Valor Econômico: Venda de soluções agrega serviços

venda de soluçõesPor Jacilio Saraiva

A distribuidora paulista de tecnologia SND é a nova parceira de soluções em nuvem da Microsoft. Pelo acordo, em vigor desde o início do ano, a empresa vai vender sistemas que podem ser pagos, mensalmente, pelo usuário. A companhia tem negócios com mais de oito mil revendas no Brasil, que entregam seus produtos ao consumidor final. Mais de 10% delas compraram sistemas para nuvem em 2015. Com a adesão à parceria da Microsoft e um reforço na oferta de serviços, a expectativa da SND para 2016 é aumentar o faturamento em 12%.

“Ao vendermos soluções de cloud computing, temos a oportunidade de agregar equipamentos e serviços, como instalação e manutenção, com um pagamento mensal”, diz o diretor de marketing e produtos da SND, Fábio Baltazar. Segundo o executivo, o interesse das revendas em negociar itens para a nuvem cresce a cada ano e a distribuidora negocia acordos com outros fabricantes do setor. No mercado de informática, os fabricantes de sistemas vendem itens para os distribuidores, que os negociam com as revendas.

A SND já trabalhava como distribuidora de outros produtos da Microsoft desde 1998. O novo contrato, válido por meio de um modelo de parcerias batizado de Cloud Solution Provider (CSP), traz inovações nas ofertas e nos clientes. Com ele, a companhia pode propor serviços adicionais aos pacotes de soluções e ainda atende pequenas
empresas, faixa de consumo que antes não tinha acesso ao pagamento mensal.

“A principal inovação comercial está na forma como a tecnologia é consumida”, explica. “É possível diminuir a quantidade de usuários que acessam os programas ou cancelar a assinatura quando o cliente não tiver mais necessidade de utilizar as soluções na quantidade contratada.”

Atualmente, 40% dos pedidos das revendas à distribuidora são feitos pelo seu portal na internet, com facilidades de compra e na gestão de negócios. O revendedor pode usar o site para mandar propostas de vendas e acompanhar pedidos, além de receber comissões e notas fiscais. Em 2016, a SND prevê um crescimento de 10% nas vendas pelo ecommerce.

Para Baltazar, o segredo de multiplicar negócios pelo canal online é oferecer benefícios aos parceiros. “As revendas podem fazer uma venda direta para seus clientes, sem a preocupação de ter o produto em estoque, e são comissionadas como se estivessem vendendo a mercadoria na loja.”

Os próximos meses também devem marcar uma mudança na estratégia da distribuidora, antes focada somente na entrega de produtos. “Agora, o desafio é nos consolidar também como uma empresa de serviços, meta diretamente ligada aos negócios gerados pela entrega de soluções em nuvem.”

Nos últimos quatro anos, o grupo investiu no segmento empresarial e, hoje, opera com quatro divisões de negócios: volume, games, corporativo e varejo. Outra aposta é o atendimento consultivo às revendas, com equipes que acompanham a elaboração de projetos nos parceiros, apresentando produtos, com valor agregado, adequados ao perfil dos clientes. “Além das revendas terem o benefício de um atendimento personalizado, podem gerar novas oportunidades de venda.”

Fundada há 30 anos, a SND tem matriz em Barueri (SP) e filial no Rio de Janeiro. Mantém centros de distribuição em Barueri, São João do Meriti (RJ) e Serra (ES). Faturou R$ 560 milhões em 2015, um salto de 5,5% em relação aos resultados de 2014. A expectativa para 2016 é crescer 12% no faturamento, por conta do aumento do volume de atendimentos consultivos e de novos modelos de serviços, entregues com a plataforma de Cloud Computing da Microsoft.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s