Seagate fala sobre oportunidades no mercado de armazenamento

samanthaEm entrevista ao Blog da SND, parceira fala sobre aposta em novos produtos e serviços e também sobre as demandas do setor

Especializada em soluções de armazenamento, a Seagate está trabalhando para atender as necessidades do mercado, com produtos e serviços adequados para os mais diversos nichos e grupos de consumo. Colocando em prática um novo plano de reestruturação, que visa ajustar as linhas e operações com maior eficiência e rentabilidade, a companhia pretende seguir firme como uma das líderes globais do setor de tecnologia.

Entre as apostas da empresa, destaque para o desenvolvimento de novas soluções, com line up variado de HDs internos e externos, SSDs, ferramentas corporativas e discos próprios para Segurança, Monitoramento e videovigilância. Para conhecer mais detalhes sobre a estratégia da companhia, o Blog da SND conversou com Samantha Soifer, gerente sênior de Vendas da Seagate para a América Latina. Confira!

Há quanto tempo a Seagate é parceira da SND e quais são objetivos principais dessa relação?
A Seagate e a SND são parcerias há mais de quatro anos. Nossa meta, nesse sentido, é permitir que a SND possa oferecer os melhores produtos em armazenamento, tanto para o mercado consumidor (através das marcas Seagate e LaCie) quanto para integradores de PCs, PC Gamers e Produtos de Rede e Videovigilância. Em contrapartida, o trabalho da SND nos possibilita ter acesso a milhares de clientes em todo o Brasil.

Quais as principais linhas de produtos que a Seagate oferece ao mercado e quais os diferenciais desses produtos?
A Seagate é líder mundial em armazenamento de dados e possui o portfólio mais completo da indústria. Na categoria de armazenamento externo, oferecemos as linhas Seagate (com versões portáteis de até 4TB e desktop de até 8TB, incluindo HDs específicos para Xbox) e LaCie (ideal para usuários de Mac, e profissionais que trabalham com arquivos pesados como fotógrafos, produtoras de vídeo, etc.).

Outra categoria é a de armazenamento interno, em que acabamos de anunciar a série Guardian, com 4 linhas distintas, incluindo uma opção conhecida como SSHD, com discos híbridos que possuem uma parte mecânica (o HD tradicional) e uma parte de SSD, que proporciona alta velocidade de acesso sem os custos mais altos de um SSD tradicional.

Já para o mercado de videovigilância contamos com a nova família Skyhawk, com HDs que incluem software e firmware específicos para gravação de dados 24h por dia e alta qualidade de imagens. E, finalmente, também temos a inclusão da série Ironwolf, recomendada para aplicações NAS, em nosso leque de opções. Além disso, é bom lembrar que a Seagate atualizou, recentemente, sua linha Enterprise, com SSDs de até 60TB.

Atualmente, quais são as principais oportunidades que a empresa identifica no setor de armazenamento?
O mercado de armazenamento mudou muito nos últimos anos. Tradicionalmente, a maior parte dos produtos era direcionada para o mercado de PCs e laptops. Hoje, vemos crescimento acelerado em aplicações para Nuvem e segmentos específicos, como NAS e Segurança. Do lado do mercado consumidor, devido à forte expansão da criação de conteúdo digital (vídeos, fotos, documentos) e por conta da tendência de os computadores trazerem menos armazenamento interno, os HDs externos continuam em alta demanda.

Como a Seagate analisa as tendências do mercado de armazenamento e de que forma a companhia está se preparando para atender as demandas futuras?
A tendência do mercado é de crescimento exponencial. A criação e compartilhamento de dados continua crescendo de forma muito acelerada e, apesar das dificuldades econômicas que o país enfrenta, o armazenamento de informações não foi afetado. Pelo contrário, essa é uma área que cresceu. É mirando essa realidade que a Seagate acaba de passar por um processo de reestruturação, justamente para atender estas realidades. Nossas novas linhas de produtos são um reflexo da atualização da nossa estratégia.

Em que áreas, hoje em dia, o parceiro pode obter melhores condições de venda? Há algum nicho em destaque?
Acredito que é muito importante conhecer e entender bem o ambiente e as necessidades dos clientes. Muitas vezes, os clientes não conhecem ou buscam certos produtos por estarem focados apenas no custo inicial. Oferecer a solução de armazenamento mais adequada para cada circunstância pode gerar receitas adicionais para o canal e maior satisfação e menor custo para o cliente final a longo prazo. Para apoiar nossos parceiros nesse cenário, a Seagate disponibiliza opções de treinamento (virtual ou presencial) para aqueles que estiverem interessados em aprofundar seus conhecimentos na linha e obter maior receita de vendas.

De que forma a Seagate vem trabalhando seu desenvolvimento para atender o público corporativo e de usuários finais?
A Seagate opera exclusivamente através de nossos distribuidores autorizados. Oferecemos suporte técnico, de pré e pós-venda, e apoio de marketing para garantir a contínua preferência pela marca.

As soluções de segurança, hoje, são apostas importantes para as empesas que atuam com sistemas de armazenamento?
Sem dúvida. Em aplicações para este mercado, a confiabilidade dos HDs e a qualidade de gravação são dois fatores extremamente importantes. O HD instalado em um sistema de segurança deve aguentar funcionamento ininterrupto. Ele deve, também, ser capaz de suportar um grande número de câmeras, gravando ao mesmo tempo, e precisa proporcionar qualidade de gravação dos quadros de imagem superior. Os novos HDs da linha Skyhawk da Seagate, por exemplo, são os que melhor atendem estas demandas, com suporte de gravação de até 64 câmeras, 24h por dia, e com uma tecnologia exclusiva chamada ImagePerfect que maximiza a gravação de quadros por segundo.

Na visão da empresa, qual deve ser a postura do canal para estimular os negócios na área?
O canal é o melhor conhecedor dos seus clientes. Nós acreditamos em apoiar o parceiro em suas oportunidades de vendas é o que a Seagate deve fazer. Esse é o nosso compromisso: facilitar a vida do canal, oferecendo treinamento, suporte, RMA local e outras ações que estimulem os negócios na rotina do parceiro.

Há alguma demanda, ou questão, que deve ser reforçada pela revenda durante o processo de venda?
A questão chave, no meu ponto de vista, é identificar as necessidades do cliente e oferecer os produtos mais adequados para estas necessidades. Tenho confiança de que, com a diversidade da linha, qualidade e tecnologia de ponta oferecidos pela Seagate, os produtos mais adequados terão a nossa marca! Além disso, é importante dizer que estamos à disposição e podemos trabalhar em conjunto com a SND, para ajudar as revendas em projetos corporativos ou que exijam suporte técnico mais avançado.

Quer saber mais sobre os negócios da companhia? Não perca a oportunidade de participar do Webinar Seagate e ficar por dentro das novas tecnologias de armazenamento. Confira!

 

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