Portal do Canal: Especial Balanço Empresas de TI

portal do canalPrincipais fabricantes e distribuidores de TI que operam no Brasil fazem um balanço de 2015 e revelam suas perspectivas e planos para 2016. Veja abaixo o balanço realizado por Fábio Baltazar, diretor de Produtos e Marketing da SND:

Qual o seu período de apuração fiscal, é igual ao ano calendário?
Ano calendário

Qual foi o faturamento da companhia no ano-calendário de 2015?

Em novembro tivemos o melhor mês de faturamento de toda a história, atingindo R$ 560 milhões no ano.

Qual a previsão de crescimento da companhia para o ano-calendário de 2016?

12%.

Qual a proposta de valor da companhia? Entende-se por “proposta de valor” os benefícios que a companhia oferece aos canais indiretos com os quais transaciona.
Possuímos profissionais altamente qualificados e capacitados para entender e atender as necessidades do nosso parceiro, além de um portal B2B, pelo qual o revendedor pode gerenciar seus negócios 24 horas por dia, 7 dias por semana. Alguns serviços oferecidos pelo portal: consulta e pagamento de comissão, pré-venda, faturamento direto para o cliente final, emissão 2ª via de boleto, nota fiscal, além do atendimento online no horário comercial.

Quais marcas (fabricantes) vocês disponibilizam no portfólio?
Acer, Activision, AMD, AOC, APC, Asus, Benq, Blizzard, Capcom, Cooler Master, Corsair, Eletronic Arts, Genius, Gigabyte, Intel, Kingston, K-Mex, Lenovo, LG, Link1one, Logitech, Microsoft, Nanco Bandai, Nokia, Norton, Nvidia, Phillips, Samsung, Seagate, SMS, Sony, Square Enix, Take2, TecVoz, Wacom e Warner.

Quantos canais você tem cadastrados e quantos deles estão ativos? (*Canais ativos: canais que realizaram ao menos uma compra no último quarter).

Nos últimos anos transacionamos com mais de 30 mil revendedores. Em 2015 foram 8 mil revendedores e no quarto trimestre vendemos para 4,6 mil clientes diferentes.

Qual seu modelo de operação? Volume ou Valor?
A SND nasceu na venda de volume, porém nos últimos quatro anos vem investindo muito no segmento corporativo. Atualmente, possuímos quatro divisões de negócios: volume, games, corporativo e varejo.

Qual é a perspectiva e os planos da companhia para o próximo ano?

Temos uma previsão otimista para 2016 e parte deste otimismo vem com a assinatura de um novo contrato de distribuição que fechamos no mês de dezembro com a Microsoft. A SND é o mais novo distribuidor de Cloud Solution Provider (CSP) da fabricante. Pelo acordo, vamos comercializar soluções em nuvem, que podem ser pagas pelo consumidor final mensalmente conforme o uso de cada produto ou serviço.

A estratégia com a oferta em nuvem de soluções, tais como Office 365, Microsoft Dynamics CRM Online e Microsoft Azure, é abrir um leque de opções a empresas de todos os tamanhos, pois as soluções ficam disponíveis para o usuário e são cobradas mensalmente. Com isso, a SND amplia também suas ofertas com produtos e serviços combinados, atendendo às necessidades de cada empresa, que por sua vez terá como benefício o maior controle dos investimentos.

Considerando sua operação como distribuidor, quais são os seus principais desafios para o desenvolvimento de negócios por meio de canais indiretos?
Consolidar a presença da SND como distribuidor de produtos e serviços.

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