Cadastro Positivo: Como obter crédito mais rápido na SND

coins-293858_960_720Diferente do cadastro negativo (SCPC), que é referente aos compromissos financeiros não pagos, o Cadastro Positivo possui os dados financeiros e pagamentos efetuados pelo consumidor.

A SND convida os clientes a participarem do Cadastro Positivo, onde o titular do CPF ou CNPJ pode autorizar outras instituições a terem acesso ao banco de dados com seu histórico de crédito. Um dos intuitos do consumidor que disponibiliza seus dados é agilizar os processos de concessão de crédito, de compras a prazo e de outras transações comerciais. O Cadastro Positivo foi regulamentado no Brasil pela Lei 12414/2011, Decreto 7829/2012, Resolução 4172/2012 e legislação geral aplicável.

Funcionamento do Cadastro Positivo

As informações disponibilizadas pelo Cadastro Positivo são pagamentos efetuados, empréstimos ou financiamentos contratados, valores envolvidos, prazos de pagamento pactuados, número e valor das parcelas, saldo a pagar, etc. Esses dados, se autorizado, podem ser consultados por clientes do gestor do banco de dados. A SND é cliente da gestora do banco de dados Boa Vista Serviços, e utilizamos esse recurso para que o departamento financeiro consiga analisar o crédito dos consumidores de forma mais rápida e liberar com mais agilidade as compras e os financiamentos para as nossas revendas.

Segundo a Boa Vista Serviços, “o cadastro está qualificado como positivo porque, com ele, todos saem ganhando, consumidores, fornecedores e o ambiente macroeconômico. Os consumidores que participarem do Cadastro Positivo terão mais e melhores condições de acesso a crédito, pois terão condições de serem avaliados de acordo com suas informações positivas de habitualidade de pagamento e de cumprimento pontual de seus compromissos. As empresas consulentes terão, à sua disposição, informações mais completas e pertinentes, portanto em melhores condições de mensurar o risco de crédito.”

Como participar do Cadastro Positivo

Para participar do Cadastro Positivo e ter a chance de ser beneficiado basta autorizar a sua participação através dos links Pessoa Jurídica e Pessoa Física.

Quando o Cadastro Positivo não é autorizado pelo consumidor

O que acontece é que os bancos de dados não podem disponibilizar tais informações a terceiros. Autorizar é uma escolha do consumidor e se ele optar em não participar não será prejudicado, por exemplo, um pedido de crédito não pode ser recusado por conta de não haver essa autorização. Porém, ele está bloqueando o acesso às suas informações positivas de crédito.

image009

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s