Huawei

    Portal SND

Sem resultados
Ver todos resultados
Blog SND
  • Home
  • Categorias

    Colaboração

    Componentes

    Cloud

    Software ESD

    Educacional

    Conectividade

    Locação

    Computadores

    Segurança

    ISV´s

  • Sobre nós
  • Sites SND

    B2B SND

    Universidade SND

    2bCloud

    Conecta Huawei

    Portal SND

Sem resultados
Ver todos resultados
Blog SND
Sem resultados
Ver todos resultados

Gerenciamento de inventário do Chromebook: dicas e práticas recomendadas

17 de maio de 2022
Em Educacional
0
Gerenciamento de inventário do Chromebook: dicas e práticas recomendadas
Share on FacebookShare on Twitter

Com a experiência dos últimos anos, em um cenário de crise global, vimos que muitos departamentos de TI, em diferentes instituições, foram forçados a encarar um momento de crise resolvido com a implantação do Google Chromebook em sala de aula.  

Com Chromebooks já em uso, as escolas tiveram que adotar novas regras para realizar o gerenciamento de inventário. Enquanto no passado computadores ficavam nas salas de aula durante todo o dia, agora os alunos precisam de dispositivos em suas casas como sua principal ferramenta de aprendizado remoto.  

A pandemia se apresentou como um cenário jamais visto ou imaginado por escolas e universidades em termos de metodologia de ensino, resultados educacionais e gestão de TI.  

Com ajuda do Chromebook, as instituições de ensino passaram pelo desafio e, junto com a superação, aprenderam boas práticas aplicadas ao gerenciamento de inventário que devem ser utilizadas mesmo no período pós pandemia. 

Continue a leitura até o final e veja quais são essas dicas e práticas recomendadas. 

Qual é a importância do gerenciamento de inventário? 

Não é incomum que administradores de TI tenham que cuidar de diversos Chromebooks diariamente. Por isso a importância do gerenciamento de inventário 

Quando se trata de gerenciar centenas ou milhares de Chromebooks, a maioria das equipes de TI das instituições de ensino devem usar toda a ajuda possível.  

Duas ferramentas que as equipes de TI devem considerar essenciais são a licença do Chrome Education Upgrade e o Google Admin Console. Ambos podem ajudá-los a gerenciar suas frotas de dispositivos de maneira mais eficaz e eficiente. 

Juntas, as ferramentas permitem que a equipe de TI monitore, controle, proteja e organize o ambiente que alunos e professores usam diariamente.  

Essa administração centralizada também permite que as equipes de TI configurem e ofereçam suporte a milhares de Chromebooks a partir de uma única interface e, na maioria dos casos, sem precisar visitar o dispositivo localmente na escola. 

Conheça três maneiras pelas quais as equipes de TI podem usar o Google Admin Console para realizar o gerenciamento de inventário com mais facilidade: 

  1. Familiarize-se com os controles do Google Admin Console 

Depois que uma escola ou universidade compra seus Chromebooks, sua equipe de TI inicia um processo simples para vinculá-los ao ambiente do Google Workspace da instituição. 

Quando a vinculação estiver concluída, a equipe poderá gerenciar várias áreas, como atualizações do sistema operacional, segurança de login, integração com outros sistemas de TI e acessibilidade de um único ponto no Admin Console para toda a frota.  

No console, as equipes de TI podem ativar ou desativar dispositivos quando necessário ou assumir o controle de um Chromebook remotamente para solucionar problemas ou ajudar a orientar os usuários em um problema. 

O console também oferece configurações detalhadas e granulares de nível de usuário, que as equipes de TI podem utilizar para fornecer aos alunos acesso a aplicativos, ferramentas, sites e impressoras. 

  1. Configure aplicativos e extensões remotamente para os Chromebooks dos alunos 

A TI também pode usar as configurações de usuário e navegador do Chrome para configurar aplicativos e extensões, disponibilizados ou entregues e instalados automaticamente nos Chromebooks dos alunos. 

Para garantir que alunos e professores tenham as ferramentas e os recursos de que precisam sem precisar pesquisá-los, a TI também pode usar o Google Admin Console para fornecer configurações para a entrega de favoritos e páginas da Web.  

Eles podem ser configurados automaticamente e entregues a uma sessão do navegador Chrome, fornecendo instantaneamente aos alunos os recursos e sites necessários. 

  1. Aumente a segurança com as configurações de controle do Google 

Remova o acesso ao modo de navegação anônima para os alunos para impedi-los de navegar na Internet em um espaço não rastreado e não filtrado. Manter a opção de histórico do navegador ativada e disponível garante que as equipes de TI possam encontrar informações e dar suporte aos administradores da escola quando necessário. 

Outro recurso de segurança que a TI pode ativar por padrão é o SafeSearch, pois isso removerá resultados de pesquisa inadequados da visão dos alunos.  

O emparelhamento do SafeSearch com um histórico do navegador sempre aberto impede que os alunos naveguem em malwares conhecidos e outros sites maliciosos, ajudando a manter os dispositivos no Chrome OS mais seguros e limpos. 

Muitas instituições de ensino também lutam com o tamanho e a ampla variedade de conteúdo disponível no YouTube 

Os administradores de TI podem aplicar o modo restrito no YouTube para todos os dispositivos nas configurações de usuário do Chrome. Isso evita que os alunos assistam a conteúdo impróprio e dá aos professores os meios para aprovar determinado conteúdo apropriado ao currículo conforme necessário. 

Os administradores do Google Workspace for Education podem desempenhar um papel fundamental no apoio a funcionários e alunos no momento da instrução.  

Quando eles aproveitam os recursos mais avançados do Google Admin Console, eles podem compartilhar as ferramentas apropriadas necessárias para colaboração, proteger o espaço de trabalho, remover distrações e gerenciar atualizações e opções de acessibilidade. 

Ao gerenciar sua implantação atual do Chromebook, considere o que a instituição precisará no futuro. Avalie se ela precisará de hardware adicional para os próximos anos letivos e faça os pedidos antecipadamente para compensar possíveis atrasos na cadeia de suprimentos. 

Considere também como serão suas salas de aula e a configuração da tecnologia educacional funcionarão hoje e no futuro. 

Para saber mais sobre gerenciamento de inventário e todas as funcionalidades dos Chromebooks, entre em contato com os nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.   

Você é uma revenda e deseja mais informações?
Preencha o formulário, e um de nossos especialistas entrará em contato com você.

Saiba mais

Recomendamos Esses Posts

Proibição de Celulares e Uso Responsável da Tecnologia nas Escolas
Educacional

Proibição de Celulares e Uso Responsável da Tecnologia nas Escolas

A educação brasileira vive um novo capítulo.Com a recente proibição do uso de celulares nas escolas, surgem debates importantes...

27 de maio de 2025
Chromebook Plus: transformando a maneira como você ensina
Educacional

Chromebook Plus: transformando a maneira como você ensina

Nos últimos dez anos, os Chromebooks transformaram as salas de aula ao redor do mundo, tornando-se uma ferramenta essencial...

31 de maio de 2024
Google Workspace for Education: Colaboração 3.0 na Educação Moderna
Educacional

Google Workspace for Education: Colaboração 3.0 na Educação Moderna

A educação moderna está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela tecnologia. No centro dessa revolução está o Google...

29 de maio de 2024
Descubra ferramentas digitais transformadoras para estudantes e educadores
Educacional

Descubra ferramentas digitais transformadoras para estudantes e educadores

A era digital trouxe consigo uma revolução no campo da educação. Hoje, as ferramentas digitais não são apenas complementos...

25 de abril de 2024
Próximos Post
Entenda como o Microsoft Teams usa a criptografia para proteção de dados

Entenda como o Microsoft Teams usa a criptografia para proteção de dados

POPULARES

  • Microsoft Copilot: O assistente de IA para Educação

    Microsoft Copilot: O assistente de IA para Educação

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O que é a licença CEU do Google for Education e os benefícios para instituições de ensino

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Fim do Suporte do Windows 10: proteja seus clientes com licenças Microsoft 365

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Tudo o que você precisa saber sobre fim do suporte para o Windows 10

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Chat GPT ou Microsoft Copilot: Entenda as diferenças entre as duas ferramentas de Inteligência Artificial 

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
logo-white

Somos uma distribuidora 100% brasileira, inovadora e mantemos o compromisso de entregar tecnologia de ponta para as empresas de todo Brasil, sempre através das revendas parceiras.
Atuamos com um portfólio composto por soluções diversificadas de renomados fabricantes de tecnologia, infraestrutura robusta, processos bem definidos e profissionais especializados em linhas de serviços.

Venha com a SND explorar novos mercados e oportunidades.

Telefone: (11) 2187-8400

Siga-nos

Política de Privacidade

© 2021 All Rights Reserved SND - Powered by Vuno.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Home
  • Categorias
    • Colaboração
    • Cloud
    • Educacional
    • Locação
    • Segurança
    • Soluções ISV´s
  • Sobre nós
  • Sites SND
    • B2B SND
    • Universidade SND
    • 2bCloud
    • Conecta Enterprise

© 2021 SND - Powered by Vuno.