Venda de games: acertar no estoque é um dos requisitos para o sucesso

Para garantir o sucesso de suas vendas quando se trata de jogos, é fundamental ter um bom planejamento de estoque

estoqueO mercado de games é dinâmico, muda a cada ano e um ponto crucial para o sucesso da sua revenda é estar antenado e acertar na quantidade de produtos comprados para o lançamento. Por isso, o ideal é ter cautela nessas horas e planejar o estoque, o que, na prática, significa tomar cuidado para não comprar uma quantidade muito baixa de jogos quando a demanda for muito alta ou, ainda, comprar uma quantidade muito grande e ter o jogo encalhado na loja.

Para lidar com esse desafio e decidir melhor sobre o volume de compra, uma das principais recomendações é abrir a pré-venda em sua loja de acordo com o calendário de lançamento de um jogo. Dessa forma, você poderá ter uma noção mais clara da intenção de compra por parte de seus clientes, tendo informações suficientes para então definir melhor a quantidade que você deverá adquirir junto ao seu distribuidor.

Por que isso é tão importante?

Por mais que um produto se mostre com potencial para um grande volume de vendas no mercado brasileiro, você precisa estar atento à sua realidade. Após o lançamento, verifique como anda o ritmo das vendas antes de fazer um novo pedido com seu fornecedor. Mas se sua loja já tem reservas garantidas desde a pré-venda, siga em frente.

Ainda assim, é importante ressaltar que, sempre que for necessário, você pode e deve buscar a ajuda do seu distribuidor, onde há uma equipe de vendas preparada para lidar com essas questões. Acima de tudo, seu distribuidor também torce pelo seu sucesso nas vendas, pois no final todo mundo sai ganhando.

Temos algumas dicas essenciais para gestão do estoque de lançamentos de games:

1 – O ideal é fazer um planejamento com um prazo mínimo de 40 dias de antecedência;

2 – Prepare-se financeiramente e organize seu fluxo de caixa, pois existe uma grande procura pelo jogo no momento do lançamento;

3 – Usando a informação a seu favor. Consulte o histórico de vendas de sua loja nos últimos meses ou de determinados períodos e também das vendas de títulos semelhantes ou versões anteriores da mesma franquia. Estude as informações e procure sempre entender o comportamento de seus clientes. Esses dados podem te dar a orientação necessária para que você consiga traçar uma boa estratégia;

4 – Utilize a experiência da equipe de vendas especializada do seu distribuidor. Na SND, por exemplo, o vendedor leva em conta alguns dados como localização, histórico, segmento e porte do cliente. Tudo para garantir que a sua revenda faça uma compra mais equilibrada. Com isso, você evitará problemas de excesso de estoque.

A SND tem uma equipe altamente qualificada para orientar o revendedor de vídeogames no que se refere à estratégia de lançamentos e entendemos que o lojista deva fazer uso desse recurso, pois está disponível a todo momento.

Essa é a principal dica que damos para nosso canal. Faça uso do seu consultor de games da SND!

Saiba mais sobre o tema e leia também:

– Treinamento e bom atendimento: tenha diferenciais para vender games
– A importância da informação no mercado de games

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