Saiba como fazer negócios com a indústria dos games


Por Eduardo Ramiro, gerente de Produtos da Unidade de Games da SND

Sucesso no mundo todo, os jogos eletrônicos ganharam espaço no mercado de distribuição e hoje contam com equipes especializadas de vendas

O mercadgameso de games se fortaleceu nos últimos anos e, aos poucos, transformou-se em um negócio que hoje movimenta bilhões em todo o mundo. No Brasil, essa movimentação chega perto de R$ 900 milhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de Desenvolvedores de Games (Abragames).

Trata-se, portanto, de um mercado bastante aquecido, mesmo no atual cenário de nossa economia. Hoje, o Brasil é visto como o quarto maior mercado de games do mundo, o que dá uma ideia do potencial de negócios dos jogos no território brasileiro.

Com o acesso de grande parte da população às novas tecnologias, muitas pessoas passaram a ter um contato cada vez maior com os jogos eletrônicos, o que tem ajudado bastante para o aumento desses números. E quando se fala em jogos eletrônicos, sabe-se que a indústria passou por várias transformações. O que antes era visto apenas como brincadeira de criança, graças à evolução da tecnologia e da diversidade de conteúdo, os games passaram a atingir também o público adulto.

A especialização em games

Diante deste cenário, como fazer para que sua revenda consiga tirar melhor proveito de um momento tão promissor para este ramo de negócios? Como fazer para que sua empresa deslanche e atinja patamares satisfatórios de vendas a cada mês? Como se sobressair em um mercado tão competitivo e descentralizado, em que os clientes têm inúmeras opções de compra ao seu alcance? Como escolher o melhor distribuidor para este nicho? Como atender suas expectativas e, principalmente, fidelizá-los?

Foi pensando em tudo isso que a SND criou um departamento especializado somente em games, que hoje conta com dez profissionais/vendedores especialistas, atendendo a uma base de 1.800 revendas. Por ser um mercado muito dinâmico, os games precisam de profissionais capazes de entender a linguagem do setor, e que sejam bem informados sobre os lançamentos, as tendências e oportunidades, entre outros aspectos. Tudo isso para que possam fornecer informações atualizadas e em tempo real aos parceiros.

A cada mês, novos jogos chegam ao mercado. A cada lançamento, o papel da SND é manter seus parceiros bem informados sobre o que vem acontecendo, apresentando as estratégias de vendas ideais para cada um deles e seu potencial de negócios, além de oferecer condições justas de pagamento e atendimento, que permitam competir de igual para igual com os grandes varejistas.

7 Dicas para ser uma revenda de games eficiente

Veja, a seguir, um resumo do que um revendedor deve fazer para trabalhar com games:

1 – Mantenha-se informado – Em um mercado sob constante mudança, como é o caso da indústria de games, é fundamental estar antenado às tendências, buscando informações atualizadas em sites e revistas especializadas;

2 – Faça a diferença –Para qualquer consumidor final, além da satisfação pela experiência de compra, um bom atendimento, profissional e personalizado, faz a diferença. É isso o que poderá destacar sua empresa da concorrência;

3 – Compre com quem sabe – Ao comprar produtos para revenda, não há nada melhor do que se munir de informações com quem realmente sabe do que está falando. É o que acontece com quem procura a equipe de vendedores especializados da SND, por exemplo;

4 – Treinamento – Quando um lançamento está próximo, o distribuidor deve estar com sua equipe de vendas pronta para fornecer todas as informações necessárias para que seus parceiros se atualizem, de forma estratégica, e tenham sucesso em suas vendas. A SND também pode fazer isso por você;

5 – Atenção aos prazos – De nada adianta você se informar sobre os lançamentos e não se programar com antecedência junto ao seu distribuidor no que diz respeito a pré-venda, os pedidos de compra ou a aprovação do seu crédito. Sem isso, toda a sua estratégia vai por água abaixo e você, além de perder dinheiro, também deixa seus clientes insatisfeitos;

6 – Controle seu estoqueAlém de se programar com os pedidos, você deve ficar atento para não se empolgar, comprando além do necessário, e pedir somente a quantidade planejada para atender a demanda dos seus clientes.

Nas próximas semanas, vamos publicar uma série completa com todos os detalhes desse passo a passo, para que você seja bem-sucedido com as vendas de um produto que tem feito tanto sucesso no mercado. Fique ligado!

Saiba mais sobre o tema e leia também:

– A importância da informação no mercado de games
– 11 facilidades que a sua revenda ganha ao comprar via Internet

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