O processo logístico da sua empresa funciona?

mark-516277_960_720.jpgPor Claudio Sender

A chegada da informação no cliente é tão importante quanto a chegada do material no destino, e essa é uma das premissas para a logística de qualidade para qualquer empresa

Para oferecer serviço da alta qualidade para as revendas, a distribuidora tem como desafio fazer com que vários pontos logísticos funcionem bem e de forma recorrente. O diferencial de qualidade no mercado está em fazer corretamente pelo menos 99% das entregas, tanto do produto como das informações relacionadas a entrega. E atender essa necessidade só é possível ao conhecer o processo profundamente, contando com experiência e tecnologia.

Entenda o processo logístico para que a sua revenda trabalhe em sintonia com a distribuidora e garanta a confiança e a retenção dos seus clientes.

Alta tecnologia e prazo de entrega

Para organizar todo o processo de logística, a SND trabalha com a tecnologia EDIElectronic Data Interchange – uma tecnologia de integração entre a distribuidora, suas transportadoras e os centros de distribuição. O sistema reduz os erros causados pela intervenção humana no processo, além de facilitar e agilizar a transmissão eletrônica de dados.

Todo pedido colocado pelo cliente até às 17 horas e liberado pelo financeiro é despachado no mesmo dia. O cliente é avisado por e-mail sobre sua entrega até a sua finalização. As métricas de entrega no mercado de tecnologia são de alta qualidade no Brasil. Essa agilidade não é tão comum em outros segmentos, que chegam a demorar entre 24 e 72 horas para despachar o produto.

Informação

No momento que o produto é despachado, o cliente recebe um e-mail de aviso e com toda a documentação necessária reunida, como guias de recolhimento de taxas, impostos, boletos, por exemplo. Além disso, o rastreamento também fica disponível no site.

Faturamento direto

Para as revendas que optam por manter um estoque pequeno, podendo vender primeiro para comprar depois, é fundamental que contem com um prazo de entrega rápido e eficiente. Junto a isso, o rastreamento também ajuda. Outra facilidade para todo o processo é o faturamento direto, que faz com que o pedido seja despachado e faturado diretamente para o cliente final. Dessa maneira, a revenda recebe a comissão correspondente sobre a venda e não precisa se preocupar com questões tributárias.

O faturamento direto é uma das maneiras de fazer com que pequenas e médias empresas tenham o mesmo atendimento e os mesmos benefícios de uma grande companhia. Por isso, a SND tem como DNA atender com qualidade independentemente do tamanho da empresa.

Desta maneira, a revenda terceiriza todo o processo logístico com a SND, o que ajuda a baixar os custos e a melhorar o prazo dos pequenos e médios empreendedores, que não precisam manter grandes estoques para atender ao consumidor.

Integração

Mais um ponto que não diz respeito propriamente à logística, mas que tem facilitado muito o trabalho da distribuidora, é a integração entre os e-commerces da SND e da revenda. Neste modelo de negócios, a revenda pode escolher separadamente três diferentes tipos de modalidade de integrações, ou utilizar todas elas: ela pode espelhar apenas as informações dos produtos que temos em nosso site; integrar os e-commerces para quando o cliente final fizer um pedido no site da revenda, que cai direto no sistema da distribuidora para começar o processo de faturamento; ou ainda, a integração pode espelhar o estoque de produtos da SND no e-commerce da revenda.

Doca avançada

O caminhão retira os produtos do distribuidor e leva para o seu próprio CD, e lá faz a distribuição dos produtos para os caminhões que seguem para diferentes destinos. Esse trabalho tem apoio de avançados sistemas de coleta de dados e leitura de código de barras, já na doca do distribuidor, minimizando ao máximo o extravio de caixas.

Usando a tecnologia de “doca avançada” é possível detectar, diminuir erros, aumentar a velocidade de entrega e garantir que o produto chegue ao destino final, dentro do prazo previsto.

Centros de distribuição estratégicos

Trabalhar com centros de distribuição em locais estratégicos, obedecendo uma lógica de proximidade com os clientes e também a questão de engenharia fiscal fazem com que a distribuidora consiga reduzir o custo do produto para o cliente.

Hoje em dia há muita tecnologia para facilitar e integrar os processos de entrega. Não se trata apenas de armazenar e carregar o caminhão, por isso, cada vez se fala menos em logística e cada vez mais em gestão integrada de operações.

Deixe um comentário sobre como a logística ajuda a sua empresa e o que ainda falta para a sua revenda se superar?

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