Lenovo aposta em portfólio amplo e atendimento especializado para apoiar canal

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Em entrevista ao Blog da SND, Augusto Rosa, diretor de Canais da Lenovo, destaca  compromisso com inovação e suporte aos canais como diferenciais da marca no mercado

Fornecer alta tecnologia, com o objetivo de atender as mais diversas exigências do mercado: é assim que a Lenovo quer seguir crescendo mundialmente. Consolidada como uma das mais importantes companhias do mundo, avaliada em U$46 bilhões, líder do segmento global de PCs há 11 trimestres consecutivos – segundo dados do IDC, a fabricante aposta em desenvolvimento constante e inovador para fornecer tecnologia para diversos setores comerciais, corporativos e de consumo.

No Brasil, a desenvolvedora está instalada desde 2006. Mas, a partir de 2012, essa história ganhou mais força com uma série de investimentos que, entre outras ações, incluiu a construção de uma fábrica própria, sediada em Itu – SP. Primeira colocada no ranking de vendas de PCs no Mundo, a companhia concentra esforços em seu desenvolvimento contínuo e ampliação de portfólio, com  PCs, servidores e workstations – com foco em produtos Premium e de qualidade diferenciada – e também no desenvolvimento de novas parcerias e negócios.

Para saber mais sobre os planos e ações da companhia no mercado brasileiro, e conhecer a fundo o que a fabricante oferece aos parceiros, o Blog da SND conversou com a Lenovo!


Confira a entrevista com
Augusto Rosa, diretor de Canais da Lenovo Brasil:

 

O mercado de tecnologia é uma área extremamente competitiva e dinâmica. Pensando nisso, quais são os diferenciais da Lenovo, em relação às tecnologias e às vendas?

A Lenovo é uma companhia que tem a inovação em seu DNA e que está há onze trimestres seguidos como a maior fabricante de PCs do mundo. Nossos produtos são pensados para oferecer alta tecnologia, com soluções capazes de suprir as necessidades das empresas e clientes. Exemplo desse compromisso é o portfólio de Data Center Solutions, com servidores, storages e soluções completas preparadas para atender companhias de pequeno, médio e grande porte.

Além disso, recentemente, trouxemos para o Brasil os produtos X1, da linha Think, incluindo notebooks, AIO e tablets. Todos os lançamentos trazem um diferencial forte para o mercado corporativo (seja no peso, design e funcionalidades), com a robustez e a segurança sendo características comuns.

Quanto ao aspecto de vendas, a Lenovo é uma empresa que atua focada em ser 100% parceira do canal. Isso significa que não concorremos nunca com nossos revendedores. Sejam vendas feitas direta ou indiretamente, sempre abrimos a possibilidade de o canal endereçar a oportunidade e beneficiar as duas partes.

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Quais são as estratégias de comunicação que a Lenovo oferece para seus parceiros? Existem programas de incentivo às vendas?

O relacionamento com o canal sempre foi uma das principais características da Lenovo e nos orgulhamos de ter um programa como o Lenovo Partner Network (LPN) para trabalhar com os parceiros de maneira próxima e eficiente. O LPN tem o programa de benefícios Mundo Lenovo, que está em constante evolução para atender melhor nossas revendas, com incentivos, treinamentos e atividades.

 

A Lenovo oferece treinamento às revendas sobre seus produtos e sobre formas mais eficientes de vendas? Quais são os cursos disponíveis?

Sim. Contamos com o Programa Channel Academy, que disponibiliza os treinamentos de capacitação on-site (feitos na revenda) de forma modular, a fim de atender as necessidades e momentos individuais de cada revenda. Há, ainda, opções online, em que tiramos dúvidas e apresentamos novidades. Isso proporciona aos profissionais de vendas a possibilidade de reciclar seus conhecimentos e também obter diversas ferramentas, técnicas e dicas para fechar mais negócios.

Cada um desses módulos tem duração de aproximadamente 60 minutos. Em complemento a essas ações, temos mensalmente um webinar chamado “Encontro com os Experts”, onde comunicamos as novidades do portfólio de produtos, promoções, lista de preços, soluções para focar durante o próximo período etc.

 

Diante de uma atuação de marketing mais agressiva, a Lenovo tem percebido aumento no seu Market Share? Qual é o posicionamento atual da empresa?

Sim, e isso fica muito claro quando analisamos os nossos números – que registram um crescimento constante a cada trimestre. Segundo a IDC, o Market Share da Lenovo Brasil, em março, está em 12,7%, em PCs.

Nosso foco está em produtos Premium, tanto para o mercado corporativo quanto para o varejo, e estamos presentes em todas as indústrias, comércios e serviços, com nossas soluções e portfólio amplo atendendo diferentes faixas de preço e configurações.

 

Qual o próximo passo da Lenovo no mercado nacional? A empresa prevê lançamentos que podem trazer impacto aos futuros negócios dentro do País? Quais as expectativas?

A Lenovo é uma empresa de tecnologia que tem em seu DNA a busca recorrente por inovação. Estamos constantemente lançando nossos produtos e soluções, nos antecipando às necessidades do mercado. Nosso portfólio tem uma cobertura ampla, e, por isso, trabalhamos para sempre trazer que nos façam atender melhor às necessidades de nossos clientes e também para trabalhar da melhor maneira com os canais parceiros.

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