Dia do Consumidor: hora de sua revenda atender bem seu cliente

snd_dia_do_consumidorTransforme o Dia do Consumidor em uma nova oportunidade de sucesso para sua revenda. Veja nossas dicas

Estamos na semana do consumidor e o Blog da SND resolveu aproveitar a ocasião, levando dicas para sua loja atender bem e encantar seus clientes – hoje e durante o ano todo!

Por isso, falamos com Marcelo Soares, diretor de Vendas da nossa distribuidora, que nos deu algumas ideias sobre como é possível melhorar o atendimento e rentabilizar mais com o suporte ao cliente.

Mas antes… porque o dia 15 de março é o Dia do Consumidor?

Antes de falar em dicas, um ponto importante é saber que o Dia do Consumidor foi criado em 1962, quando John Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, fez um discurso sobre a importância de se consolidar os direitos dos consumidores.

Isso é essencial para você por um motivo: em sua fala, Kennedy abordou, entre outros pontos, que todo consumidor deveria ter direito à escolha, à informação, à segurança e a expor suas queixas e reclamações.

Desde então, vários países adotaram o dia 15 de março como marco para o direito do consumidor, dando origem a dispositivos como o nosso Código de Defesa do Consumidor, por exemplo.

Então, porque esse dia é importante para o seu negócio?

Nos últimos anos, o Dia do Consumidor tem se transformado no principal dia de vendas do primeiro trimestre no Brasil.

Mais do que isso, no entanto, essa data é uma ótima oportunidade para sua revenda lembrar do discurso de Kennedy e pensar: como atender bem os clientes pode ser vantajoso para quem vende, afinal? 

Segundo Marcelo Soares isso é importante porque:

  • Atender bem os clientes ajuda sua empresa a aumentar o tíquete médio das vendas;
  • Um cliente satisfeito com seu atendimento possivelmente voltará a sua loja: ou seja, mais do que ganhar mais agora, pensar no consumidor pode significar receita recorrente para o futuro;
  • O mundo está cada vez mais conectado e o boca a boca se transformou em uma fonte de recomendações para geração de negócios (para o bem e para o mal). Gerar uma boa experiência de vendas estimula seu cliente a indicar seu negócio!

E como sua revenda pode melhorar o atendimento?

Atualmente, existem várias opções para estimular o bom atendimento dentro de sua revenda. “Mais importante do que ter uma grande variedade de produtos é procurar o que seu cliente realmente quer”, enfatiza Soares.

Para isso ser possível, o diretor destaca 3 dicas:

#1 – Invista em Atendimento Consultivo: a ideia é que o vendedor ajude a esclarecer as dúvidas do cliente, montando uma solução assertiva à demanda. “O comprador, na verdade, está cada vez menos propenso a buscar produtos específicos; o que ele quer, de verdade, é uma resposta a seus problemas”, conta o especialista de Vendas da SND.

#2 – Apresente novidades da tecnologia: o caminho é parecido com o do número 1, mas, neste caso, o objetivo é reforçar seu papel como um fornecedor especializado e atento. Sendo assim, preste atenção na formação do seu portfólio, com mix inovador e diferenciado.

Ter diversas opções à disposição, combinado com um atendimento rápido, atencioso e de muita qualidade, ampliará sua chance de sucesso, gerando valor real à rotina do cliente!

#3 – Antecipe as perguntas e surpreenda os clientes: conhecer bem as características do seu público e das soluções vendidas ajudará e muito a impulsionar sua venda. Mas esse conhecimento também pode ser usado para melhorar as taxas de crosselling, por exemplo.

Em um mercado tão competitivo como o da venda de TI, se destacar na prestação de serviço é um passo e tanto para encantar o público”, conta Soares.

A ideia é maximizar sua participação como um especialista – não apenas no dia 15 de março, mas sempre!

Preparado para colocar essa ação em prática? Então, valorize esse Dia do Consumidor e renove agora sua oferta com a qualidade SND! Veja nossas ofertas no site e aproveite!

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