Cloud Componentes

Torre, Rack ou Nuvem? Aprenda a oferecer o melhor servidor para os seus clientes

02-05-19_Servidores - Torre Rack ou Nuvem 2

Ideais para armazenar e processar informações, os servidores são equipamentos essenciais em empresas de qualquer porte. Saiba mais sobre os servidores e os principais tipos.

Toda empresa, independente do seu porte, lida com vários dados e informações importantes para as suas operações. Esses dados e informações precisam ficar armazenados em um local onde eles são mantidos seguros e podem ser acessados de forma rápida: é aí que entra o papel do servidor.

As revendas devem estar sempre preparadas para oferecer servidores para os seus clientes empresariais, e para isso é importante conhecer alguns conceitos básicos sobre eles. No post de hoje, vamos explicar o que é um servidor e apresentar alguns conceitos básicos sobre esses equipamentos visando ajudar revendedores que estão em busca de mais informações sobre o assunto.

O que é um servidor?

O servidor é basicamente uma máquina elaborada especialmente para trabalhar com uma quantidade muito maior de informações do que um desktop tradicional. Através de um sistema de computação centralizada, ele permite que informações sejam acessadas por uma rede de computadores, que chamamos de cliente.

Diferente de um desktop comum, o servidor é feito para armazenar essas informações e lidar com acessos constantes sem apresentar falhas. Mas é claro que, para isso, é preciso ter um servidor adequado, algo que vamos detalhar melhor um pouco mais à frente.

Além de permitir acesso de uma rede de computadores, o servidor também tem como vantagem uma estrutura ideal para backup, além de mais segurança através de um controle de acesso às informações.

Tipos de servidores

Para que o servidor atenda bem as necessidades da empresa, é importante que ele seja do tipo adequado. Veja a seguir os principais tipos de servidores para pequenas e médias empresas e as diferenças entre eles.

Torre

Nem toda empresa tem espaço para ter uma sala reservada exclusivamente para o data center. Na verdade, nem toda empresa precisa de um data center. Ideal para empresas de pequeno porte e com espaço mais limitado, o servidor do tipo torre tem um visual semelhante ao de uma CPU. Além de processamento centralizado, ele também é de fácil monitoramento e manutenção, deixando os dados menos vulneráveis a ataques e invasões.

Rack

Se a empresa já tem um servidor e está precisando ampliar o seu espaço ou capacidade de processamento, a melhor opção pode ser o rack. Indicado para empresas de porte médio, o rack tem uma maior capacidade de armazenamento e pode ser usado para iniciar a criação ou gerenciamento de data centers. Como o próprio nome indica, ele é composto por um rack que permite a montagem de servidores empilhados. Mesmo ocupando mais espaço, ele ainda é compacto e atende bem empresas que não dispõem de muito espaço.

Nuvem

Este é um modelo de servidor que vem ganhando cada vez mais força no mercado, e é indicado para empresas que já estão mais avançadas no processo de transformação digital, e que buscam a migração de seus sistemas e dados para a Nuvem. Um servidor na Nuvem é indicado para empresas de qualquer tamanho e segmento, pois ele não necessita de um espaço físico, tudo é gerenciado de uma VM (máquina virtual).

Visando atender as principais demandas da sua revenda, SND conta com uma linha de servidores da Lenovo de Rack e Torre, com diferentes capacidades de armazenamento.

E para servidores em Nuvem, lançamos o SND Datacenter, que já oferece toda a estrutura para a implementação de venda deste formato, falamos um pouco melhor dele neste post.

Para te ajudar a fazer a melhor escolha, temos consultores capacitados para auxiliar nas suas negociações. Para saber mais, é só acessar o nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *