Conheça as oportunidades de negócios que o mercado de distribuição oferece à sua revenda

team-965093_960_720Por Fabio Baltazar

Se sua revenda está em busca de soluções e oportunidades para crescer, o distribuidor pode ser um parceiro nessa jornada

Mais do que comercializar produtos de tecnologia, as distribuidoras têm a missão de dar apoio às revendas para que elas ampliem sua visão de mercado e estejam preparadas para criar novas oportunidades de negócio. Esse apoio pode ser oferecido em diversas vertentes, desde o atendimento consultivo por meio de uma equipe especializada, até informações e serviços como novos modelos de compras, financiamentos mais atrativos, facilidades logística, questões tributárias etc.

Para ter uma distribuidora como parceira, é necessário estar por dentro dos diferenciais que ela oferece, que podem resultar em oportunidades para o seu negócio e suporte para o crescimento. Atualmente, esses diferenciais do distribuidor estão praticamente relacionados aos serviços entregue se aos benefícios oferecidos, a fim de dar mais praticidade e produtividade aos processos e às rotinas de trabalho da revenda.

Diferenciais de um distribuidor

1 – Comunicação: Como revendedor, você precisa estar antenado a inúmeros fatores que vão além da administração de seu negócio, e nem sempre o seu tempo condiz com as necessidades de se inteirar sobre o mercado como um todo. Aí entra uma oportunidades que sua revenda pode receber do distribuidor: informações sobre tendências e sobre novas funcionalidades integradas nas tecnologias, por meio de blog, e-mail marketing, informativos e também webinars. Isso dá a sua equipe mais condições para fazer uma venda consultiva e mais efetiva.

2 – Financiamento: Se sua revenda estiver com dificuldade no campo financeiro, um distribuidor mais estruturado pode auxiliar nos processos de financiamento, disponibilizando tanto modelos tradicionais do mercado – como os programas do BNDES e da IBM– como um sistema de financiamento próprio. Esse processo pode representar a aquisição de crédito de uma maneira mais simples e rápida para que a sua revenda invista na compra de produtos.

3 – Compras on-line: A disponibilidade de um portal e-commerce também representa uma grande oportunidade para as revendas que não querem investir ou não possuem espaço físico para o estoque. Um canal e-commerce facilita os processos de compra de revendas de qualquer porte, inclusive do empreendedor individual, que pode fazer do portal e-commerce sua própria loja virtual. Uma compra no e-commerce tem a vantagem de ser realizada a qualquer momento, assim o revendedor não deixa de atender seus clientes por falta de produto.

A SND, por exemplo, mantém em seu e-commerce um mix completo de soluções, que garante benefícios para a gestão das revendas durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana, como: consulta e pagamento de comissão, pré-venda, faturamento direto para o cliente final, emissão de 2ª via de boleto, nota fiscal, além do atendimento online no horário comercial.

4 – Venda consultiva: Outro diferencial que representa um forte valor agregado às compras junto ao distribuidor é a disponibilidade de equipes especializadas para atender revendas que atuam em mercados específicos. Essas equipes podem, por exemplo, ajudar um empreendedor a ampliar o leque de opções de produtos que complementam a compra do cliente final, fazendo com que ele adquira as soluções tecnológicas mais adequadas a seu perfil. Ao oferecer equipes especializadas, a distribuidora aquece suas vendas, mas, acima de tudo estará ampliando as oportunidades de negócios da revenda.

O ganha-ganha no mercado

Imagine, por exemplo, que sua revenda precisa apresentar um projeto para uma empresa de médio porte, indicando soluções adequadas para atender suas necessidades atuais e futuro crescimento. Nem sempre seu vendedor tem experiência para dimensionar os modelos e a quantidade de equipamentos para um projeto com esse escopo. É nesse caso que a revenda pode contar com um suporte de um profissional especialista disponibilizado pela distribuidora.

Ao aproveitar os serviços oferecidos pelas distribuidoras, sua revenda tem a favor o respaldo de profissionais que estão em contato com novas tecnologias diariamente. O ganho desse relacionamento mais próximo é a troca de experiências, que resulta no aprimoramento da oferta de produtos e serviços de ambas as empresas, revertendo nos melhores resultados para ambos os lados.

Como identificar o distribuidor que atende o perfil da minha revenda?

As revendas sabem onde querem chegar, por isso determinam seu foco e estipulam metas a serem alcançadas. Se sua revenda já possui estabelecido o seu perfil de atuação, assim como suas necessidades, será mais fácil identificar um distribuidor que ofereça os recursos que vão dar auxilio para atingir seus objetivos.

Tem mais itens que o mercado de revenda espera para 2016? Coloque aqui a sua opinião! Será um prazer para a SND mostrar outros diferenciais que oferecemos.

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