Treinamento e bom atendimento: tenha diferenciais para vender games

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Hoje em dia, é fundamental que equipes de vendas na indústria de jogos eletrônicos, por exemplo, estejam preparadas e treinadas para fidelizar os clientes

Quando iniciamos nossa série de posts sobre o mercado de games, apresentamos um panorama de como o setor se fortaleceu nos últimos anos aqui no Brasil. Agora que já vimos essa lista de dicas para a sua revenda se sair bem nos negócios, podemos nos aprofundar em mais dois itens de extrema importância: treinamento e bom atendimento.

E um depende do outro. Para oferecer um bom atendimento, é preciso que sua equipe esteja bem treinada para isso. Para começar, você já deve ter percebido que uma equipe antenada e conhecedora do produto ou serviço que está vendendo faz toda a diferença na hora de atender o cliente. Nestes casos, o cliente sempre percebe que está conversando com profissionais bem capacitados, não é verdade?

E, claro, ainda há casos em que um ótimo atendimento nem sempre resulta em vendas, por diversos motivos que não dependem de você. O importante é, acima de tudo, causar uma boa impressão, selando de forma positiva o futuro da relação com seu cliente e também do seu negócio. Isso é o que chamamos de construção de relacionamento!

Como oferecer treinamento e bom atendimento?

De acordo com o segmento e porte da empresa, é possível descobrir o método ideal como cursos de curta duração, treinamentos in company, reuniões semanais para troca de ideias e experiências, participação em treinamentos oferecidos pelos distribuidores, palestras, vídeos, entre outros.

Com a equipe bem treinada, é no dia a dia da loja que os vendedores poderão colocar em prática todo o conhecimento adquirido. O próprio trabalho é uma grande escola prática, enquanto, em paralelo, podemos inserir novas etapas de conteúdo que devem ser adotados continuamente.

Separamos cinco etapas que podem começar a fazer parte da rotina do seu time a partir de agora!

Informação: a coleta de informações sobre os jogos disponíveis no mercado e os próximos lançamentos podem ser um hábito diário. A internet está aí para ajudar. Existem vários sites especializados sobre o assunto, além de canais no YouTube, aos quais sua equipe pode recorrer sempre que for necessário se aprofundar a respeito de uma franquia ou lançamento. Quanto antes sua equipe fizer isso, melhor, pois estará em grande vantagem sobre a concorrência.

Troca de experiências: vale a pena incentivar sua equipe a experimentar os novos jogos que chegam ao mercado. Dessa forma, seu time de vendas tem contato permanente com os produtos de sua loja e, além disso, é uma maneira de estimular a interação entre eles, quando podem fornecer relatos pessoais sobre a experiência que tiveram com os jogos.

Compartilhamento: seu distribuidor pode ser muito útil nessas horas. Na SND, por exemplo, há uma equipe especialmente treinada e sempre pronta para te ajudar. Além de  disponibilizar conteúdo em seu portal, a equipe da SND sempre busca compartilhar nos atendimentos o conhecimento obtido em feiras e exposições sobre games. Incentive sua equipe a fazer o mesmo. Quando compartilhado, o conhecimento adquirido tem sempre mais valor.

Timing correto: para fazer uma boa pré-venda e ter resultados, é necessário estar atento e ter um timing correto, informando seus clientes sobre um lançamento com a antecedência necessária, tão logo você receba o comunicado do distribuidor. Quando você faz isso, o cliente se prepara e percebe o quanto o seu serviço é diferenciado, aumentando o potencial de compra.

Antecipação: um bom atendimento também se faz ao ouvir e se antecipar às necessidades dos clientes, sendo prestativo tanto na pré-venda quanto no pós-venda, apresentando sugestões de compra etc. Para isso, é importante conhecer bem o perfil do seu cliente a partir da pré-venda, fazendo-o se sentir importante, criando vínculos com sua loja e sua equipe, e buscando saber quais são suas categorias de jogos preferidas. Tudo isso para chegar o momento em que a venda é concretizada e o cliente saia da sua loja satisfeito, com desejo de voltar.

E então? Você coloca em prática o seu conhecimento adquirido sobre os games? E sobre as suas estratégias de venda? Compartilhe as dicas com a sua equipe e não deixe de comentar!

Saiba mais sobre o tema e leia também:

– Venda de games: acertar no estoque é um dos requisitos para o sucesso
– Mercado de games já é um dos mais lucrativos para a SND

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